Mitos em Saúde
“Dê para o seu organismo o que ele pedir, somente quando ele pedir.”
Resumidamente, por que é mito: “Melhor prevenir do que remediar”!
Explicando melhor: Quando você compra um carro, é orientado a fazer revisões periódicas, certo? Mesmo que o carro não apresente defeitos, ele deve ser analisado em oficinas capacitadas a cada quantidade de quilômetros rodados ou tempo transcorrido. A ideia disso é buscar problemas que apresente quando ainda são pequenos e iniciais, assim resolvendo-os antes que, pelo uso sem sua correção, transformem-se em coisas maiores, mais sérias e até potencialmente perigosas para os usuários do carro, no futuro. Ou evitar problemas através de manutenção periódica de qualidade, por exemplo, trocando componentes velhos (já perto do prazo máximo conhecido de validade), otimizando lubrificantes e combustíveis, limpando os diversos sistemas, etc. Tudo isso compreende dois cuidados básicos, distintos mas complementares: Prevenção e Detecção Precoce.
Prevenir é “dispor de algo com antecipação de modo que se evite mal ou dano, impedindo que aconteça”, conforme o dicionário, e, em saúde, detectar precocemente é identificar um processo no seu começo, antes que tenha adquirido maior gravidade. Por isso, temos que exercitar regularmente a Prevenção e a Detecção Precoce em nossas vidas: se são importantes até para nossos carros, imagine para nosso bem mais precioso, que é a nossa saúde!
Algumas formas de exercitar a Prevenção e a Detecção Precoce em nossa saúde são adotar e manter hábitos saudáveis de vida, realizar consultas médicas periódicas (e também com demais profissionais de saúde necessários), fazer exames completos regulares, etc. (falo sobre estes e muito mais aqui: https://icaro.med.br/12habitos/). Mas o básico é entendermos que não devemos esperar nosso corpo e mente pedirem para só então cuidarmos deles!
Por exemplo:
- Quando você espera pela sede para só aí tomar água, você esperou seu organismo estar levemente desidratado para prover-lhe o que ele precisa a todo momento para funcionar, já que 75% do corpo é água – afinal, você só sente sede quando já está desidratado. Tomar água regularmente, mesmo sem sede, portanto, é um importante ato de Prevenção.
- Quando você espera pela fome para só aí alimentar-se, você esperou seu organismo estar levemente desnutrido para prover-lhe o que ele precisa a todo momento para funcionar, já que um dos mais importantes combustíveis para o funcionamento de corpo e mente é nosso alimento – afinal, você só sente fome quando já está desnutrido. Alimentar-se regularmente, mesmo sem fome, portanto, é um importante ato de Prevenção.
Esperar pela sede e pela fome para só então tomar água e comer é como só levar o carro para a oficina quando ele quebra – não é mais prevenção, é conserto. E se até o carro sem a devida manutenção tende a quebrar de forma mais séria, imagine seu organismo, corpo e mente (e até espírito)! Isto quando há conserto, já que, dependendo da avaria, por vezes o dano é irreparável ou há “perda total”. Você quer lidar com danos sem conserto no seu organismo, que muitas vezes levam a sequelas e incapacidades?
Não espere que seu corpo “peça” por cuidados, através de pequenos sintomas e distúrbios (mesmo que não valorizados por você) que, negligenciados, tendem a aumentar com o tempo (na maioria das vezes assim significando danos internos maiores, evoluindo cada vez mais). Pratique a Prevenção e a Detecção Precoce na sua vida e assim tenha mais saúde!
Um abraço,
Dr. Ícaro Alves Alcântara