A BASE de tudo

Hábitos Saudáveis de Vida e Estilo de Vida Mais Saudável – Por Que Adotá-los e Mantê-los

Vamos direto ao ponto: quaisquer que sejam seus objetivos na vida, desde ganhar dinheiro e ter sucesso até simplesmente viver muito e bem, para alcançá-los, você precisa de uma condição básica: estar vivo. Mas pouco adianta estar vivo sem ter corpo e mente funcionando adequadamente. O mau funcionamento de um afeta o desempenho do outro. Mais informações podem ser encontradas em http://www.icaro.med.br/viver/. Então, é óbvio que todo ser humano precisa fornecer ao seu organismo, diariamente, condições para funcionar adequadamente, ou adoecerá ou mesmo morrerá.

Dentro desta lógica, é essencial falar sobre três conceitos modernos: tempo, produtividade e estresse. Quem consegue gerenciar bem seu tempo alcança melhores resultados, tem mais sucesso e obtém maior produtividade com menos estresse associado. Afinal, o estresse é um dos grandes fatores de adoecimento na atualidade, como descrito em https://icaro.med.br/falta-de-tempo-ou-falta-de-planejamento/. Sem saúde, a “máquina” que possibilita tudo isso simplesmente não pode funcionar. Se seu corpo e/ou mente não estiverem bem, você não conseguirá trabalhar ou produzir adequadamente em qualquer área da vida. Doente, você perde muito tempo e, sem dúvida, sua produtividade diminui. Agora, imagine que, enquanto isso acontece com você, alguém mais saudável pode conquistar a oportunidade que esperava para mostrar que pode produzir bem na sua área, talvez até mais e melhor do que você.

Sobre doenças e distúrbios ou desequilíbrios gerais, seu organismo tem o potencial de auxiliar no tratamento de todos eles e, em muitos casos, até se auto tratar. No entanto, para isso, ele precisa do seu apoio: proporcionando condições para reparar danos, combater invasores, recuperar-se, manter e restabelecer seu equilíbrio.

Agora que concordamos sobre a vital importância de cuidar da saúde total do nosso organismo, tanto do corpo quanto da mente, surge a pergunta: como fazer isso? A Universidade de Stanford respondeu em um estudo “recente” que concluiu ser algo bem mais importante do que genética, condições ambientais e até mesmo acompanhamento médico regular para viver mais e com saúde e qualidade de vida. Cerca de 60% da nossa longevidade com saúde provém do nosso estilo de vida. Em outras palavras, seus hábitos de vida são, comprovadamente, os fatores mais importantes e decisivos no seu estado de saúde ou doença. Eles determinam por quanto tempo você viverá, com que grau de produtividade, capacidade e bem-estar.

E hábitos saudáveis de vida são condições que só você pode fornecer para o seu organismo. Conscientizando-se da sua importância, adotando e mantendo-os, você permite que seu corpo e mente se fortaleçam para evitar e combater doenças, agindo nas suas causas. Assim, é possível prevenir, eliminar ou melhorar sintomas de forma natural, duradoura e bastante efetiva. Lembre-se sempre que nenhum tratamento realmente funciona em quem não busca ter e manter o máximo de hábitos de vida saudáveis.

Quais são eles?

1 – Beba água a cada hora: A maior parte do corpo é constituída por água; portanto, na sua ausência, tudo no organismo é prejudicado e funciona pior. É essencial ingerir água várias vezes ao dia, pelo menos 3 litros por dia para um adulto. A falta de água está relacionada a praticamente todas as doenças e sintomas, desde obesidade e dores de cabeça até pressão alta, inflamações e doenças circulatórias em geral.

2 – Alimente-se a cada três horas: Os alimentos fornecem energia e matéria-prima para nosso organismo se reconstruir. Portanto, é necessário receber esses nutrientes em variedade (e sem excessos) a cada três horas. Ficar muito tempo sem comer é como um carro com problemas de combustível: simplesmente não funciona bem.

3 – Coma fibras pelo menos duas vezes ao dia: Folhas verdes, frutas, cereais, granolas, brotos, cogumelos e similares são ricos em fibras. É importante consumir entre 25 e 35 gramas de fibras por dia. Por que são importantes? Porque ajudam a limpar nosso organismo internamente e nenhum intestino funciona adequadamente sem elas.

4 – Pratique exercícios pelo menos três vezes por semana, por mais de 30 minutos cada vez: Exercícios físicos regulares, como caminhadas, ginástica e pedalar, melhoram a circulação do sangue. Isso auxilia o coração em sua função e evita as piores consequências dos entupimentos de veias e artérias, como aumento de pressão, tromboses, embolias, infartos e derrames. Também contribuem para respirar melhor e ganhar mais músculos, essenciais para uma terceira idade mais saudável. É mais seguro buscar avaliação médica antes de iniciar uma atividade física.

5 – Cuide do seu sono: Durante o sono, seu corpo e sua mente se recuperam do dia que passou e se preparam para o próximo. Isso inclui fixação de memórias, reposição de nutrientes, seleção do que é necessário e o que precisa ser eliminado, entre outros. Quem não dorme bem, está adoecendo aos poucos. Prefira dormir no escuro, em ambiente tranquilo, por horas suficientes, com bom colchão e travesseiros.

6 – Respire corretamente: A vida rápida e estressante atual faz com que respiremos cada vez mais superficialmente, o que prejudica o fornecimento de oxigênio ao nosso organismo. Este gás é fundamental para o bom funcionamento de corpo e mente. Lembre-se sempre que temos três “combustíveis” vitais: o ar que respiramos, a comida que comemos e a água que bebemos. Problemas com qualquer um deles podem levar a doenças.

