Quando você quer construir uma casa, você pensa em como você a quer e encomenda um projeto para um engenheiro/arquiteto, que o prepara e usualmente contrata um mestre de obras para operacionalizar o projeto, através de uma equipe variada de operários que vão trabalhar usando materiais de construção – tudo isso para edificar sua ideia, transformando-a em realidade, certo?
Pois pense em seu organismo como um grande “canteiro de obras”:
- Sua mente e espírito pensam o que você quer fazer;
- Seu cérebro, então, concebe como transformar seus pensamentos em realidade e para isso manda “ordens” para todas as células e tecidos do seu corpo: estes comandos são seus hormônios, neurotransmissores e impulsos eletromagnéticos.
- Suas células e tecidos (permeados pela sua importante matriz extracelular) executam as ordens através dos seus hábitos de vida, que fornecem-lhes matéria-prima, combustíveis e transporte destes para os locais adequados.
Se uma rachadura abre em uma parede, você não precisa só de material de construção para o reparo: você precisa do material e de alguém para efetuá-lo, com o devido conhecimento de como executar o serviço, entendeu? Se você só colocar o material de construção comprado (que compõe a parede) em contato com ela, “misteriosamente” ela não se reparará…
Com nosso organismo, ocorre o mesmo: você precisa de tudo isto para estar bem (todos, por toda a vida) ou então adoece: mente, espírito, hábitos saudáveis de vida, hormônios, neurotransmissores, boa circulação, células, tecidos. Simples assim.