Quando o assunto é infertilidade, minhas considerações são as seguintes:
Salvo situações especiais, como distúrbios anatômicos, mulheres sem óvulos disponíveis, menopausa, contagem muito baixa de espermatozoides em homens ou espermatozoides defeituosos, etc., trato muitos casos em consultório com a melhoria dos hábitos de vida. Por exemplo, na cultura oriental tradicional, a mulher que deseja engravidar é orientada e encorajada a melhorar significativamente seu autocuidado, sobretudo em relação à qualidade da alimentação, descanso e prática de exercícios saudáveis. Isso é e sempre será o principal, também para o homem que quer produzir espermatozoides de qualidade. Para ambos, bons hábitos de vida são fundamentais para proporcionar as melhores condições de fecundação e manutenção da gestação, especialmente nas primeiras semanas, que são cruciais e nas quais ocorrem muitas perdas.
✅ Junto à melhoria dos hábitos, é fundamental avaliar carências e excessos, bem como desequilíbrios de nutrientes, e principalmente de hormônios e neurotransmissores. Se necessário, a reposição deve ser feita idealmente com hormônios bioidênticos. Muitas carências hormonais podem causar infertilidade, como hipotireoidismo (inclusive com falta de T3), baixos níveis de DHEA, distúrbios de cortisol e de insulina.
✅ Mulheres submetidas a fertilizações in vitro frequentemente recebem doses muito altas de hormônios não bioidênticos, que são estranhos ao corpo, por um período prolongado. Isso pode desequilibrar o equilíbrio hormonal geral, caso não ocorra a gravidez. É importante estar atenta a isso! Se a gravidez ocorrer, os níveis elevados de HCG e progesterona geralmente ajudam a reequilibrar o organismo, às vezes até melhorando a situação anterior.
Um abraço para todos e todas, desejo sorte, sucesso e bom autocuidado para os futuros papais e mamães, com a ajuda de Deus, que é sempre fundamental!
*Não sou especialista em infertilidade, mas como muitos pacientes que me procuram têm essa questão entre suas queixas, achei por bem compartilhar minha opinião sobre o assunto.
*Quem não possui bons hábitos de vida força seu organismo a funcionar cada vez mais longe das condições ideais. Isso pode levar a disfunção e inflamação do corpo e do cérebro devido ao estresse crescente, resultando em sintomas, doenças e até sequelas. Isso não se aplica apenas à baixa fertilidade, mas a centenas de combinações possíveis de problemas de saúde. Saiba quais são esses hábitos de vida em https://icaro.med.br/12habitos/.