7 – Reduza seu estresse: O estresse é uma das maiores causas de doença na atualidade. Para combatê-lo, seguem quatro dicas básicas:

  • 1 – Planeje-se e seja menos surpreendido pelos imprevistos;
  • 2 – Foque sua energia na ação para resolver problemas, em vez de ficar remoendo os problemas;
  • 3 – Evite fazer “tempestade em copo d'água”, pois isso consome sua energia e pouco resolve;
  • 4 – Mantenha atividades regulares de lazer e desligue-se periodicamente. Afinal, até uma máquina precisa ser desligada de vez em quando para “esfriar”, não é?

8 – Mantenha uma postura positiva e pró-ativa: O pensamento negativo prejudica o funcionamento de vários sistemas do corpo, enquanto o positivo ajuda.

9 – Consulte regularmente os profissionais de saúde adequados e siga suas orientações: Consultas regulares permitem identificar e tratar distúrbios em sua fase inicial, além de receber orientações sobre prevenção e tratamentos. Mesmo quem se cuida pode adoecer. Por isso, é fundamental seguir os tratamentos exatamente como prescritos pelos profissionais, para que tenham a maior chance de sucesso.

10 – Evite cometer excessos e intoxicar-se: O excesso de qualquer coisa sempre é prejudicial e pode intoxicar o organismo. Portanto, excessos devem ser ocasionais e são mais bem tolerados por um organismo bem cuidado diariamente. Por exemplo, mais de duas xícaras de café expresso por dia podem causar sintomas como aumento da pressão arterial, gastrite, má absorção de cálcio, mau funcionamento intestinal, entre outros. Além disso, fumaças de qualquer tipo, desde cigarro até poluição, agrotóxicos, excesso de exposição solar, drogas e afins, envenenam o organismo e sobrecarregam os sistemas de desintoxicação, causando, mantendo ou piorando sinais, sintomas e doenças. Você já produz toxinas simplesmente por estar vivo… Então, por que permitir a entrada de mais toxinas no seu corpo e mente?

11 – Exponha-se mais ao “Bom Sol”: Mais da metade da humanidade tem deficiência de vitamina D, que na verdade é um hormônio essencial para mais de 220 processos no organismo. A principal fonte de vitamina D é a conversão do colesterol na pele pela exposição à luz solar. Por isso, pelo menos três vezes por semana, é aconselhável (a menos que haja orientação médica em contrário) se expor ao Sol em horários adequados por 20 a 30 minutos (antes das 9h30 e após as 16h30) para que seu organismo produza vitamina D. Essa vitamina ajuda a controlar a pressão arterial, melhorar a imunidade e fixar cálcio onde necessário, como nos ossos, entre outros efeitos benéficos.

Se você incorporar o máximo possível desses hábitos em sua vida diária, terá mais saúde e um organismo mais capaz de responder aos diversos fatores de desequilíbrio aos quais estamos expostos todos os dias. O resultado? Menos doenças e muito mais qualidade de vida e bem-estar, fatores que contribuem para maior produtividade, capacidade, longevidade e, consequentemente, maiores chances de sucesso!

É importante destacar que não se trata de uma abordagem tudo ou nada: não é preciso ter todos os 11 hábitos saudáveis perfeitos de imediato para obter resultados. Quanto mais desses hábitos você adotar e manter, da melhor forma possível, de acordo com seu esforço real e condições pessoais, maior e melhor será o efeito benéfico sobre a sua saúde, de forma cumulativa. Contudo, cada pessoa tem seu próprio ritmo para implementar mudanças. O importante é realmente começar a praticá-las, mesmo que seja gradualmente.

Um abraço,
Ícaro

Mas, você pode se perguntar, “COMO POSSO TE AJUDAR?” A resposta começa com a compreensão de que cada pessoa tem um conjunto único de expectativas, preocupações e sonhos. Se você busca não apenas alívio para suas condições de saúde, mas também um caminho para uma vida mais plena e saudável, estou aqui para oferecer apoio. Juntos, exploraremos as abordagens e tratamentos mais adequados às suas metas de saúde e bem-estar. MARQUE SUA CONSULTA – saiba mais como eu trabalho em https://icaro.med.br/comoeutrabalho/

Recentemente, lancei meu 9º livro, TOTALMENTE GRATUITO. Neste livro, apresento o mapa que meus melhores pacientes utilizaram para obter sucesso com uma saúde de qualidade. BAIXE AGORA MESMO! É GRATUITO PARA BAIXAR E COMPATILHAR.

Com o objetivo de assegurar sempre o melhor conteúdo para você, leitor ou leitora, nosso site passa por atualizações constantes. Este post foi atualizado em:

Dr. Ícaro Alves Alcântara

CRM: 11639-DF

Contato: 61 99646 - 7775

(marcação de consultas, inclusive online: pacientes de todo o Brasil e exterior)

Email:

recepção.med@gmail.com

Principal material em SAÚDE

www.icaro.med.br/saude

Entre para nosso grupo no Telegram para receber em primeira mão nossos posts

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você procura?

DESTAQUE

Receba atualizações sobre saúde no seu email

Inscreva-se para receber dicas incríveis sobre saúde, bem-estar e hábitos saudáveis de vida, além de outros assuntos relevantes na área da saúde. Mantenha-se atualizado para uma vida mais saudável e feliz.