Exercícios fisicos adequados, regulares e bem executados: POR QUE E COMO SÃO FUNDAMENTAIS PARA A SAÚDE

EXERCÍCIOS FISICOS ADEQUADOS, REGULARES E BEM EXECUTADOS: POR QUE E COMO SÃO FUNDAMENTAIS PARA A SAÚDE – Live com o ortopedista e médico da saúde Dr. URONAL ZANCAN

O EXERCÍCIO FÍSICO regular, diário, ajuda você a ter um dia mais produtivo, até na sua performance cerebral. Portanto, não se esqueça:

– Nunca passe mais de 48h sem exercitar-se ;

– Que pelo menos uma vez por semana você tenha “exercícios de força”

– Sempre que possível tenha boa orientação e acompanhamento por profissional de educação física competente e que saiba trabalhar em equipe (dica mais importante, quando o assunto é exercício físico)

– Evite profissionais que dizem que só exercício físico “resolve tudo” : isso é uma grande mentira e com frequência causa lesões em muitas pessoas por aí que acreditam nisto infelizmente – ninguém é o “dono da razão absoluta”!

– Seja avaliado e acompanhado periodicamente por bom médico para avaliar e melhorar condições de exercício

– Exercite-se diariamente, mesmo que por meros 5 minutinhos, de leve, nos “dias de descanso”

– Tenha descanso adequado e regular : é no descanso que seus músculos crescem e que todo o organismo repara-se e fica mais forte e capaz para novos exercícios e vencer novos desafios!

– Exercícios físicos regulares são UM entre ONZE hábitos saudáveis que todos têm que ter para realmente obter e manter saúde, bem-estar, qualidade de vida e produtividade – mas todos eles são importantes e impactam também no quão bem as atividades físicas podem ser executadas (e o quão produtivas serão) – Aprenda mais sobre eles aqui: http://www.icaro.med.br/page/2/?s=h%C3%A1bitos+saud%C3%A1veis+de+vida

Mais sobre o assunto e demais importantes hábitos saudáveis de vida aqui: http://www.icaro.med.br/page/2/?s=exercicios+fisicos

.

*** Colocações oportunas sobre o assunto, via Facebook, da competente parceira em saúde, personal (trabalha na parte de testes físicos da Bodytech) Renata Primo :

“Hoje, os estudos e artigos publicados pelo ACSM (Colégio Americano de Medicina Desportiva) e a AHM (American Heart Association), preconiza que a pessoa que faz atividade física 3x por semana , 30 minutos, já seria o suficiente para ter uma qualidade de vida muito melhor! 
É claro que iniciantes, terceira idade, gestantes, cardiopatas, hipertensos , pessoas com lesões (grupos de risco) e etc; é ESSENCIAL que o cuidado seja redobrado e que assim, sejam acompanhados pelo seu médico e um nutricionista competente e uma academia onde tem bons profissionais de educação física para orientar da melhor forma possível esses clientes ! 
Os exercícios são excelentes para manter a saúde boa; mas na verdade o ideal são três fatores ideais a se fazer:


É a combinação dos exercícios; SEMPRE aliado a uma boa alimentação e um check-up médico com regularidade….esses três fatores são obrigatórios para qualquer pessoa, e não somente para esses “grupos especiais” citados mais acima !!! 
Saúde é sério! E não se “brinca”! O primeiro passo antes de entrar em uma academia é passar pelo “seu” médico para que o mesmo avalie através de alguns exames a condição do indivíduo e assim ateste que a pessoa está apta a fazer exercícios”!

Quando o assunto é exercício físico, entenda:

1 – Tem que ser regular: ocasional pode ser interpretado como agressão pelo seu organismo, não preparado para o exercício.

2 – O desejável é que um bom prof. de Educação física passe seus treinos e acompanhe você

3 – Estude você mesmo o assunto, até para saber separar o “joio do trigo” e não ser vítima de teorias/condutas malucas de alguns pseudo-sábios por aí

4 – O básico: exercite-se no mínimo 3x/semana por no mínimo 40 min, de QUALQUER exercício : isto É um bom começo

5 – Nunca fique mais de 48h sem exercitar-se, para não prejudicar seu metabolismo

6 – Nível intermediário : exercite-se 5x por semana por 30 min e que 1 a 2 destes exercícios sejam “de força”, para que você mantenha massa magra bem distribuída pelo corpo (Lembre-se que o que você não usa, seu organismo vai destruindo para usar o material em outras coisas…)

7 – Nível avançado : exercício prescrito por BOM personal, especificamente para as suas necessidades – isto é o ideal

8 – Exercício físico tem SEMPRE que ser combinado com o máximo possível de BONS hábitos de vida (aprenda sobre eles no www.icaro.med.br) ou pode tornar-se bastante agressivo/lesivo para o corpo

9 – Tenha descanso adequado pós treinos. Sempre.

10 – Procure, sempre que possível, escolher atividades que você tenha prazer em praticar: isso facilita a regularidade, boa prática e melhorá resultados.

11 – Se você tem alguma doença que esteja descompensada ou está há muito tempo sem exercitar-se ou sentir algo quando exercitar-se, sugiro procurar por avaliação e acompanhamento médico competente; mas usualmente a maioria dos pacientes consegue começar, pelo menos com caminhadas regulares, sem maiores problemas.

12 – Disciplina: a regularidade junto à força de vontade de seguir praticando costumam fazer a rotina de exercícios ser cada vez mais produtiva e benéfica – lembre-se sempre que sua saúde depende, principalmente, de você.
Abraço e vamos TLEINAR! rrs

Dr. Ícaro Alves Alcântara | Médico

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

CÂNCER

Alguns comentários MEUS sobre CÂNCER, visando ajudar você a entender melhor o assunto. Atendendo a inúmeros pedidos, segue abaixo uma

Entre para nosso grupo no telegram para receber em primeira mão nossos posts

Assuntos relacionados