GABA: pode ajudar a “acalmar”, facilitar o sono, ganho de músculos, perda de peso (e muito mais)
O GABA (ácido Gama-Aminobutírico) é um “aminoácido especial” que age como um neurotransmissor inibitório, regulando a velocidade de comunicação entre os neurônios. Ou seja, ele é fundamental para equilibrar o seu cérebro, principalmente evitando sua hiper-aceleração, algo tão comum hoje em dia em um mundo onde todos vivemos tão cronicamente estressados, acelerados e com sintomas por isso. Quando falta, por exemplo, o mais comum é que a pessoa fique mais irritadiça, ansiosa, “negativa”, com dificuldade de atenção e até mais propensa a ataques de pânico.
Medicamentos como ansiolíticos, os “calmantes”, costumam agir via GABA, aumentando sua ação nos canais e receptores, mas sem aumentar a sua produção de GABA pelo organismo.
O que muitos não sabem, entretanto, é que há vários outros efeitos benéficos do GABA no organismo, a exemplo de:
✅ Estimular a produção do hormônio do crescimento, assim ajudando a aumentar o crescimento muscular e melhorando o tônus muscular (Pode ser especialmente benéfico para os idosos, já que o GH tem sua produção diminuída com o avançar da idade)
✅ Ajudar a queimar gordura e estabilizar a pressão arterial
✅ Auxiliar no bem-estar, ao colaborar com o sono e relaxamento repousantes: aumentar a ingestão pode ajudar durante períodos de estresse e ansiedade; acalma e relaxa o corpo e a mente, otimizando o sono REM e aliviando os sintomas do estresse (também por isso é útil tanto na insônia quanto na síndrome da fadiga crônica e melhoria do funcionamento mental/cerebral)
✅ Também é usado no tratamento de vários distúrbios mentais, incluindo anorexia nervosa e bulimia, ansiedade, depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias, uma vez que quem sofre destas condições frequentemente tem deficiência de GABA.
E muito se falava que o GABA, ingerido como suplemento, pouco atravessaria a barreira hematoencefálica, mas estudos mais recentes têm demonstrado efeito dele, sim. Estima-se que a maioria das pessoas tenha esta “barreira” com deficiências em sua permeabilidade, mecanismos seletivos de deixar entrar o GABA em caso de carências no cérebro ou que ele agiria por outras formas ainda não conhecidas.
Entretanto, “nem tudo são flores”: o GABA deve ser suplementado sob prescrição e acompanhamento competentes, já que em consultório, algumas raras vezes tenho observado queda na pressão sanguínea (episódios de hipotensão) quando altas doses são utilizadas, principalmente em pessoas que não melhoram direito os hábitos de vida junto ao uso. Estes hábitos estão disponíveis em: https://icaro.med.br/12habitos/
DICA MINHA:
Há quase 10 anos, tenho indicado o GABA para centenas de pacientes, em sua maioria com bons resultados, para as situações acima descritas. Muitos até deixam os remédios. Sugiro que você avalie a adequação dele para o seu caso, junto a profissionais de saúde atualizados e competentes para isto.
Fontes principais para este texto:
Estudo: “Neurotransmitters as food supplements: the effects of GABA on brain and behavior” em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4594160/
https://www.lifeextension.com/magazine/2011/3/the-chemistry-of-calm
https://www.feitodeiridium.com.br/gaba-o-que-e-e-para-que-serve/
Respostas de 2
Boa tarde. Conheci dr. Ícaro através da live com Daniel Mastral. Achei muito interessante. Já adquiri o livro Domine sua Saúde. Interessei no Gaba, pois meu filho tem TDAH, muito ansioso, e gostaria de saber um site confiável para comprar.
Obrigado pela confiança! O GABA geralmente prescrevo para meus pacientes manipularem em boas farmácias, junto a vários outros aminoácidos. Boa semana