Críticas: Como saber lidar com elas?

Se você se sente criticado(a) com frequência, pondere:

1 – As críticas são reais? Então tente conversar com os críticos e, se não surtir efeito (ou não for possível), afaste-os e/ou isole-os. Trabalhe em você a capacidade de não se deixar abater por críticas ao mesmo tempo em que melhora o que efetivamente houver de verdade nas críticas. Não é porque um conhecimento chegou a você de maneira incômoda ou indevida que seu conteúdo não possa ser útil para você, para melhorar.

2 – As críticas são irreais porque você é muito crítico consigo mesmo e, por isso, tende a ver críticas onde não existem (ou supervaloriza as que recebe)?

Pegue mais leve consigo mesmo(a), afinal, nenhum ser humano é perfeito. Filtre o que possa ser positivo ou produtivo na sua auto-observação e dê o devido valor e importância às coisas, ou ficarão pesadas demais. Treine isso em você primeiro antes de exigir dos outros. Quem não tem e não exercita bom senso não pode exigi-lo do mundo ao redor.

3 – Se você anda criticando os outros demais, entenda que só reconhecemos nos outros aquilo que, de alguma forma, nos é familiar. Ou seja, os mais críticos são geralmente aqueles que mais se sentem criticados.

Enfim, para os excessos sempre podem ajudar o autoconhecimento, a meditação, um bom coach e até uma boa terapia (acompanhamento psicológico competente).

Siga em frente. Pense nisso e seja mais feliz ao contemplar um mundo menos ruim do que ele realmente é! Todo obstáculo na vida de quem busca fazer o bem serve para ajudar a melhorar, de alguma forma. Acreditar nisso e agir de acordo, ajuda!

Entenda que críticas são sempre necessárias para evoluirmos! O problema surge quando são excessivas, injustas, desproporcionais ou inexistentes. Porém, tudo isso passa, acima de tudo, por como e quanto damos valor a elas.

Recentemente, lancei meu 9º livro, TOTALMENTE GRATUITO. Neste livro, apresento o mapa que meus melhores pacientes utilizaram para obter sucesso com uma saúde de qualidade. BAIXE AGORA MESMO! É GRATUITO PARA BAIXAR E COMPATILHAR.

Com o objetivo de assegurar sempre o melhor conteúdo para você, leitor ou leitora, nosso site passa por atualizações constantes. Este post foi atualizado em:

Dr. Ícaro Alves Alcântara

CRM: 11639-DF

Contato: 61 99646 - 7775

(marcação de consultas, inclusive online: pacientes de todo o Brasil e exterior)

Email:

recepção.med@gmail.com

Principal material em SAÚDE

www.icaro.med.br/saude

Entre para nosso grupo no Telegram para receber em primeira mão nossos posts

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você procura?

DESTAQUE

Receba atualizações sobre saúde no seu email

Inscreva-se para receber dicas incríveis sobre saúde, bem-estar e hábitos saudáveis de vida, além de outros assuntos relevantes na área da saúde. Mantenha-se atualizado para uma vida mais saudável e feliz.