*** Atualizado em Janeiro/19 ***
(Post meu no Instagram.com/DrIcaroAlves ou Facebook.com/DrIcaroAlves):
“Algumas pontuações minhas sobre Homeopatia:
1 – Desinformados (ou preconceituosos, mesmo) falam que só “funciona” por “efeito placebo”… Sério isso? Como acreditar nisto se há inúmeros bons resultados em plantas e animais, também. Como aplicar “efeito placebo” nestes casos?
2 – Homeopatia é RECONHECIDA como especialidade pelo Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira.
3 – A família real britânica usa (gente esclarecida e com vastos recursos disponíveis, em Saúde e para toda a vida) e coleciona vários exemplos de longevidade e saúde em sua linhagem… Só coincidência?
4 – Vários são os Sistemas Públicos de Saúde em diversos países do mundo que disponibilizam tratamentos homeopáticos há muito tempo, com sucesso; incluindo no Brasil. As estatísticas oficiais comprovam tanto os resultados quanto o grau de satisfação dos usuários.
5 – Aqui há argumentação e evidências científicas SÓLIDAS que COMPROVAM a eficácia e fundamentos da Homeopatia: www.icaro.med.br/HOMEOPATIA e www.homeozulian.med.br
6 – A Homeopatia fundamenta-se em princípios da Medicina Quântica (que está embasada na Física Quântica)… Quem desconhece e por isso acha que “é besteira”, pergunte então para empresas sérias como HP, IBM, Mitsubishi, Toshiba, Lockheed Martin Corporation (e até a NASA) por que estão interessando-se tanto e pesquisando Física Quântica, Computação Quântica, etc. – saiba mais em www.icaro.med.br/MedicinaQuantica
7 – Por que muitos são contra? Talvez por que Homepatia, boa-e-barata (muito eficaz, quando bem feita), ataque interesses comerciais ao muitas vezes evitar que pacientes virem escravos de #remédios, muito rentáveis sobretudo se utilizados cronicamente.
Resumindo, #HOMEOPATIA de verdade FUNCIONA muito bem mas não é para ser entendida ou aplicada nos mesmos moldes e princípios da “#Medicina Convencional”, Alopática ou não vai mesmo ser adequadamente compreendida ou praticada nem surtir bons resultados (como a #MTC, Medicina Tradicional Chinesa: utilizada com sucesso há vários milhares de anos mas pouco tem a ver com a medicina convencional atual) – Tudo na vida tem que ser bem feito!
Boa semana
Ícaro Alves Alcântara
Médico
www.icaro.med.br/ComoEuTrabalho
61 – 996467775 “
www.icaro.med.br/SAUDE
www.icaro.med.br/LIVROS
———–
Acesse também:
www.icaro.med.br/?s=HOMEOPATIA
http://www.icaro.med.br/?s=Homeopatia
e
https://info.icaro.med.br/homeopatia-duvidar-so-pura-ignorancia/
– – – – – – – – –
Escrito por Dr. Ícaro Alves Alcântara
Homeopatia, o que é?
É verdade incontestável: A Medicina homeopática é uma forma eficaz, de baixo custo, segura, sem contra-indicações, natural e de resultados rápidos e duradouros de tratar o ser humano como um todo, buscar sua cura e fortalecer seu organismo, dificultando a ocorrência de doenças. Pode ser utilizada isoladamente para o tratamento de qualquer agravo à saúde e, quando associada a outros métodos terapêuticos, não compromete os bons resultados destes.
Histórico
Os primórdios da filosofia homeopática remontam a 400 anos antes de Cristo quando Hipócrates, considerado o pai da Medicina, deixou claro que existem duas formas de curar: A cura pelo “contrário” e a cura pelo “semelhante”; Foi em 1810 entretanto, após muitos anos de estudos, que o médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann publicou a primeira edição do “Organon da arte de curar” assim lançando as importantes bases da Homeopatia.
Tratamento
Toda medicação homeopática deve ser manipulada (Ou seja, preparada em farmácias de manipulação) mas nem toda medicação manipulada é homeopática. Mesmo porque a preparação de um remédio homeopático segue rigorosas normas de qualidade e estritamente a receita do médico, sendo específica para cada paciente de acordo com seu quadro clínico em particular.
