DeTox (desintoxicação) funciona, sim – e deveria ser feita por todos nós regularmente!
Meus pacientes já sabem de tudo isso, mas vou deixar claro para vocês:
1 – Hoje em dia, nossa vida é cada vez mais “tóxica”, seja pelos excessos nas mais diversas áreas (estresse, eletromagnético, …), seja por toxinas mesmo, presentes no ar, água, alimentos, etc. Ou seja, nada mais natural do que, quanto mais toxinas em nossos organismos, mais tenhamos que nos preocupar em favorecer e fortalecer nossas medidas orgânicas para nos livrarmos delas, constantemente!
2 – Todo processo de desintoxicação de verdade começa por adotar e manter hábitos de vida mais saudáveis, dentro do máximo possível. Afinal, são eles a base do bom funcionamento de todos os sistemas em nosso organismo, inclusive de metabolização e excreção – entenda: www.icaro.med.br/movimento11
3 – Para quem já tem bons hábitos de vida, o acréscimo de determinados alimentos e suplementos mostra, sim, com suficiente comprovação científica, muitos benefícios – afinal, é claro que tudo que reduza a inflamação e o estresse oxidativo do organismo (além da carga total de toxinas que entram, é claro) facilita a vida dele quando o assunto é neutralizar e eliminar toxinas, também em nível celular; também tudo que permita melhor funcionamento dos 5 principais sistemas desintoxicantes/eliminatórios: intestinos (fezes/bile), rins (urina), pele (transpiração), pulmões (respiração) e circulação linfática.
4 – Respeitando tudo isso, usualmente passo para meus pacientes uma receita básica de suco verde que contém água (ou de coco) + maçã + gengibre + folha verde escura + fruta (prefiro abacaxi ou limão) e incentivo-os a começarem sua rotina de melhoria de hábitos de vida e este suco até que seus nutricionistas assumam suas dietas com a devida atenção às particularidades de cada um – a ideia aqui é que “todo processo tem que ter um começo” e, após isso, sofrer os aprimoramentos necessários (afinal, o que não se inicia sequer tem como seguir em frente, não é?).
5 – Os “bons alimentos” não precisam ser ingeridos todos ao mesmo tempo, como suco verde ou vitamina de aspecto, cheiro e gosto estranhos (essas são apenas formas mais práticas de fazê-lo): se consumidos ao longo do dia, no contexto de refeições, costumam manter os benefícios!
Portanto, para ajudar você a desintoxicar:
Este é um artigo em inglês do site Healthy Holistic Living sobre ’10 Alimentos que Cuidam Incrivelmente do Seu Fígado e Peso’ (10 Foods That Take Incredible Care of Your Liver and Weight).
https://www.healthy-holistic-living.com/10-foods-that-cleanse-the-liver/
O ideal é que seu processo de desintoxicação seja sempre indicado e acompanhado, no mínimo, por um médico e um nutricionista de confiança, já que cada pessoa precisa de medidas diferentes de desintoxicação.
** Não é porque um procedimento Detox Y não tenha tido bons resultados para a pessoa X que para um monte de pessoas Z por aí não possa ser útil e até um importante diferencial em saúde!
*** Sugestão para os mais críticos: Toda vez que criticar uma ideia (ou tentar), sugira o que deveria entrar no lugar com benefícios para quem usaria aquela ideia – Fazer o bem passa por ensinar o certo! Fica a dica.