Suplementação de VITAMINAS e MINERAIS – Questão de pura LÓGICA

TODO ser humano precisa de muitas vitaminas e minerais para viver, e precisa recebê-los diariamente, regularmente, de boa qualidade e nas quantidades corretas, ou irá adoecer e até mesmo morrer.

E é claro que a fonte mais natural e desejável para eles é uma boa alimentação que, associada aos demais hábitos saudáveis de vida, irá permitir sua absorção e metabolização adequadas, assim como a eliminação de excessos.

O problema é que a maioria das pessoas não se alimenta adequadamente e, por isso, depende de suplementação adequada e bem orientada.

LEIA ESSE POST E ENTENDA MELHOR

O quanto e por que é NECESSÁRIA a SUPLEMENTAÇÃO para a maioria dos seres humanos
O quanto e por que é NECESSÁRIA a SUPLEMENTAÇÃO para a maioria dos seres humanos LEARN MORE

O ideal é que uma boa suplementação seja baseada em um quadro clínico e exames complementares o mais abrangentes possível. No entanto, isso pode se tornar muito caro (e a maioria dos convênios recusa-se a cobrir as despesas com isso) para dosar todos os minerais e vitaminas necessários para orientar essa suplementação premium. Além disso, para algumas vitaminas/minerais, sequer há como dosá-los de maneira confiável.

Por isso, a maioria das suplementações é baseada principalmente no quadro clínico e no conhecimento/experiência do profissional de saúde que indica e acompanha o processo. Como se diz, “a clínica é soberana”.

Também é por isso que muitos profissionais de saúde preferem contar com os polivitamínicos (também conhecidos como poliminerais). É extremamente raro que as pessoas apresentem apenas uma carência de nutrientes, e o organismo com hábitos de vida razoavelmente adequados tem o potencial de eliminar eventuais excessos de vitaminas e minerais.

Em relação a como isso é feito, é sempre melhor usar uma fórmula de vitaminas e minerais manipulada, que assim terá estes prescritos nas suas formas de melhor qualidade e na quantidade e posologia adequadas para o paciente (novamente ressaltando aqui a importância da experiência, conhecimento e bom senso do profissional de saúde que acompanha o paciente). No entanto, são muitos os pacientes que não querem ficar andando por aí com a obrigação de tomar vários sachês e cápsulas ao longo do dia, já que a administração e absorção gradual costumam ser desejáveis para esses pacientes. Sim, para polivitamínicos/minerais, é usualmente melhor que o organismo tenha a oportunidade de absorvê-los várias vezes por dia, pois administrá-los em doses muito altas poucas vezes tende a ser visto como excesso e eliminado, resultando em “urinas e fezes mais caras do mundo e seu dinheiro sendo jogado fora”.

Esses pacientes costumam preferir, muitas vezes, a praticidade de polivitamínicos “comerciais”, que efetivamente têm menor qualidade que os manipulados (de acordo com a necessidade de cada paciente), mas costumam ser mais baratos e mais fáceis de tomar. E é claro que, para um paciente que precisa de vitaminas e minerais (a maioria), entre um que não vai usar as fórmulas de vitaminas/minerais e outro que só vai usar se forem os polis-comerciais, a maioria dos profissionais sensatos que conheço fica com a segunda opção.

E sobre as críticas que vitaminas e minerais “vez por outra recebem”: que “não servem para nada”, que são “perda de dinheiro”? Quase todas se apoiam na “avaliação” de uma ou outra vitamina (e mineral) isoladamente e, por isso, em sua maioria, já não merecem a mínima credibilidade, pelo simples fato de que no organismo NUNCA uma só vitamina ou mineral age isoladamente para um efeito: sempre há interação de vários deles, em vários sistemas do corpo e mente (em outras palavras, para cada sintoma ou doença no organismo sempre haverá vários distúrbios associados, como carências, intoxicações, estresse oxidativo, etc. – não dá para eleger um só “culpado”); valorizar essas críticas seria como olhar para um carro parado e dar certeza de que seu problema é só falta de combustível: pode ter problemas mecânicos e a necessidade de reparos em uma infinidade de peças.

Nos vídeos a seguir, veremos mais detalhes sobre a suplementação: quem precisa, quando, como e por quanto tempo. Quais são os melhores suplementos? E quais são os recomendados? Além disso, abordaremos mitos e verdades relacionados ao assunto.

VIDEO 1:

Nesta Live, gravada em setembro de 2018 para o https://www.facebook.com/DrIcaroAlves, abordei todos esses tópicos e muito mais, discutindo diversos suplementos como: polivitamínicos e poliminerais, ômega-3, CoQ10, probióticos, vitamina D3 + K2, magnésio, iodo, complexo B, ferro, zinco, vitamina A, C e E, enzimas digestivas, resveratrol, licopeno, energéticos, chás, colágeno e vários outros.

VIDEO 2 – Assista ao vídeo a seguir para entender mais sobre a possibilidade de suplementos, como o chá verde e outros, causarem danos hepáticos.

⚠️ IMPORTANT NOTICE ⚠️

The information provided on this website is exclusively informative and educational, e do not constitute a medical prescription. They do not replace professional assessment, diagnosis or treatment. Always consult a doctor you trust before making any decisions about your health.

With the aim of always ensuring the best content for you, the reader, our website is constantly being updated. This post was updated on:

I recently released my 9th book, TOTALLY FREE. In this book, I present the map that my best patients have used to achieve success with quality health. DOWNLOAD IT NOW! IT'S FREE TO DOWNLOAD AND SHARE.

But, you may wonder, “HOW CAN I HELP YOU?” The answer begins with understanding that each person has a unique set of expectations, concerns and dreams. If you're looking not only for relief from your health conditions, but also for a path to a fuller, healthier life, I'm here to offer support. Together, we'll explore the approaches and treatments best suited to your health and wellness goals. BOOK YOUR APPOINTMENT - learn more about how I work at https://icaro.med.br/comoeutrabalho/

Dr. Ícaro Alves Alcântara

CRM: 11639-DF

Contact: 61 99646 - 7775

(appointment booking, including online: patients from all over Brazil and abroad)

Email:

recepção.med@gmail.com

Main material in HEALTH

icaro.med.br/saude

Join our Telegram group to receive our posts first hand

Did you like this content? Share it!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What you looking for?

HIGHLIGHTS

Receive health updates in your e-mail

Sign up to receive incredible tips on health, well-being and healthy lifestyle habits, as well as other relevant health topics. Keep up to date for a healthier and happier life.