antibióticos podem levar a problemas com glúten e até à doença celíaca?
LEIA: https://saude.abril.com.br/alimentacao/o-uso-excessivo-de-antibioticos-pode-causar-doenca-celiaca/
Entendam:
- O uso abusivo de antibióticos mata bactérias intestinais, as “ruins” e as “boas”.
- Doses excessivas ou repetidas podem dificultar muito a recuperação de uma adequada flora bacteriana intestinal (necessária à sua saúde).
- Uma flora ruim colabora de maneira importante para que seus intestinos fiquem inflamados e com permeabilidade excessiva (assim deixando passar para o sangue o que não deveria).
- “Isso contribui para o contato do glúten com as células de defesa… incitando o surgimento de reações contra essa proteína”. É aí que mora o perigo: esse estímulo exagerado das nossas defesas pode destruir a mucosa intestinal, levando ao quadro característico da doença celíaca, ou seja, inflamação e má absorção de nutrientes” (texto no link).
*Nesses casos, a tendência genética à doença celíaca (DC), que muitos têm por aí (e a maioria sequer sabe), pode manifestar-se; ou, pelo estímulo excessivo, indevido, do sistema imunológico, a pessoa manifestar sintomas compatíveis mas de sensibilidade não celíaca (por mais que os sintomas em muito possam assemelhar-se à DC).
O glúten faz mal para a maioria das pessoas… E é pelo menos de digestão difícil para todos! Mais sobre os males do glúten para a saúde (sim, ele faz mal para você):
https://icaro.med.br/?s=GLUTEN
Resumindo: O uso excessivo ou repetido de antibióticos pode levar a perturbações intestinais que podem causar ou agravar doenças em todo o corpo.
E a maioria dos médicos sequer valoriza repor a flora bacteriana intestinal (ou ao menos ajudar nisso) após o uso dos antibióticos, o que pode deixar o paciente em situação bem desfavorável!