Mito 6: se os exames estão dentro do normal você está bem.

MITO: se seus exames estão dentro dos “valores de referência” do laboratório (aqueles que vêm escritos ao lado de cada resultado), você está “normal”. Isto não é correto!

1 – Estar “normal”, “aceitavel” é diferente de estar realmente bem, ótimo ou no seu melhor (dentro do fisiologico) – cada pessoa tem seus valores ideais!

2 – Todo exame deve ser correlacionado com os habitos de vida e queixas do paciente; afinal, quão normal está um paciente que tem sintomas incômodos apesar de “nada nos exames” (como muitos profissionais falam)?

3 – Os níveis tidos como “normais” para alguns exames são simplesmente absurdos! Por exemplo, o que é tido como “aceitável” para o hormônio SDHEA, para mulheres, é um minimo de cerca de 40 e “máximo” de 430 (para o laboratório em questão), o que é simplesmente um intervalo amplo demais! Ou você acha mesmo que alguem com SDHEA de 50 estará tão bem quanto alguém com SDHEA de 420?

4 – Seus resultados são realmente normais, ideais ou os parâmetros que seu profissional de saúde tem é que estão “equivocados’? Por exemplo, em várias partes do mundo muda o que é aceitável em termos de TSH: na Australia e em vários paises da Europa, o que é tido como ideal é estar abaixo de 2. Nos EUA, abaixo de 3 mas no Brasil absurdamente considera-se TSH “normal” abaixo de 4,7!

Ou seja, uma pessoa pode ter hipotireoidismo e receber tratamento para tal se tiver TSH de 4 na maior parte do mundo MAS no Brasil pode ser considerada “normal” e sequer receber o importante e necessário tratamento, que ajuda a trazer bem-estar! #ficaadica .Você pode ler mais sobre este assunto buscando “Exames Complementares” no www.icaro.med.br

Dr. Ícaro Alves Alcântara

CRM: 11639-DF

Contato: 61 99646 - 7775

(marcação de consultas, inclusive online: pacientes de todo o Brasil e exterior)

Email:

recepção.med@gmail.com

Principal material em SAÚDE

www.icaro.med.br/saude

Entre para nosso grupo no telegram para receber em primeira mão nossos posts

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Assuntos relacionados