O tratamento homeopático sempre custa menos para o paciente, o que é mais facilmente percebido a médio e longo prazo; Isto deve-se principalmente ao fato das medicações homeopáticas terem normalmente custo reduzido e tratarem várias “doenças” simultaneamente.
Abrangência
A Homeopatia vem ganhando espaço no mundo todo, com muita velocidade. No Brasil e na Índia ela já faz parte do sistema de saúde pública; 40% dos médicos na Holanda utilizam-na; A Inglaterra possui o maior e mais famoso hospital homeopático do mundo e mais de 37% dos médicos do país usam a homeopatia, sendo também de conhecimento público que a Família Real Britânica utiliza-se dela como principal forma de tratamento; Na França, 30% da população usa Homeopatia e mesmo nos Estados Unidos a venda de medicamentos homeopáticos cresceu cerca de 25% no último ano.
Por tudo isso, na busca por Qualidade de Vida, procure a Homeopatia e saiba o que esta ciência médica pode fazer por você e sua família. Seu corpo, sua mente e sua Saúde agradecem.
Regulamentação
A Homeopatia é uma especialidade médica, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina há mais de 25 anos, através da resolução número 1000, de 04 de Julho de 1980. Como tal é uma ciência médica muito respeitada e utilizada no exterior e mesmo no Brasil.
Para acessar outras informações referentes a legislação em homeopatia, clique aqui.
Diferenças Homeopatia/Alopatia
A Medicina mais praticada atualmente, também chamada de “Alopática” ou “Enantiopática”, baseia-se na cura pelos “contrários”, segundo a qual se um indivíduo apresenta inflamação, receberá medicação antiinflamatória; se mostra alergia, tomará um anti-alérgico; se arde em febre, usará um anti-térmico e assim por diante; Desta forma, combate-se uma doença antagonizando seus sinais e sintomas. E assim nem sempre são combatidas suas causas mas tão somente suas conseqüências para o indivíduo.
Resultados
O organismo tratado homeopaticamente torna-se mais forte e resistente a novos desequilíbrios da sua força vital, ou seja, adoece menos em relação ao seu estado anterior ao tratamento homeopático, como fica fácil perceber por tudo o que já foi relatado;
Para toda e qualquer patologia a Homeopatia oferece tratamento, desde as que cursam com dor de qualquer espécie àquelas “crônicas” como alergias, diabetes, hipertensão, depressão, ansiedade e mesmo os tumores.
* Tratamento: “Modo de cuidar ou paliar; conjunto dos meios empregados na cura” (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa)
Consulta
Em uma consulta homeopática TODAS as queixas, detalhadas ao máximo, são levadas em consideração para se chegar à medicação adequada. E estes são os principais motivos pelos quais as consultas homeopáticas são habitualmente tão demoradas e completas.
Para o homeopata, quanto mais detalhadas forem as queixas de cada paciente, tanto mais úteis serão na escolha acertada da medicação homeopática e sua dosagem. É por isto que o Homeopata investiga de forma tão minuciosa seu paciente e seus sinais/sintomas, valorizando características destes que são habitualmente desprezadas em uma consulta médica tradicional não-homeopática. Por exemplo, para um homeopata normalmente não basta saber onde é uma dor, quando começou e o que a melhora ou piora; É muito importante também saber como ela é, se tem relação com qualquer outro fator (Clima, humor, hora do dia, posição, alimentação, hábitos de vida, etc.), se já ocorreu antes, em que circunstâncias, etc. Mas também é fundamental saber como é o paciente, como se relaciona com o mundo, suas “qualidades”, “defeitos”, medos, sonhos, fatos marcantes na sua vida, sua sede, o que gosta, o que odeia, o que deseja, o que evita, etc. Tudo isto porque, conforme já explicado anteriormente, a Homeopatia irá tratar as doenças e assim erradicar ou melhorar os seus sinais e sintomas por abordar o paciente em si como um todo, “ensinando” sua própria força vital a recuperar o equilíbrio e assim recuperar a Saúde;
Como funciona
A Homeopatia, combate as “doenças” ao causar no paciente, através da administração de medicação homeopática, doença similar à que este apresenta só que mais intensa, mais forte porém bastante passageira e controlada/auto-limitada; com isto a força vital do paciente desvia sua atenção para a “doença homeopática”, aprende a lidar com ela, reequilibra-se e assim pode combater a “doença real” com muito mais eficácia, presteza e suavidade. É basicamente assim que funciona a Homeopatia.