MITOS e Falsos Mitos em Saúde: Conheça, Informe-se e Proteja-se!

Assino diversos periódicos, sites e revistas online para me manter atualizado em saúde, incluindo algumas fontes confiáveis e outras meramente informativas, para saber o que está sendo discutido. Afinal, também se aprende com exemplos negativos: o que não dizer, o que não fazer, etc. E a história se repete: de tempos em tempos, alguém decide falar sobre “Mitos em Saúde”, tentando demonstrar que o que define um “mito” não é apenas seu entendimento sobre a questão, mas também o “senso comum”. Afinal, todo ser humano quer ter razão, e nada melhor para isso do que tentar mostrar que muita gente concorda com seu ponto de vista. Há alguns dias, isso aconteceu novamente.

Sou assinante do canal de Saúde do Newsmax, principalmente para saber o que está em voga e, muitas vezes, oferecer minha interpretação técnica e fundamentada. Recentemente, foi publicado lá um artigo intitulado “Mitos em Saúde em que seus Médicos gostariam que você parasse de acreditar” (link do artigo), e decidi lê-lo atentamente, pois esse tipo de texto costuma estar repleto de erros, preconceitos, opiniões mal fundamentadas, sugestões tendenciosas, ironias e dados manipulados, permeados por algumas informações até interessantes.

Foi exatamente isso que ocorreu! Resumindo, uma jornalista, aparentemente com pouca experiência técnica e de consultório em Saúde, decidiu citar a maioria dos pontos de vista de outra em condições similares, mas atendendo à maioria dos conceitos mais tradicionais e/ou oficiais. Claramente, o resultado é de qualidade muito duvidosa. Afinal, não é porque um palpiteiro dá muitos palpites que ele, após tantos, aprende a palpitar com razão.

Falaram, então, na minha opinião, algumas inverdades sobre temas como ingestão de água, desintoxicação, glúten, músculos, emagrecimento, alergias, câncer, uso do Google para diagnósticos, entre outros assuntos. Neste vídeo, não apenas aponto onde acredito que erraram, mas também compartilho o que considero correto sobre cada um desses tópicos, visando ajudar na saúde de vocês. Além disso, ensino como identificar materiais de qualidade (e os que não são) sobre saúde na Internet e alerto que nem tudo que é verdadeiro, útil ou apropriado!

Espero que o material seja bastante útil e aguardo comentários, likes, compartilhamentos, sugestões, etc. Vamos ajudar mais gente a cuidar melhor da saúde!

Um abraço.

Recentemente, lancei meu 9º livro TOTALMENTE GRATUITO. Neste livro, apresento o mapa que meus melhores pacientes utilizaram para obter sucesso com saúde de qualidade. BAIXE AGORA MESMO!

Com o objetivo de assegurar sempre o melhor conteúdo para você, leitor ou leitora, nosso site passa por atualizações constantes. Este post foi atualizado em:

Dr. Ícaro Alves Alcântara

CRM: 11639-DF

Contato: 61 99646 - 7775

(marcação de consultas, inclusive online: pacientes de todo o Brasil e exterior)

Email:

recepção.med@gmail.com

Principal material em SAÚDE

www.icaro.med.br/saude

Entre para nosso grupo no telegram para receber em primeira mão nossos posts

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

HÁBITOS SAÚDAVEIS DE VIDA

ASSUSTOS RELACIONADOS

Receba atualizações sobre saúde no seu email

Inscreva-se para receber dicas incríveis sobre saúde, bem-estar e hábitos saudáveis de vida, além de outros assuntos relevantes na área da saúde. Mantenha-se atualizado para uma vida mais saudável e feliz.