Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) – Minha opinião

HIIT (do inglês High Intensity Interval Training), que pode ser traduzido como Treinamento Intervalado de Alta Intensidade.

Minha opinião:

Quando o assunto é exercício físico, HIIT é uma boa proposta? Sim, como uma rotina de exercícios ao mesmo tempo mais eficaz e “executável em menos tempo” por sessão, sendo assim capaz de otimizar sua semana e facilitar a inclusão e manutenção dos fundamentais exercícios físicos regulares.

Funciona mesmo? Quando bem indicado (para quem realmente possa executar e na quantidade/qualidade adequados), orientado e executado, sim.

Cuidados que você deve ter na questão:

1 – Fui pesquisar no Google e a maioria dos sites que encontrei aborda o tema de maneira sensacionalista demais, prometendo “mundos e fundos” e dizendo que HIIT é a solução para todos os seus problemas (o que, obviamente, não é). Cuidado: quanto mais sensacionalista algo é, geralmente mais merece sua análise bem crítica antes de aplicar na sua vida! Entre os sites, o melhorzinho que encontrei foi este (sensacionalismos à parte): http://www.senhortanquinho.com/hiit-o-segredo/

2 – Nunca se exercite sem antes checar suas condições para isso com um bom médico (boa anamnese, exames completos, profissional capacitado, atualizado, embasado, com boa experiência prática, interessado realmente no seu caso e, acima de tudo, humano), principalmente quando o assunto é HIIT que, como o próprio nome diz, é algo de “Alta Intensidade”. Não é todo mundo que pode começar HIIT como muitos falam por aí, “de cara”, sem correr sérios riscos de diversas lesões: simplesmente porque seus organismos possivelmente mal estão preparados para o esforço do dia a dia, quem dirá para intensidades maiores! Vá com calma e aumente gradativamente, na medida dos seus progressos também de condicionamento físico.

3 – Seja orientado por um bom educador físico: capacitado, atualizado, embasado, com boa experiência prática, interessado realmente no seu caso e, acima de tudo, humano. Quando o assunto é HIIT tenho visto muita gente por aí que até parece ter muita “bagagem” mas com tamanha arrogância e falta de senso de cooperação e multidisciplinaridade que acaba prejudicando seus pacientes/clientes. Humildade e trabalho em equipe sempre ajudam!

  • Isto serve para todas as áreas na saúde: se seu profissional de saúde é daqueles que acha que sua atuação é a única importante (ou a mais importante) para seus resultados, sugiro que fuja dele porque possivelmente terá dificuldade em trabalhar em equipe e o prejuízo será todo seu, como paciente.

4 – Exercícios físicos só funcionam direito (e com menor risco de lesões) quando em um contexto de franca melhoria de todos os hábitos saudáveis de vida, já que o organismo humano depende do equilíbrio simultâneo entre vários componentes, todos necessários. Entenda mais sobre, se possível antes de recorrer ao HIIT, aqui: https://icaro.med.br/12habitos/

5 – O que acontece nos estudos e trabalhos que embasam o HIIT pode não ser o que acontece ou vai acontecer no seu organismo: você possivelmente é uma pessoa normal que não é atleta profissional e/ou leva uma vida estressante e/ou não tem excelente equilíbrio hormonal e/ou não tem todos os hábitos de vida ok e/ou tem doenças em tratamento e/ou usa medicamentos; ou seja, o HIIT “tem tudo pra dar certo” mas no seu caso, por vários fatores diferentes, pode até não ser indicado ou requerer várias adaptações: daí a importância de bons profissionais te acompanhando, realmente interessados em você e sua saúde e não na validação de métodos e protocolos como objetivo primário. Afinal, você não é um “objeto de estudo” mas sim um ser humano que quer ajuda para viver melhor, dentro das suas possibilidades, também de tempo, certo?

Resumindo minha opinião: HIIT é excelente (e por vezes eu mesmo treino dentro desta metodologia) e costuma trazer resultados mas só se você seguir direito as dicas acima. Simples assim.

Ok? Espero ter ajudado!

Abraço, Dr. Ícaro Alves Alcântara

Recentemente, lancei meu 9º livro, TOTALMENTE GRATUITO. Neste livro, apresento o mapa que meus melhores pacientes utilizaram para obter sucesso com uma saúde de qualidade. BAIXE AGORA MESMO! É GRATUITO PARA BAIXAR E COMPATILHAR.

Com o objetivo de assegurar sempre o melhor conteúdo para você, leitor ou leitora, nosso site passa por atualizações constantes. Este post foi atualizado em:

Dr. Ícaro Alves Alcântara

CRM: 11639-DF

Contato: 61 99646 - 7775

(marcação de consultas, inclusive online: pacientes de todo o Brasil e exterior)

Email:

recepção.med@gmail.com

Principal material em SAÚDE

www.icaro.med.br/saude

Entre para nosso grupo no Telegram para receber em primeira mão nossos posts

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você procura?

DESTAQUE

Receba atualizações sobre saúde no seu email

Inscreva-se para receber dicas incríveis sobre saúde, bem-estar e hábitos saudáveis de vida, além de outros assuntos relevantes na área da saúde. Mantenha-se atualizado para uma vida mais saudável e feliz.