Dica do Ícaro: Minuto do Bom Senso

Um minuto do Bom Senso de vocês, por favor:

Por vezes, pacientes, vários meses após a última consulta ou retorno comigo, mandam e-mail (ou Inbox, WhatsApp… Por mais que eu já tenha deixado claro que estas últimas vias de contato são só para urgências…) perguntando se podem ou devem repetir suas últimas prescrições sem “necessidade de reavaliação em consultório” e, em caso afirmativo, o que deveria ser mantido.

Resposta: NÃO!

Justificativa: Os suplementos e/ou remédios que foram indicados para você tiveram prescrição baseada naquele seu momento de vida, suas queixas, sua história clínica na ocasião, seus exames complementares e um tempo máximo recomendado para avaliar ou checar o resultado do tratamento proposto – tudo isto para que em nova avaliação, dependendo dos efeitos no seu caso, a conduta seja revista e retirado o que não mais for necessário, mudar o que eventualmente seja preciso e até acrescentar substâncias que novos exames, sintomas e condições indiquem serem necessárias. Ou seja, se você simplesmente repete a receita, errou a farmácia (que prolongou seu uso de ativos que talvez nem sejam mais os mais adequados para o seu caso, podendo até levar a sintomas de overdoses e intoxicações) e errou você que pode conseguir efeitos diferentes, menores ou até ruins.

Entendeu, agora, a necessidade de reavaliação periódica pelo seu (ou seus, se mais de um trabalhando bem em multidisciplinaridade, o que é o ideal) profissional de saúde?

Boa semana!

Alguns pacientes parece que ficam chateados comigo quando explico isto tudo mas é conduta baseada em bom senso, boa técnica/prática e, acima de tudo, o melhor interesse de atender realmente BEM cada paciente.

Mas, você pode se perguntar, “COMO POSSO TE AJUDAR?” A resposta começa com a compreensão de que cada pessoa tem um conjunto único de expectativas, preocupações e sonhos. Se você busca não apenas alívio para suas condições de saúde, mas também um caminho para uma vida mais plena e saudável, estou aqui para oferecer apoio. Juntos, exploraremos as abordagens e tratamentos mais adequados às suas metas de saúde e bem-estar. MARQUE SUA CONSULTA – saiba mais como eu trabalho em https://icaro.med.br/comoeutrabalho/

Recentemente, lancei meu 9º livro, TOTALMENTE GRATUITO. Neste livro, apresento o mapa que meus melhores pacientes utilizaram para obter sucesso com uma saúde de qualidade. BAIXE AGORA MESMO! É GRATUITO PARA BAIXAR E COMPATILHAR.

Com o objetivo de assegurar sempre o melhor conteúdo para você, leitor ou leitora, nosso site passa por atualizações constantes. Este post foi atualizado em:

Dr. Ícaro Alves Alcântara

CRM: 11639-DF

Contato: 61 99646 - 7775

(marcação de consultas, inclusive online: pacientes de todo o Brasil e exterior)

Email:

recepção.med@gmail.com

Principal material em SAÚDE

www.icaro.med.br/saude

Entre para nosso grupo no Telegram para receber em primeira mão nossos posts

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você procura?

DESTAQUE

Receba atualizações sobre saúde no seu email

Inscreva-se para receber dicas incríveis sobre saúde, bem-estar e hábitos saudáveis de vida, além de outros assuntos relevantes na área da saúde. Mantenha-se atualizado para uma vida mais saudável e feliz.