Respiração = combustível: Vamos RESPIRAR bem?

Que você está respirando eu já sei, ou não estaria lendo isto!

Neste vídeo, registrado em 2014, abordo de forma mais aprofundada o papel da respiração em potencializar a nossa capacidade de produção.

O problema, entretanto, é que a maioria de nós não respira direito e, por isso, causa ou piora vários distúrbios em seu organismo. Isto porque o oxigênio que vem do ar que respiramos é um dos combustíveis sem os quais nada no corpo ou mente consegue funcionar (os outros básicos são água, alimentação e boa circulação, advinda sobretudo de exercícios físicos regulares); e sem combustíveis, mesmo que na falta de apenas um, qualquer máquina começa a ter seu funcionamento prejudicado, assim desencadeando ou mantendo sintomas e doenças.

E a obtenção de oxigênio via respiração é geralmente prejudicada por vários fatores: poluição (qualquer “ar viciado” respirado com frequência, pobre em oxigênio, mas rico em gás carbônico – CO2 ou mesmo o monóxido de carbono), tabagismo (ativo ou passivo), estresse (tanto ele quanto a concentração excessiva em alguma atividade tendem a superficializar os movimentos respiratórios – por exemplo, quando estudamos ou assistimos algo) e doenças (por exemplo, a anemia). No entanto, o principal vilão MESMO é o hábito respiratório ruim, ou seja, o mau hábito que a maioria tem de não observar sua própria respiração de maneira mais constante e cuidar simplesmente de… Respirar direito durante todo o dia!

O ideal seria que todos nós adotássemos regularmente práticas que ensinam como e permitem respirar melhor, como Yoga, Meditação, Tai Chi, Lian Gong, Ch’i Kung, Pilates… Mas como esta não é uma realidade possível para a maioria das pessoas, seria interessante pelo menos aprender o básico no assunto, mas que seja exequível no cotidiano, não? Então vamos a ele:

Básico:

Várias vezes por dia, inspire (puxe o ar para dentro) e expire (solte o ar) profundamente (evitando extremos), mas cuide de expirar mais ou menos no dobro do tempo da inspiração.

Avançado

Procure fazer o procedimento “básico” calmamente, mas buscando o máximo da capacidade dos seus pulmões (tanto de encher-se de ar quanto de esvaziar-se), em posição confortável, mas que permita à coluna ficar ereta, em turnos de 1 a 5 minutos por vez.

* Pessoas mais sensíveis podem sentir alguma tontura após alguns ciclos completos de inspiração-expiração feitos desta forma (pelo grande aumento da chegada de oxigênio ao cérebro). Nestes casos, orienta-se que quantidade menor de ciclos por turno e mais turnos por dia, se desejado.

Excelente

Faça o procedimento “avançado”, mas ao final de cada inspiração, segure o ar em seus pulmões por cerca de 3 segundos, e mantenha seus pulmões “sem ar” por 2 segundos ao final de cada expiração. E execute-o em ambiente tranquilo (se possível com música calma de fundo), procurando não pensar em nada durante o processo: se vier algum pensamento, tente ativamente focar nos movimentos do seu tórax, nos ruídos de inspiração/expiração, na sensação do ar entrando e saindo…

Ideal

Faça todo o procedimento “excelente” com frequência, pelo menos uma vez a cada período (manhã, tarde e noite), todos os dias e várias vezes por semana pelo menos uma destas atividades: Yoga, Meditação, Tai Chi, Lian Gong, Ch’i Kung, Pilates…

Trabalhoso, mas possível, não? Realize os procedimentos acima, começando pelo “Básico” e observe como seu bem-estar, saúde e produtividade melhoram!

Este texto e/ou vídeo tem caráter puramente informativo e, de modo algum, pretende substituir a consulta ou o diagnóstico de um profissional de saúde capacitado e bem atualizado sobre o assunto. Também não tem a intenção de prescrever hormônios, suplementações, exames, entre outros. Caso tenha apreciado as dicas apresentadas aqui, é recomendável levar para avaliação de um profissional de saúde de sua confiança, para que, juntos, avaliem a sua adequação ao seu caso específico.

Em caso de urgência ou emergência, procure um pronto-socorro ou um médico de confiança.

Recentemente, lancei meu 9º livro TOTALMENTE GRATUITO. Neste livro, apresento o mapa que meus melhores pacientes utilizaram para obter sucesso com saúde de qualidade. BAIXE AGORA MESMO!

Com o objetivo de assegurar sempre o melhor conteúdo para você, leitor ou leitora, nosso site passa por atualizações constantes. Este post foi atualizado em:

Dr. Ícaro Alves Alcântara

CRM: 11639-DF

Contato: 61 99646 - 7775

(marcação de consultas, inclusive online: pacientes de todo o Brasil e exterior)

Email:

recepção.med@gmail.com

Principal material em SAÚDE

www.icaro.med.br/saude

Entre para nosso grupo no telegram para receber em primeira mão nossos posts

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

HÁBITOS SAÚDAVEIS DE VIDA

ASSUSTOS RELACIONADOS