Anticoncepcionais, Magnésio e Serotonina

ANTICONCEPCIONAIS, MAGNÉSIO e SEROTONINA – quais são suas relações

IMPORTANTE: O uso de anticoncepcionais hormonais (já a partir de cerca de 6 meses, usualmente) leva à redução na quantidade de magnésio no corpo.

A falta de magnésio e vitamina B6, também por elevar o hormônio cortisol, faz com que o aminoácido triptofano seja convertido, em maior quantidade, em ácido xanturênico, que se combina com a insulina e reduz sua atividade. Quando a insulina fica menos ativa, aumenta a glicemia (glicose no sangue), o que faz o pâncreas aumentar sua produção de insulina. Com mais insulina circulando, mais glicose é captada pelos adipócitos (células de gordura), o que levará a maior ganho de peso, sobrepeso e, em casos mais severos, maiores chances de obesidade, complicações gerais por excesso de peso e até diabetes (junto a vários outros fatores, é claro).

Entenderam? Muitos hoje em dia buscam uma dieta mais rica em triptofano (ou sua suplementação) para aumentarem seus níveis de serotonina, o dito “hormônio do prazer”, mas podem estar se prejudicando caso não observem os demais aspectos citados neste post!

“Coisas” que reduzem seus níveis de magnésio: estresse, excesso de café, anticoncepcional hormonal, exercício físico excessivo e açúcar (carboidratos simples).

O triptofano no organismo humano, entre outras coisas, é convertido em 5-HTP (5-hidroxi-triptofano) que, na presença de níveis adequados de magnésio, zinco, vitamina B3, vitamina B6, ácido fólico e vitamina C, se transforma em serotonina. Este neurotransmissor é fundamental para nosso bem-estar e saúde emocional, combate a ansiedade e a depressão, ajuda no controle do apetite e tem muitas outras funções.

A serotonina, à noite, na glândula pineal, é transformada em melatonina, hormônio fundamental para o sono adequado de todos: bebês, crianças, adultos e idosos.

Este texto e/ou vídeo tem caráter puramente informativo e, de modo algum, pretende substituir a consulta ou o diagnóstico de um profissional de saúde capacitado e bem atualizado sobre o assunto. Também não tem a intenção de prescrever hormônios, suplementações, exames, entre outros. Caso tenha apreciado as dicas apresentadas aqui, é recomendável levar para avaliação de um profissional de saúde de sua confiança, para que, juntos, avaliem a sua adequação ao seu caso específico.

Em caso de urgência ou emergência, procure um pronto-socorro ou um médico de confiança.

Recentemente, lancei meu 9º livro TOTALMENTE GRATUITO. Neste livro, apresento o mapa que meus melhores pacientes utilizaram para obter sucesso com saúde de qualidade. BAIXE AGORA MESMO!

Com o objetivo de assegurar sempre o melhor conteúdo para você, leitor ou leitora, nosso site passa por atualizações constantes. Este post foi atualizado em:

Dr. Ícaro Alves Alcântara

CRM: 11639-DF

Contato: 61 99646 - 7775

(marcação de consultas, inclusive online: pacientes de todo o Brasil e exterior)

Email:

recepção.med@gmail.com

Principal material em SAÚDE

www.icaro.med.br/saude

Entre para nosso grupo no telegram para receber em primeira mão nossos posts

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

HÁBITOS SAÚDAVEIS DE VIDA

ASSUSTOS RELACIONADOS