Brain: how to improve it, glutamate and Alzheimer's - relations

ACESSE:

Master your Health: A step-by-step map to a better, healthier life
Master your Health: A step-by-step map to a better, healthier life LEARN MORE

Estudando o funcionamento do cérebro e como melhorá-lo, acabei de esbarrar com cinco textos simples e interessantes sobre o tema: um do The Blaylock Wellness Center e outro do Dr. Rondó, cujos links posto abaixo, recomendando a leitura de todos:

https://www.newsmax.com/health/russellblaylockmd/alzheimers-glucose-brain-hypoglycemia/2014/04/04/id/563788/

https://drrondo.com/pode-apostar-oleo-de-coco-melhora-a-sua-funcao-cerebral/

Aspectos principais que julgo interessantes nos três:

  • O cérebro precisa de combustíveis para funcionar, como qualquer órgão do corpo, sendo o principal a glicose (cujo excesso é tóxico para ele e aumenta sua inflamação), mas também é capaz de funcionar bem com TCMs (triglicerídeos de cadeia média), como os presentes em boa quantidade no óleo de coco.

  • Na falta de combustíveis, o cérebro fica mais sensível e “intoxicável” por toxinas e libera maiores quantidades de glutamato, ficando assim mais reativo/excitado. Se este status perdura, entretanto, aumenta a neurodegeneração, justamente devida a estes fatores.

  • Assume-se atualmente que parte do dano cerebral associado ao Alzheimer é justamente causado pela restrição de combustíveis para o cérebro, especialmente a glicose; mas isso pode ser tratado/minimizado e mesmo revertido (estudos mais recentes sugerem) pela ingestão regular de quantidades suficientes de TCMs como os do óleo de coco.

  • No que tange ao cérebro, portanto, glicose é necessária mas em níveis ótimos e regulares, nem em falta e nem em excesso.

  • Assumia-se até “recentemente” que os neurônios não precisavam de insulina para levar glicose para dentro de si e assim utilizá-la, mas isso “caiu por terra” como “verdade absoluta”: hoje em dia sabe-se que o cérebro produz sua própria insulina (como o pâncreas); exatamente por isso, tudo que aumente sua resistência à insulina irá afetar também a resistência à insulina dos seus neurônios, assim dificultando a entrada e aproveitamento de glicose nestes. Ou seja: está explicado também por isto como a ingestão regular de alimentos com excesso de frutose ou outros açúcares vai aumentando a resistência à insulina do organismo e isso vai afetando também os neurônios pela falta de glicose… Resultado: mal funcionamento cerebral e demências, como Alzheimer.

  • Sim, o depósito excessivo de placas de beta-amiloides ainda é tido como o principal fator causal e agravante na Doença de Alzheimer, interferindo na comunicação neuronal, mas as vias inflamatórias e de baixa produção de energia discutidas acima podem tanto sugerir mecanismos “sinérgicos” na doença quanto mecanismos de formação das placas ou perpetuação destas (lembremos que é o sistema glinfático, recém-“descoberto”, quem faz a limpeza geral do cérebro, sobretudo à noite e é o principal responsável pela remoção das placas… Mas este sistema também precisa de combustíveis para funcionar: os mesmos já citados acima – e bom sono e boa circulação: ou seja, de hábitos de vida saudáveis, no geral, para funcionamento ótimo).

Entendido? rs

Abraço para todos!

⚠️ IMPORTANT NOTICE ⚠️

The information provided on this website is exclusively informative and educational, e do not constitute a medical prescription. They do not replace professional assessment, diagnosis or treatment. Always consult a doctor you trust before making any decisions about your health.

With the aim of always ensuring the best content for you, the reader, our website is constantly being updated. This post was updated on:

I recently released my 9th book, TOTALLY FREE. In this book, I present the map that my best patients have used to achieve success with quality health. DOWNLOAD IT NOW! IT'S FREE TO DOWNLOAD AND SHARE.

But, you may wonder, “HOW CAN I HELP YOU?” The answer begins with understanding that each person has a unique set of expectations, concerns and dreams. If you're looking not only for relief from your health conditions, but also for a path to a fuller, healthier life, I'm here to offer support. Together, we'll explore the approaches and treatments best suited to your health and wellness goals. BOOK YOUR APPOINTMENT - learn more about how I work at https://icaro.med.br/comoeutrabalho/

Dr. Ícaro Alves Alcântara

CRM: 11639-DF

Contact: 61 99646 - 7775

(appointment booking, including online: patients from all over Brazil and abroad)

Email:

recepção.med@gmail.com

Main material in HEALTH

icaro.med.br/saude

Join our Telegram group to receive our posts first hand

Did you like this content? Share it!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What you looking for?

HIGHLIGHTS

Receive health updates in your e-mail

Sign up to receive incredible tips on health, well-being and healthy lifestyle habits, as well as other relevant health topics. Keep up to date for a healthier and happier life.