Vejam como 2 vitaminas e 1 aminoácido podem afetar a saúde psiquiátrica e muitos médicos e psicólogos nem sabem disto:
➡️ Um neurônio não toca o outro: desta forma, quando o cérebro quer ativar uma via neuronal, no local de conexão entre os neurônios daquela via neuronal são liberados neurotransmissores para fazer a ponte e o estímulo nervoso (elétrico) poder passar e seguir em frente, sendo os principais neurotransmissores gerais envolvidos em emoções e sensações aqui discutidos a serotonina, a dopamina e a noradrenalina.
➡️ Estes neurotransmissores, depois de fazerem esta ponte, ou são degradados ou recaptados pelos neurônios que os liberaram, através de proteínas chamadas de transportadores. Ou seja, quem mais influencia a conexão neuronal é a quantidade destes transportadores, que é controlada por 2 processos básicos: metilação e acetilação.
➡️ A metilação é favorecida pelo aminoácido metionina (ou melhor ainda pela sua forma mais ativa, o SAMe) e a acetilação pela niacina (Vitamina B3) e folatos (vitamina B9): a acetilação aumenta a quantidade de transportadores e a metilação diminui, nos neurônios. Ou seja, basicamente falando, quanto menos metilação, mais transportadores removerão os neurotransmissores citados das fendas sinápticas, assim facilitando a ocorrência e/ou maior gravidade de processos como depressão, ansiedade até pânico, neuroses, psicoses e esquizofrenia.
➡️ Ou seja, o equilíbrio entre os processos de acetilação e metilação é chave para a saúde psicológica e psiquiátrica e depende fundamentalmente do equilíbrio entre nutrientes bem básicos, ainda pouco valorizado pela medicina tradicional!
➡️ Sabe as medicações psiquiátricas mais usadas por aí? Simplesmente agem sobre a recaptação ou degradação de neurotransmissores e não produção dos transportadores! Ou seja, quantas pessoas por aí não podem precisar basicamente de equilíbrio destes nutrientes, por suplementos ou mesmo dieta, para obterem alívio e até cura de patologias psiquiátricas por vezes graves?
➡️ Isto que expliquei é ortomolecular pura, em benefício da humanidade. Espero que seu profissional de saúde estude isto…