Minha opinião: Como médico e alguém que cuida da saúde, tenho visto que quem realmente quer recuperar, manter e otimizá-la, quando obtém sucesso nisto, é porque deu atenção prioritária a:
- Adotar e manter bons hábitos de vida (água, alimentação, exercícios físicos, sono, respiração, etc. – Estes: www.icaro.med.br/12Passos)
- Descobrir carências de nutrientes e supri-las via bons alimentos e suplementos (quando necessários).
- Remover excessos do organismo, que sobrecarregam-no (desintoxicação).
- Resolver causas e combater excessos de inflamação e estresse oxidativo.
- Resumindo: dar condições para o próprio corpo reparar-se, recuperar-se e tornar-se mais forte contra novas agressões, dando suporte a estes processos, da forma mais natural possível, sempre que necessário (aqui entram os medicamentos).
Logicamente, parece natural e desejável que quem valoriza tudo isto de verdade tenda a buscar (ou deveria) acompanhamento por profissionais de saúde diversos que também valorizem estes preceitos – afinal, compatibilidade entre o que você quer e quem vai te assessorar em saúde é fundamental para obter e manter bons resultados.
Pois saiba que estes cinco fundamentos citados acima são os pilares da prática ortomolecular em medicina (saiba os detalhes sobre ela em www.icaro.med.br/ORTOMOLECULAR), reconhecida e normatizada pela resolução 2004/2012 do Conselho Federal de Medicina.
Ou seja, todo profissional de saúde que utiliza todos ou parte destes preceitos em sua atuação junto ao paciente está “praticando ortomolecular”, por mais que eventualmente não queira, não saiba ou “não possa” admitir isto; e talvez seja este um dos motivos de cada vez mais médicos estarem buscando pós-graduações no assunto: pacientes cada vez mais informados e atualizados naturalmente demandam profissionais capazes, atualizados e interessados, mais focados em saúde que meramente em doenças, mais empenhados em combater causas que meramente tratar sintomas.
Acredito seriamente que toda prática em medicina deveria priorizar estes pilares, junto a um atendimento o mais humanizado possível e realmente interessado no paciente e em ajudá-lo. O que vocês acham?
E posso estar errado, mas picareta parece-me ser quem propaga mitos, inverdades, incorreções para atender interesses e focos pessoais e, assim, presta desserviço à população…
Evidências científicas em ortomolecular? Por exemplo, esta base de dados é uma das melhores: www.MEDICINACOMPLEMENTAR.com.br
Por tudo isto, sugiro que você saiba mais sobre ortomolecular, baseando-se em boas fontes para isto: tem tudo para trazer benefícios quando bem praticada e embasada!