Quase todo mundo diz que se preocupa com sua saúde e afirma que cuida “pelo menos um pouco” dela diariamente… Será mesmo? Eu duvido.
Aqui estão 3 verdades universais para você refletir, mesmo que sejam incômodas, são verdadeiras:
- Quem só pensa em saúde quando tem algum sintoma ou doença não tem a saúde como sua real prioridade.
- O que não é prioridade para você dificilmente se tornará realidade.
- O que não se torna realidade não muda sua mente, seus atos e, consequentemente, sua vida.
Existem três panoramas possíveis para quem busca saúde:
- Você não tem saúde, mas deseja recuperá-la.
- Você tem saúde e deseja mantê-la e/ou melhorá-la.
- Você acredita ter saúde, mas deseja saber exatamente o que significa “ser saudável” para fazer as mudanças necessárias.
Aqui estão três dicas para quem realmente deseja alcançar a saúde (a PRINCIPAL: siga o passo a passo disponível em https://icaro.med.br/saude/):
- Busque conhecimento de qualidade para saber o que é necessário fazer para ter saúde, em vez de apenas “seguir em frente” e buscar orientação médica ou “o que fazer no Google” quando estiver doente. As medidas tomadas para tratar sintomas e doenças raramente são suficientes para manter a saúde geral no dia a dia e fortalecer o organismo contra novas enfermidades.
- Acompanhe regularmente o conteúdo de bons profissionais de saúde: posts, textos, vídeos, áudios, livros, etc. Hoje em dia, confiar cegamente no que a mídia amplamente divulga pode fazer você acreditar mais em conteúdos sensacionalistas, patrocinados ou tendenciosos, que podem ser falsos ou prejudiciais para você. Seguindo bons profissionais, você tem mais chances de aprender a selecionar melhor o que vai aplicar em sua saúde e em sua vida, maximizando os benefícios potenciais.
- Esteja sob os cuidados regulares de bons profissionais de saúde, especialmente médicos e nutricionistas, que estejam alinhados com suas ideias saudáveis ou, pelo menos, que as valorizem ou respeitem. Afinal, você não vai querer que aqueles que deveriam ajudá-lo fiquem combatendo seus conceitos sem motivos excelentes e fundamentados para isso, e que o façam pensando apenas no que é melhor para você.
Explico tudo isso com mais detalhes no meu vídeo gravado em junho de 2018, onde abordo esses tópicos de forma mais aprofundada.