Via: https://clinicahigashi.com.br/
Todos sabemos que uma boa alimentação é um dos principais pilares da saúde. Nutrir o nosso corpo é fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico. Saiba alguns alimentos que podem ajudar na imunidade.
✔ Cebola – rica em quercetina, um bioflavonoide com ação anti-inflamatória e imunomoduladora.
✔ Alho – rico em compostos sulfúricos, como a cisteína, que é o principal aminoácido para formação da glutationa, um dos mais importantes sistemas antioxidantes e detoxificantes.
✔ Chá verde – rico em epigalocatequina, substância anti-inflamatória e mimetizadora da restrição calórica, além da ação termogênica.
✔ Curry – rico em cúrcuma longa, que atua em dezenas de vias metabólicas com ação anti-inflamatória, inibindo a NF Kappa Beta, com propriedades antitumorais e antimicrobianas.
✔ Uva roxa – rica em resveratrol, flavonoide antioxidante, anti-inflamatório, antitumoral e mimetizador da restrição calórica.
✔ Cogumelos – ricos em beta-glucano, um polissacarídeo que ativa o sistema imune, aumentando a resistência contra vírus, bactérias, fungos e protozoários.
✔ Abacate – rico em gorduras monoinsaturadas (gordura anti-inflamatória), carotenoides e glutationa (antioxidantes).
✔ Brócolis e couve – ricos em isotiocianatos, substâncias desintoxicantes que ajudam o fígado a eliminar as toxinas.
✔ Nuts (amêndoas, castanhas e nozes) – ricas em gorduras mono e poli-insaturadas, vitamina E, selênio, zinco, minerais antioxidantes e essenciais para o bom funcionamento dos linfócitos (células fundamentais para a imunidade).
✔ Óleo de fígado de bacalhau – rico em vitamina A (antioxidante e imunomoduladora), é a maior fonte de vitamina D via alimentação (hormônio com ação imunomoduladora, que atua no metabolismo do cálcio).
✔ Frutas cítricas – ricas em vitamina C. Cada cor diferente vai conter algum bioflavonoide, antioxidante com ação benéfica à saúde.
✔ Gengibre – rico em gingerol e shogaol; além de termogênico, é imunomodulador.
✔ Peixes de águas profundas (atum, salmão) – ricos em ômega 3, ácidos graxos poli-insaturados, com ação anti-inflamatória, além de nutrir as membranas celulares das células nervosas.
✔ Proteína do soro do leite ou whey protein (retira-se a melhor parte do leite) – proteína de alta biodisponibilidade, rica em vários aminoácidos. Ingerir a glutamina, nutriente mais importante para o enterócito, célula do intestino delgado. Preferir sempre os isolados e hidrolisados.
✔ Abacaxi – rico em bromelaína, enzima que ajuda na digestão de proteínas e tem ação anti-inflamatória.