Os níveis ideais de vitamina D
O paciente relatou que sua médica endocrinologista lhe falou algumas “pérolas” em saúde e medicina. Decidi, então, comentar com embasamento. Leiam, analisem e formem sua própria opinião:
1️⃣ Há receptores para o hormônio progesterona até na tireoide, cordas vocais, fígado, pulmões, peritônio, mucosa nasal e até no sistema nervoso central, ou seja, não apenas nos órgãos reprodutores, tanto em homens quanto em mulheres. Isso demonstra que ela tem ações nestes locais: Será que esses receptores se tornam totalmente inativos e inúteis com o avançar da idade, pós-menopausa ou retirada do útero? Qual é a lógica de privar mulheres da reposição de progesterona se os exames e o quadro clínico indicam carência? Será que o desequilíbrio hormonal, como a reposição apenas parcial de hormônios ou a ausência de modulação, não causará ou agravará sintomas e doenças?
2️⃣ Sobre a vitamina D, explico sua importância e outros aspectos em https://icaro.med.br/vitaminad/. Vale ressaltar que a maioria das pessoas no mundo tem carência dela e não produz ou repõe o necessário em suas rotinas. Estudos comprovam que os níveis ‘ideais’ de vitamina D3, erroneamente citados pela médica (abaixo de 30 nmol/l), estão relacionados a um aumento de doenças e mortalidade por diversas causas, incluindo câncer. Para citar apenas alguns estudos: ar.iiarjournals.org/content/36/3/1379 e ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4103214/.”
3️⃣ Se a progesterona é frequentemente chamada de ‘hormônio feminino’, como alguns erroneamente afirmam, por que então ela é encontrada em todo e qualquer homem? Deus não comete erros: ou seja, ela tem sua importância também em homens, afetando a circulação, a respiração, a função cerebral, a saúde dos órgãos sexuais, entre outros aspectos. Confira em https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13685530400004199 ou, por exemplo, pesquisando ‘Progesterone Men’ no scholar.google.com
📝 PARA SABER MAIS SOBRE VITAMINA D