Lactose

Recentemente, uma paciente foi consultada por mim, apresentando um Teste de Intolerância à Lactose que seu cardiologista havia solicitado. Após analisá-lo, ele havia informado que estava “normal”… Mas não estava! Será que foi distração? Ou talvez uma incerteza sobre como interpretar o exame? Seja qual for o motivo, o fato é que ela, a paciente, estava consumindo leite e seus derivados normalmente – alimentos que lhe fazem mal – por conta de uma interpretação equivocada do profissional de saúde. Ela estava ingerindo esses produtos porque um profissional deixou de informá-la sobre sua intolerância. Sugestão: escolha bem seus profissionais.

A lactose é um açúcar do tipo dissacarídeo, presente nos leites de origem animal, como de vaca, cabra e búfala. Já os leites vegetais não contêm lactose. Um dissacarídeo é composto por dois monossacarídeos ligados; no caso da lactose, são glicose e galactose. Em uma pessoa que digere adequadamente a lactose, por ter e secretar quantidades suficientes da enzima lactase (na sua forma normal ativa, que quebra a lactose nesses dois açúcares) nos intestinos, a lactose é decomposta nesses dois açúcares simples, e a glicose atravessa a barreira intestinal, chegando ao sangue, onde eleva a glicemia. Nos intolerantes à lactose, a fermentação da lactose não digerida é realizada principalmente por bactérias prejudiciais e gera gases, desconforto, má digestão e absorção dos demais alimentos, inflamação, entre outros problemas.

No teste de Intolerância à Lactose, o paciente, em jejum, toma uma grande quantidade de lactose de uma só vez e realiza dosagens de glicemia (glicose no sangue) logo antes de ingerir e depois em 30, 60 e 120 minutos. Se não for intolerante, sua glicemia aumentará mais de 20 pontos em relação ao seu valor basal. Por exemplo, se a glicemia de jejum é de 80, mas 60 minutos após ingerir a lactose chega a 108, este paciente não é intolerante à lactose. Entretanto, se nenhuma das medições após a ingestão aumentar mais de 20 pontos em relação ao valor em jejum, isso significa que o paciente não metaboliza a lactose corretamente e, portanto, é intolerante.

Sabemos que, em pessoas “normais” (quanto à produção de lactase), aumentos de lactose nos intestinos aumentam a produção de lactase. No entanto, isso tem um limite, e cada vez mais pessoas não conseguem digerir corretamente o leite e seus derivados, mesmo em quantidades pequenas. A maioria dos adultos já não digere mais (mais de 60%), e cada vez mais crianças acima dos 7 anos também começam a apresentar precocemente a deficiência de lactase. Isso pode levar a diversos problemas, incluindo distúrbios e doenças como “ites” pelo corpo, alergias, má nutrição, transtornos de humor, refluxo, entre outros.

Entenda que não ter intolerância à lactose NÃO garante que o leite não faça mal para você! Isso ocorre porque o leite pode ser prejudicial para a maioria das pessoas devido a vários mecanismos diferentes, que geralmente ocorrem de forma combinada:

  • Aumenta a produção de muco em várias partes do corpo (vias aéreas, seios da face, ouvidos, pulmões, vagina, intestinos, trato urinário, etc.), o que pode levar a uma maior facilidade de reações locais e inflamações.
  • Alergia ou intolerância às proteínas do leite (existem várias, sendo a mais problemática a caseína).
  • Intolerância à lactose (explicada acima).

Minha dica é que você faça exames “mais completos” pelo menos a cada ano e seja acompanhado por profissionais que saibam interpretá-los e correlacioná-los corretamente com seus sintomas e objetivos em saúde.

⚠️ IMPORTANT NOTICE ⚠️

The information provided on this website is exclusively informative and educational, e do not constitute a medical prescription. They do not replace professional assessment, diagnosis or treatment. Always consult a doctor you trust before making any decisions about your health.

With the aim of always ensuring the best content for you, the reader, our website is constantly being updated. This post was updated on:

I recently released my 9th book, TOTALLY FREE. In this book, I present the map that my best patients have used to achieve success with quality health. DOWNLOAD IT NOW! IT'S FREE TO DOWNLOAD AND SHARE.

But, you may wonder, “HOW CAN I HELP YOU?” The answer begins with understanding that each person has a unique set of expectations, concerns and dreams. If you're looking not only for relief from your health conditions, but also for a path to a fuller, healthier life, I'm here to offer support. Together, we'll explore the approaches and treatments best suited to your health and wellness goals. BOOK YOUR APPOINTMENT - learn more about how I work at https://icaro.med.br/comoeutrabalho/

Dr. Ícaro Alves Alcântara

CRM: 11639-DF

Contact: 61 99646 - 7775

(appointment booking, including online: patients from all over Brazil and abroad)

Email:

recepção.med@gmail.com

Main material in HEALTH

icaro.med.br/saude

Join our Telegram group to receive our posts first hand

Did you like this content? Share it!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What you looking for?

HIGHLIGHTS

Receive health updates in your e-mail

Sign up to receive incredible tips on health, well-being and healthy lifestyle habits, as well as other relevant health topics. Keep up to date for a healthier and happier life.