ÁGUA e “consensos” sobre ela

Cerca de 23% dos seus ossos, 70% do seu organismo, 77% do seu cérebro e 92% do seu sangue são água. Estas estatísticas anátomo-fisiológicas por si só mostram que é impossível ter saúde sem ela, concordam? E há um vasto material disponível sobre água.

Mas os “consensos oficiais” (no Brasil) dizem que o ser humano deve ingerir “pelo menos” 2 litros de água por dia, quando estou convencido que a recomendação deveria ser de “pelo menos 3 (três) litros por dia, bem distribuídos ao longo do dia (e água de qualidade)”. Continuem lendo para saber o porquê.

Até porque, sobre os “consensos” em geral, quando um deles diz algo em saúde, pressupõe-se que “autoridades” naquela área se reuniram em determinada época e avaliaram tudo o que estava disponível e era “cientificamente válido”, para então chegarem a uma posição “oficial” sobre o assunto. O problema é que, até essa “opinião oficial” ser divulgada, explicada, ensinada, aceita, implantada, colocada nos livros e até mesmo impressa, esse processo pode demorar anos. Por isso, muitas vezes um “consenso” já está defasado quando finalmente se torna público. Isso quando não reflete, eventualmente, interesses “ocultos” inidôneos…

Mas voltando ao assunto água, sabem por que, na minha opinião, sempre embasada cientificamente em saúde, o mínimo deveria ser de 3 litros de água por dia, divididos em cerca de 1 litro pela manhã, 1,5 litro à tarde e 0,5 litro à noite (e nunca passando mais de 2 horas sem tomar água, mas evitando mais que 150 ml de líquidos junto às refeições)?

✅ Dizer que 2 litros por dia “é suficiente” considera que o indivíduo também consumirá, no mínimo, 5 porções de frutas ou legumes (ou outras fontes de “água presente nos alimentos”) diariamente. Uma pergunta aqui: a maioria das pessoas que você conhece se alimenta assim? Além disso, os 2 litros são adequados para quem está ao nível do mar, ou seja, em baixas altitudes, exposto a um clima ameno, com atividade física diária leve a moderada e sem excesso de massa gorda corporal. No entanto, a maioria da população brasileira vive em condições bem diferentes destas!

✅ O abuso de algumas substâncias exige ainda mais água por dia, devido à desidratação (absoluta ou relativa) que elas causam. Exemplos disso são café, alguns chás, refrigerantes, bebidas alcoólicas, alimentos excessivamente salgados ou com alto teor de sódio “embutido” em sua composição.

✅ Quando você sugere 3 litros, já está considerando que a maioria vai “melhorar” mesmo se atingir 20% a menos do que o recomendado, o que já é um ganho para muitos.

Este texto e/ou vídeo tem caráter puramente informativo e, de modo algum, pretende substituir a consulta ou o diagnóstico de um profissional de saúde capacitado e bem atualizado sobre o assunto. Também não tem a intenção de prescrever hormônios, suplementações, exames, entre outros. Caso tenha apreciado as dicas apresentadas aqui, é recomendável levar para avaliação de um profissional de saúde de sua confiança, para que, juntos, avaliem a sua adequação ao seu caso específico.

Em caso de urgência ou emergência, procure um pronto-socorro ou um médico de confiança.

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