Você precisa de IODO?

A maioria de nós tem carência de iodo, o que pode causar ou agravar diversos sintomas e doenças. Simples assim.

Iodo – o básico que você precisa saber

17 dos SUPLEMENTOS com mais EMBASAMENTO CIENTÍFICO – IODO

Deixe-me compartilhar mitos e verdades sobre o IODO:

1 – Durante a faculdade de Medicina, sendo aluno da UnB, que era a segunda melhor do país na época, o iodo foi pouco abordado; mencionado em apenas uma ou duas aulas, e principalmente em relação à sua importância na produção de T4. Pouco se falou sobre o T3, que é fundamental. Para mais informações sobre o T3, visite: http://www.icaro.med.br/t3.

2 – No entanto, é importante saber que “a pele contém 20% de todo o iodo do corpo, 32% estão nos músculos e 35% no tecido adiposo. O iodo está presente em diversas partes do corpo, mas tende a se acumular nos tecidos glandulares, sendo na tireoide e próstata nos homens, e na tireoide, mamas e ovários nas mulheres”. Além disso, o iodo é essencial para a imunidade e a sudorese, fundamental para o controle da temperatura do corpo e a desintoxicação.

3 – Portanto, níveis adequados de iodo são fundamentais para a saúde de várias maneiras diferentes, mas essa informação é geralmente ensinada apenas em bons cursos de pós-graduação. Muitos profissionais de saúde ainda não têm acesso a esse conhecimento ou não o aceitam.

4 – Há discussões de que a ingestão de iodo pela população brasileira é excessiva, mas ingerir um nutriente não garante que ele seja absorvido pelos intestinos, metabolizado e incorporado da maneira correta no organismo. Além disso, comentaram que as crianças brasileiras, em um estudo de 2001, excretaram muito iodo na urina. No entanto, medir apenas a excreção não assegura a suficiência ou o excesso de iodo onde ele é necessário. Em meu consultório, tenho observado uma maioria de pacientes com deficiência de iodo e sintomas compatíveis. Isso é facilmente detectável por medidas adequadas na pele (exame que realizo no consultório) e na saliva. A dosagem no sangue e na urina também identifica isso, não apenas em termos de aceitabilidade dos níveis, mas de estarem ideais. Afinal, quem quer ter saúde apenas “aceitável”? Todos desejam uma saúde ótima, e por isso os exames devem seguir o mesmo padrão de excelência, certo?

5 – No organismo, há tecidos que utilizam iodo e outros que usam iodeto. Portanto, a suplementação ideal, quando necessária, deve incluir ambos, algo que é pouco considerado. Além disso, para que o iodo seja adequadamente assimilado pelo corpo, o pH corpóreo geral e, especialmente do sangue, precisam estar dentro de limites aceitáveis para cada tecido. Extremos de pH podem impedir que o iodo, mesmo ingerido adequadamente, chegue onde é necessário ou funcione corretamente. O organismo possui vários sistemas para manter o equilíbrio do pH, como os sistemas-tampão, mas esses sistemas podem ser ineficazes diante de uma grande carga tóxica regular, desnutrição e hábitos de vida ruins. Para mais informações, acesse: www.icaro.med.br/12habitos. Não basta apenas “estar vivo” e sobreviver para que tudo funcione perfeitamente!

6 – O iodo é uma das principais carências nutricionais do ser humano. Confira as demais carências e busque bons profissionais de saúde para ajudar a corrigi-las – sua saúde depende muito mais desta correção e da otimização de hábitos de vida do que de remédios. Para mais informações, visite: http://www.icaro.med.br/nove-nutrientes-essenciais-para-vida/.

Recentemente, lancei meu 9º livro, TOTALMENTE GRATUITO. Neste livro, apresento o mapa que meus melhores pacientes utilizaram para obter sucesso com uma saúde de qualidade. BAIXE AGORA MESMO! É GRATUITO PARA BAIXAR E COMPATILHAR.

Com o objetivo de assegurar sempre o melhor conteúdo para você, leitor ou leitora, nosso site passa por atualizações constantes. Este post foi atualizado em:

Dr. Ícaro Alves Alcântara

CRM: 11639-DF

Contato: 61 99646 - 7775

(marcação de consultas, inclusive online: pacientes de todo o Brasil e exterior)

Email:

recepção.med@gmail.com

Principal material em SAÚDE

www.icaro.med.br/saude

Entre para nosso grupo no Telegram para receber em primeira mão nossos posts

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você procura?

DESTAQUE

Receba atualizações sobre saúde no seu email

Inscreva-se para receber dicas incríveis sobre saúde, bem-estar e hábitos saudáveis de vida, além de outros assuntos relevantes na área da saúde. Mantenha-se atualizado para uma vida mais saudável e feliz.