Healthy Food Tips - GOOD food

Melhores alimentos do mundo – Dicas de alimentos saudáveis:

Hipócrates, considerado o pai da Medicina, já dizia, centenas de anos antes de Cristo: “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”. Ou seja, uma boa alimentação é fundamental para obter e manter a saúde e no tratamento de toda e qualquer doença existente.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos por meio da atuação de um nutriente ou não nutriente no crescimento, desenvolvimento, manutenção e em outras funções normais do organismo humano. O alimento ou ingrediente que alegar propriedades funcionais, além de atuar em funções nutricionais básicas, irá desencadear efeitos benéficos à saúde e deverá ser também seguro para o consumo sem supervisão médica.

Segue abaixo a lista de alimentos funcionais, com algumas de suas principais indicações para a saúde (não todas, é claro, ou o texto seria interminável). Consumi-los em boa quantidade e com regularidade, preferencialmente sob orientação nutricional ou médica competente, certamente ajudará você a se sentir melhor, a obter e manter a saúde, e a tratar sinais, sintomas e distúrbios. Estão em ordem alfabética e não por ordem de maior ou menor relevância:

✅ Abacate ou avocado

✅ Abacaxi

✅ Açafrão – Rico em curcumina, o açafrão é um dos agentes anticâncer mais estudados na atualidade, com resultados promissores na utilização antitumoral. Também é um excelente anti-inflamatório, sendo um bom adjuvante no tratamento de doenças reumáticas.

✅ Açaí

✅ Água

✅Alho (e Cebola) – Antibióticos e imunoestimulantes naturais, também ajudam na circulação sanguínea. Destes, principalmente a cebola é rica em inulina, que serve de alimento para as boas bactérias do intestino.

✅ Aveia – Boa fonte de fibras e proteínas.

✅ Azeite de Oliva (Extra virgem é melhor) – Rico em Ômega-9, conhecido como uma das “boas gorduras”, ajuda a aumentar o colesterol considerado bom, reduzir os triglicerídeos, contribuir para a perda de peso, melhorar o funcionamento intestinal, entre outros benefícios. (Na verdade, a classificação de “boas gorduras” e “bom colesterol” é mais complexa do que parece.).

✅ Bananas – São energéticas, boas fontes de fibras e muitos nutrientes.

✅ Batata doce

✅ Berries (Blueberries, Morangos, etc)

✅ Canela – Excelente termogênico, ajuda a evitar e tratar o diabetes e também atua como um antiparasitário intestinal.

✅ Castanhas – Fontes de Ômegas, conhecidas como boas gorduras.

✅ Cenoura

✅ Chá verde

✅ Chia (aveia é uma boa opção, um pouco mais “pobre” em nutrientes, mas mais barata).

✅ Chocolate amargo (com 70% de cacau ou mais).

✅ Coco (polpa, água e óleo).

✅ Cogumelos (Shitake, Shimeji, Paris, etc) – Fontes de qualidade de fibras e energia, além de muitos nutrientes.

✅ Erva-doce – Ajuda na função intestinal, alivia problemas com gases e contribui para mais energia, além de ser um calmante natural e antioxidante.

✅ Fibras – A importância geral das fibras já foi abordada no capítulo sobre alimentação.

✅ Grãos e sementes em geral (amaranto, quinoa, chia) – Estes são alimentos muito promissores, ricos em muitos nutrientes essenciais, sobretudo proteínas, vitaminas, minerais e carboidratos complexos. Incluem aveia, folhas, frutas, legumes, verduras (geralmente as cascas e bagaços são ricos em nutrientes), palmitos e brotos. São fundamentais à desintoxicação do organismo e ao bom funcionamento intestinal, além de ajudarem a reduzir as calorias provenientes de refeições.

✅ Folhas verde-escuras (agrião, brócolis, couve, espinafre, mostarda, rúcula e companhia) – As chamadas crucíferas (couve, couve-flor, couve de Bruxelas, brócolis e repolho) vêm sendo bastante estudadas, com resultados promissores, no apoio à prevenção e tratamento do câncer.

✅ Frutas cítricas – São fontes de fibras e vitamina C. Algumas também possuem substâncias termogênicas, que estimulam o consumo de gordura para gerar calor.

✅ Gelatina – Rica em colágeno (recomenda-se evitar ao máximo corantes e demais aditivos químicos).

✅ Gengibre – Termogênico, imunoestimulante, energético e rico em fibras.

✅ Gergelim – Muito rico em sesamina, que possui propriedades termogênicas.

✅ Limão

✅ Linhaça – Uma das melhores fontes de Ômega-3 da natureza, além de ser fonte de fibras, de boas gorduras e de substâncias com efeito pró-hormonal.

✅ Maçã:

Auxilia em dietas bem-sucedidas e melhora a imunidade. Ajuda a regular o sistema nervoso e na prevenção da fadiga mental. Devido ao seu teor de quercetina, contribui para inibir a multiplicação de células cancerígenas e na saúde cerebral, sendo útil na prevenção e tratamento de doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer. Neste último caso, melhora o humor e o comportamento do paciente, ajudando a proteger o cérebro do estresse oxidativo.

Ajuda na saúde do coração, reduzindo danos causados pelo LDL, e beneficia a saúde óssea e muscular. Rica em flavonoides, presentes em certas frutas, vegetais, chás, vinhos, nozes, sementes e raízes, e em fibras, que atenuam sintomas respiratórios, como tosse crônica produtiva.

