Dosagem de hormônios na saliva – Tire suas próprias conclusões
Mais uma vez, meu intuito com este artigo é apenas que você, leitor, forme sua própria opinião, mas com o devido embasamento. Ou seja, após analisar criticamente informações “de ambos os lados” envolvidos na questão; o que você decidir, é direito seu, já que vai impactar mesmo é na sua saúde!
Já há algum tempo, percebi que no Brasil a grande maioria dos laboratórios realiza na saliva somente a dosagem de cortisol. Talvez isso ocorra porque os planos de saúde só cubram esta dosagem salivar. Mas
✅ O cortisol tem estrutura molecular similar a vários outros hormônios, como dehidroepiandrosterona (DHEA), estradiol, estrona, progesterona, testosterona e outros. Para mais informações, consulte: https://icaro.med.br/colesterol-e-hormonios-qual-e-a-relacao/
✅ Uma paciente que veio de Portugal me disse que no sistema de saúde público de lá, e de vários outros lugares da Europa, a dosagem dos hormônios citados acima é coberta pelo próprio estado.
Por isso, resolvi estudar mais o assunto, algo que sempre faço quando alguma coisa me parece contraditória ou pelo menos “estranha”. E pesquisando na internet, encontrei principalmente estes artigos, links, textos e opiniões que confirmam o que eu já suspeitava: que a dosagem salivar dos hormônios esteroidais, advindos do colesterol, parece mesmo muito superior e confiável em relação à sanguínea. Isso porque bem sabemos que água e óleo não se misturam e, por isso, até por questão de lógica, hormônios com base lipídica não poderiam mesmo se misturar direito ao sangue, cuja base é mais de 90% água.
🔗 Hormones in saliva – https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/3512171/
🔗 [Current status of salivary hormone analysis] – https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19789121/
🔗 Current status of salivary hormone analysis – https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18757583/
Mas é claro que nenhuma formação de opinião coerente pode deixar de ouvir os opositores a uma ideia e, por isso, busquei conhecer sua exposição de motivos, que pode ser bem sintetizada pelo conteúdo destes links:
🔗 Salivary Tests – https://www.aetna.com/cpb/medical/data/600_699/0608.html
Só que há falhas diversas e algumas até grosseiras na “argumentação” de quem continua defendendo o “ortodoxo”, a suposta supremacia da dosagem sanguínea dos hormônios esteroidais.
Sobre o primeiro link:
🟩 É material produzido por um dos maiores “planos de saúde” dos EUA e, para quem conhece um pouco da realidade do Sistema de Saúde de lá, com quase 60 milhões de americanos sem sequer terem direito a saúde, fica fácil imaginar que a “confiabilidade” do que está exposto pode estar modulada por interesses na redução de custos para o plano e, assim, aumento de lucros. Para entender o que eu disse, sugiro fortemente que você assista o documentário de Michael Moore, Sicko, amplamente disponível na internet: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=3659666
🟩Critica a superioridade da dosagem hormonal na saliva para hormônios esteroidais, em comparação à sanguínea, baseando-se em referências de mais de 5 anos de idade. Se considerarmos que o conhecimento humano dobra a cada 4 anos, isso é relevante. Quando aponta referências mais novas, é para discorrer sobre a dosagem salivar do cortisol, que já está bem estabelecida como útil e superior em diversos consensos internacionais e mesmo brasileiros. Ou seja, ou está baseada em artigos mais antigos do que os que defendem a dosagem salivar embasada, ou apenas reitera o conhecido sem concluir nada de útil.
Sobre o segundo link:
Trata-se de uma resolução do CFM onde a instituição proíbe no Brasil a dosagem salivar de hormônios no contexto do antienvelhecimento, curiosamente, até a dosagem do cortisol, já largamente reconhecido como inquestionavelmente útil pela comunidade médica. Além disso, inclui várias outras proibições. Porém, é um documento de teor e consequências polêmicos e já amplamente questionados em nosso país, de embasamento duvidoso, na minha opinião.
https://www.facebook.com/icaro.aa/posts/242118182581085
Uma vez exposto tudo isto, para quem leu e analisou criticamente todo o exposto, pergunto: qual é a sua opinião sobre o assunto?
Um abraço e boa reflexão! – Ícaro Alves Alcântara