Recebi, via email, o seguinte:
PERGUNTA:
“Bom dia!
Gostaria de saber se o senhor faz tratamento para obesidade. Luto há 13 anos contra meu peso e confesso que não aguento mais. Já pensei em fazer uma cirurgia bariátrica, mas tenho medo, pois sei que existem riscos e também acho que o meu caso não é para isso. Sempre ouvi falar da medicina ortomolecular, mas não tenho a mínima ideia de como funciona.
Gostaria também de saber se, além dos 300,00 da consulta (vi o valor na sua página e já vi que o senhor não atende por plano de saúde), há algum outro custo no consultório (tipo algum exame que o senhor realiza aí mesmo)? O senhor pede para o paciente voltar depois de quanto tempo? O retorno é pago?
Desculpe tantas perguntas e desde já agradeço a atenção e a resposta.”
XXX
RESPOSTAS:
Vamos por partes, OK?
1 – Já atendo há mais de 10 anos centenas de pacientes cujo objetivo principal (ou secundário) é perder peso com saúde. Um pouco mais sobre minha filosofia de trabalho e como costumo atuar em consultório nestes links: http://www.icaro.med.br/como-eu-trabalho/
2 – Sobre como tratar obesidade e sobrepeso de forma eficaz, mas mais natural, sugiro que leia primeiramente: http://www.icaro.med.br/emagrecimento/
3 – A ortomolecular é e funciona assim: http://www.icaro.med.br/ortomolecular/
4 – Não realizo exames no consultório, e a consulta inclui um retorno em até 30 dias, sem qualquer nova cobrança neste período. Os exames que habitualmente solicito são de sangue, urina, fezes e saliva, a serem realizados em laboratórios convencionais externos. O mesmo ocorre para o mineralograma, quando necessário (saiba mais sobre ele nas respostas 14 a 17 deste excelente artigo: http://www.icaro.med.br/ortomolecular-tire-todas-as-suas-duvidas-sobre/).
Em síntese:
- Emagrecer com saúde = perder gordura + ganhar massa muscular + bem-estar
- O que mais contribui para emagrecer com saúde e manter o peso obtido é melhorar seus hábitos de vida.
- Hábitos de vida ruins levam a problemas hormonais e distúrbios nos neurotransmissores, fatores que podem dificultar ainda mais a perda saudável de peso.
- Remédios para emagrecer raramente combatem a “causa do problema”: ou seja, quando você parar de tomá-los, deve engordar de novo (e até mais, ficando cada vez mais difícil perder peso)… E quão produtivo é sofrer para perder peso e mais ainda para manter resultados?
- Exames são bem menos importantes do que consultas bem detalhadas, completas e atentas.
- Seja acompanhado por profissionais que saibam te ouvir e dar valor à totalidade das suas queixas, ou seja, que realmente tenham interesse pelo seu caso; afinal, se o profissional “finge” que te consulta direito, você possivelmente terá que “fingir” que teve resultado.
- Acompanhamento nutricional de qualidade (sugiro funcional) é muito importante no processo de emagrecimento saudável (diria eu, fundamental).
Um abraço! Ícaro Alves Alcântara