Exaustão: Também conhecida como esgotamento, fadiga, moleza, estafa e grande cansaço, representa a perda das forças. No dicionário, é sinônimo de “redução acentuada de recursos, consumir por completo, usar até o final”.
Assista ao vídeo para saber se isso se aplica a você e como resolver o problema (agindo de maneira adequada e com o acompanhamento competente necessário):
EXAUSTÃO – você sabia que é algo muito comum hoje em dia? E que compromete a funcionalidade e produtividade em todas as esferas da nossa existência: mental, corporal, espiritual e social?
Você se sente exausto ou exausta? Aliás, você sabe o que é exaustão?
Muita gente está exausta, mas como estão se motivando, trabalhando e levantando da cama todos os dias, acham que estão “bem”, ou os outros acham isso deles. E aí “vão levando a vida”, e o problema pode ir se agravando!
Vou te dizer 7 sinais principais de que você pode estar exausto ou exausta:
- Cansaço
- Irritabilidade e impaciência
- Desmotivação
- Dificuldade para dormir
- Distúrbios de apetite
- Tristeza
- Foco excessivo em si ao invés “do todo”
Você apresenta três ou mais destes sintomas frequentemente? Então, possivelmente, você está, em maior ou menor grau, exausto ou exausta.
E o que fazer? Bem, descobrir as causas, identificá-las e avaliá-las da forma mais completa possível, encará-las de frente e resolver o problema!
Como? Entenda que a exaustão pode vir (e ser mantida e agravada) de cinco fontes e formas básicas, e usualmente duas ou mais delas estão presentes quando o problema é detectado: fatores psicológicos (stress excessivo e lidar mal com ele, introspecção e timidez excessivas, etc), corporais (falta de exercício físico, sono ruim, etc), químicos (carências de nutrientes, intoxicações, etc), físicos (baixos níveis de energia, falta de reposição/renovação adequada desta, etc) ou sociais (isolamento social, “más companhias”, etc).
E tem gente mascarando o problema com estimulantes, vícios, drogas, técnicas de coaching mal aplicadas e negação. Não funcionam por muito tempo (ou não funcionam mesmo), e o problema vai se agravando! Quando você força uma máquina a funcionar sem condições para isso, você precipita sua quebra.
Para tratar a exaustão com sucesso, você precisa conhecer bem esses fatores e lidar melhor com eles. Acredite, ajudo a tratar muitos casos de exaustão no consultório, toda semana. Para ajudar você nisso, assista ao vídeo!
Boa semana!
Ícaro Alves Alcântara