3 MITOS em Saúde – Colesterol
Já abordamos brevemente os três tópicos mencionados, mas acho importante aprofundar um pouco mais. Isso se deve ao fato de que, no consultório, são raros os pacientes que não têm dúvidas ou conceitos equivocados sobre pelo menos um desses assuntos, sendo que a maioria tem questionamentos sobre todos eles.
É necessário baixar o colesterol (e mantê-lo “baixo”) a qualquer custo
Este é um dos mitos mais absurdos e infundados que existem, e vou justificar isso de forma simples:
🟢 O colesterol é um componente fundamental das membranas de todas as células do nosso organismo, além de ser um dos principais precursores de boa parte dos nossos hormônios. Nosso cérebro e sistema nervoso também dependem dele para existir e funcionar adequadamente. Sabendo disso, será que faz sentido acreditar que a natureza teria colocado dentro de nós uma “bomba-relógio”, que somos capazes de produzir mesmo sem ingerir gordura (sim, nosso organismo pode fabricar colesterol a partir de carboidratos e proteínas, se necessário)? Claramente, não.
🟢 Em meu consultório, tenho observado que pacientes com bons hábitos de vida e com HDL alto (acima de 50; 60 para mulheres) e um colesterol total em torno de três vezes esse valor, geralmente têm uma vida muito boa e menos queixas do que os demais. Isso se deve, em parte, ao fato de que o colesterol em si não é perigoso, a menos que esteja fora dessa proporção (com HDL baixo), seja excessivamente alto e/ou esteja oxidado. Maus hábitos de vida podem facilitar a oxidação do colesterol, que, quando oxidado, adere facilmente às paredes das artérias e aumenta o risco de complicações cardiovasculares.
🟢 Colesterol baixo demais pode levar a múltiplas carências hormonais. Para mais informações, leia em: http://www.icaro.med.br/colesterol-e-hormonios-–-qual-e-a-relacao/.
🟢 Os medicamentos mais utilizados, excessivamente na minha opinião, para baixar o colesterol “à força” são as estatinas. No entanto, ao fazerem isso, elas também reduzem a produção de duas substâncias extremamente importantes para a saúde, o que naturalmente leva a uma série de efeitos colaterais desagradáveis e, às vezes, até incapacitantes: a Coenzima Q10, essencial para a produção de energia, e o Dolicol, necessário para a fabricação de proteínas. Saiba mais sobre isso em: http://www.icaro.med.br/mito-colesterol/.
Mas é claro, tudo isso representa apenas a minha opinião “superficial” sobre o assunto, embora esteja embasada em inúmeros artigos científicos. Você conhece o http://www.thincs.org/ e o http://scholar.google.com/? Encorajo você a perguntar, ler, pesquisar, estudar e formar sua própria opinião. Afinal, se ter um julgamento crítico é sempre importante, isso se torna ainda mais essencial quando o assunto é a sua saúde.
Para aqueles que desejam se aprofundar no assunto e entender melhor a questão do mito do “colesterol como vilão para a saúde”, sugiro a leitura dos seguintes materiais:
🔗 https://fabriciopersonaldasaude.blogspot.com/2012/02/oovo-e-o-mito-do-colesterol-parte-1-em.html