Exercício físico regular – por que é mais que importante: É FUNDAMENTAL

Exercício físico regular – por que é mais que importante: É FUNDAMENTAL

Você já ouviu falar de uma zebra que sofreu um “derrame” ou de um leão que teve um infarto? Pois é: vários casos começaram a ocorrer em animais que foram retirados de seu habitat natural e levados para zoológicos. Isso sugere que até animais, mais fortes e rápidos que o ser humano, podem desenvolver complicações cardiovasculares quando reduzem sua atividade física diária. Agora, imagine o quanto isso é mais provável em seres humanos sedentários…

Pensemos em uma porta nova: se ela não for aberta, fechada e lubrificada regularmente, logo apresentará dificuldade em se abrir, vai emperrar e emitir sons, indicando que sua movimentação está comprometida. Aplicando essa analogia ao organismo humano:

  • A porta representa nosso corpo e mente.
  • O óleo de lubrificação é a água.
  • As dobradiças são nossas articulações, músculos e circulação sanguínea. Sem água e exercícios físicos, as articulações e músculos começam a “travar” e doer, e o sangue circula mal, não chegando adequadamente às várias partes do corpo e tendendo a ficar “grosso”, coagulando-se excessivamente e obstruindo veias e artérias com mais facilidade.

Seguindo este raciocínio…

De fato, as doenças cardiovasculares, principalmente pressão alta, infartos e derrames, matam cerca de 1.000 pessoas por dia só no Brasil, com o número de sequelas e complicações sendo quase cinco vezes maior. Globalmente, infartos, derrames e pressão alta causam mais mortes do que acidentes, AIDS, câncer, gripe H1N1 ou qualquer outra doença que possamos imaginar.

Então, que tipo de exercício físico fazer? Qualquer um, preferencialmente aeróbico (ou seja, que aumente a respiração) por no mínimo 40 minutos seguidos, ao menos três vezes por semana, ressaltando a importância de uma avaliação médica antes de começar. São boas opções a caminhada, hidroginástica, dança, corrida, natação, tênis, entre outros; os aspectos mais importantes são: manter a regularidade, evitar interrupções e respeitar os limites do seu corpo. E, sem dúvida, o profissional mais qualificado para orientar você nessa questão é o educador físico.

Entre os benefícios reconhecidos do exercício físico regular estão:

  • Melhoria do funcionamento e resistência cardiovascular: um coração mais forte é mais resistente e eficiente, trabalhando menos intensamente para cumprir sua função habitual.
  • Aumento da força, tamanho e flexibilidade dos músculos, enquanto se queima gordura.
  • O exercício físico aeróbico melhora a circulação sanguínea, prevenindo ou melhorando condições como tromboses, varizes e obstruções dos vasos sanguíneos.
  • Aumento do colesterol “bom”, o HDL, que ajuda a reduzir o colesterol total, desobstruir vasos e prevenir novas obstruções.
  • Redução e controle da pressão arterial.
  • Melhora da função respiratória, aumentando a disposição para atividades diárias.
  • Redução do estresse, o que melhora a produtividade diária.

Concluindo, manter o corpo em movimento regularmente não é uma opção, mas uma necessidade. A natureza conta com o apoio dos nossos músculos para ajudar o coração e os vasos sanguíneos no trabalho de circular o sangue adequadamente pelo corpo. Sem esse auxílio, não se surpreenda se doenças cardiovasculares graves se desenvolverem precocemente. Exercício físico regular: este simples cuidado ajuda a evitar doenças e, mesmo quando elas ocorrem, melhora significativamente a recuperação e os efeitos dos tratamentos.

Recentemente, lancei meu 9º livro TOTALMENTE GRATUITO. Neste livro, apresento o mapa que meus melhores pacientes utilizaram para obter sucesso com saúde de qualidade. BAIXE AGORA MESMO!

Com o objetivo de assegurar sempre o melhor conteúdo para você, leitor ou leitora, nosso site passa por atualizações constantes. Este post foi atualizado em:

Dr. Ícaro Alves Alcântara

CRM: 11639-DF

Contato: 61 99646 - 7775

(marcação de consultas, inclusive online: pacientes de todo o Brasil e exterior)

Email:

recepção.med@gmail.com

Principal material em SAÚDE

www.icaro.med.br/saude

Entre para nosso grupo no telegram para receber em primeira mão nossos posts

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

HÁBITOS SAÚDAVEIS DE VIDA

ASSUSTOS RELACIONADOS

Receba atualizações sobre saúde no seu email

Inscreva-se para receber dicas incríveis sobre saúde, bem-estar e hábitos saudáveis de vida, além de outros assuntos relevantes na área da saúde. Mantenha-se atualizado para uma vida mais saudável e feliz.