Também rica em pectina, melhora a imunidade e nutre bem as boas bactérias intestinais. Gestantes que consomem maçãs têm menor chance de que seus filhos desenvolvam asma. O consumo frequente reduz a pressão arterial, a circunferência abdominal e as chances de desenvolvimento de síndrome metabólica e diabetes.

✅ Mel (atenção ao índice glicêmico!)

✅ Ômega-3 – Além de ser uma gordura boa, essencial para o bom funcionamento cerebral, o Ômega-3 compõe a membrana de todas as células do organismo e atua como anti-inflamatório natural. É amplamente estudado por seus potenciais benefícios antitumorais. Encontrado na linhaça, óleo de peixe, castanhas, abacate e peixes de águas frias (como salmão, atum, sardinha e bacalhau).

✅ Ovos

✅ Peixes – São ricos em proteínas de boa digestibilidade, especialmente salmão e outros peixes gordurosos, ricos em Ômega-3, outra gordura boa essencial para o corpo e cérebro.

✅ Quinoa e amaranto – Ricos em proteínas de qualidade, carboidratos de liberação lenta e minerais.

✅ Sementes de abóbora

✅ Sementes oleaginosas (nozes, amêndoas, castanha-do-pará, de caju, avelã, macadâmia, etc.)

✅ Temperos (como açafrão, orégano, alecrim, canela, erva-doce, etc.)

✅ Uvas (também sucos integrais concentrados delas) e vinhos (principalmente tintos) – Ricos em resveratrol, substância amplamente estudada por suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, de promoção de longevidade e potencial auxílio antitumoral.

Dicas de bons alimentos para gestantes: ovos, batatas-doces, castanhas, feijões/lentilhas, carnes magras, suco de laranja, iogurtes, aveia, folhas verde-escuras e salmão.

Podem ajudar bastante, apesar de serem mais adequados para caracterizar como “suplementos”:

  • Geléia real
  • Probióticos
  • Chlorella
  • Própolis (sobretudo o verde)
  • Kefir

Substituições/modificações básicas benéficas:

  • Reduzir carboidratos na dieta, em geral, e consumir mais proteínas, gorduras e fibras, juntamente com bons hábitos de vida.
  • Trocar batata inglesa por mandioca.
  • Trocar arroz branco pelo integral.
  • Evitar a repetição por muito tempo de um único alimento (excessos), pois pode gerar intolerâncias e até alergias (visite meu site e leia mais sobre isso).
  • A soja só traz benefícios se ingerida fermentada naturalmente; em outras formas, pode interferir até com o equilíbrio hormonal.
  • Prefira alimentos orgânicos sempre: você não precisa de mais aditivos químicos na sua vida.
  • Evitar margarinas – se nem formigas as consomem, será que são boas para você?
  • Evitar óleos vegetais (exceto o de coco), como os de soja, canola, milho, girassol, etc.
  • Um limão espremido.
  • Suco verde diariamente.
  • Glúten e leite podem ser prejudiciais para a maioria das pessoas.
  • Trocar o máximo do seu sal diário por Sal Rosa do Himalaia ou, pelo menos, por Sal Potássico – não restrinja sal excessivamente da sua dieta ou poderá sofrer pelos efeitos da hiponatremia.
  • Cuidado com o “açúcar oculto”: nem toda fonte de açúcar é doce. Pães, bolos, massas, biscoitos, tortas, batatas, arroz branco e frutas (quando consumidas em sucos, sobretudo adoçados e sem as fibras naturalmente presentes) são fontes de açúcar. Este, fora do contexto do pré e pós-imediato de exercícios físicos, traz inúmeros malefícios para a saúde, sobretudo por ser muito pró-inflamatório.

Quer dicas de como se alimentar melhor? Acesse nosso post repleto de informações valiosas sobre como melhorar a sua saúde.

Proper nutrition
Proper nutrition LEARN MORE

⚠️ IMPORTANT NOTICE ⚠️

The information provided on this website is exclusively informative and educational, e do not constitute a medical prescription. They do not replace professional assessment, diagnosis or treatment. Always consult a doctor you trust before making any decisions about your health.

With the aim of always ensuring the best content for you, the reader, our website is constantly being updated. This post was updated on:

I recently released my 9th book, TOTALLY FREE. In this book, I present the map that my best patients have used to achieve success with quality health. DOWNLOAD IT NOW! IT'S FREE TO DOWNLOAD AND SHARE.

But, you may wonder, “HOW CAN I HELP YOU?” The answer begins with understanding that each person has a unique set of expectations, concerns and dreams. If you're looking not only for relief from your health conditions, but also for a path to a fuller, healthier life, I'm here to offer support. Together, we'll explore the approaches and treatments best suited to your health and wellness goals. BOOK YOUR APPOINTMENT - learn more about how I work at https://icaro.med.br/comoeutrabalho/

Dr. Ícaro Alves Alcântara

CRM: 11639-DF

Contact: 61 99646 - 7775

(appointment booking, including online: patients from all over Brazil and abroad)

Email:

recepção.med@gmail.com

Main material in HEALTH

icaro.med.br/saude

Join our Telegram group to receive our posts first hand

Did you like this content? Share it!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What you looking for?

HIGHLIGHTS

Receive health updates in your e-mail

Sign up to receive incredible tips on health, well-being and healthy lifestyle habits, as well as other relevant health topics. Keep up to date for a healthier and happier life.