Vitamina K2: por que ela é essencial e você pode estar com carência sem saber
Fatos interessantes sobre ela:
🟢 Estima-se que mais de 90% da população ocidental tenha carência deste importante nutriente.
🟢 A maioria dos profissionais de saúde não conhece a vitamina K2, não sabe ao certo para que serve e ainda acredita erroneamente que ‘vitamina K é tudo a mesma coisa’, confundindo K com K1, K2, etc.
🟢 Vitamina K1 tem função pró-coagulante, mas a K2 é fundamental para muitas funções, incluindo a saúde dos ossos (desenvolvimento, densidade mineral e força – incluindo dos dentes) e do sistema cardiovascular (coração e circulação, elasticidade arterial e prevenção de aterosclerose).
🟢 Adultos e crianças precisam dela diariamente. Enquanto os adultos necessitam de cerca de 200 mcg por dia, com melhor custo-benefício pelas formas K2-MK4 e K2-MK7, as crianças precisam de cerca de 50 mcg, em geral.
🟢Pacientes que repõem cálcio (junto ou não a baixas doses de vitamina D, mesmo em pequenas quantidades) ou que são geneticamente mais predispostos a calcificações, quando não recebem doses adequadas de vitamina K2, podem ter calcificação indevida em artérias, rins e vários tecidos moles em geral, por todo o corpo. Sem ela, o cálcio tende a se depositar em maior quantidade nos locais errados e facilita a formação de cálculos ou “pedras”.
🟢Ninguém precisa “necessariamente” tomar vitamina K2 sob a forma de suplemento. Mas, se preferir obtê-la apenas pela alimentação, é necessário incluir na dieta boas e abundantes quantidades de alimentos fermentados, como soja fermentada – Natto e alguns queijos, que são pouco consumidos habitualmente pela maioria de nós.
🟢 Curiosamente, a vitamina K2 ajuda a aumentar a testosterona em homens e a reduzir os andrógenos em mulheres com SOP (Síndrome de Ovários Policísticos), o que melhora seu quadro clínico. Além disso, a K2 tem ação anticancerígena, antidiabética, melhora a habilidade do corpo de usar energia durante a prática esportiva e ainda pode aliviar o problema de varizes.
🟢 Gorduras na dieta são fundamentais para a absorção de vitamina K2. Mas, o consumo aumentado de gorduras trans, comuns em padrões alimentares ruins como aqueles repletos de alimentos industrializados, pode reduzir bastante os estoques dela.”
Entendeu o recado?
Possivelmente você (ou a maioria das pessoas com quem convive) tem carência dela e precisa ingerir ou suplementar, mas… nem a conhecia ou sabia de tudo isto!
Fica a dica: aprenda tudo isto e busque o melhor para você, sendo acompanhado por bons profissionais de saúde, atualizados, que saibam trabalhar com este conteúdo!