Viver – O que é necessário?

“… seu organismo tem o potencial de ajudar no tratamento de todas as doenças (em algumas, até melhorar ou curar-se sozinho) mas para isso ele precisa do SEU apoio: dando a ele condições de manter e recuperar seu equilíbrio”.

Um dos principais objetivos da vida é alcançar o bem-estar. Isso pode se manifestar de diferentes formas: algumas pessoas o encontram ajudando os outros, outras através do sucesso financeiro, algumas ao perderem peso corporal, outras ao ganharem massa muscular, e muitos buscam melhorar sua aparência. Há também aqueles que simplesmente desejam aliviar algum sintoma para se sentirem bem. O fato é que, qualquer que seja a motivação, ela requer ações e atitudes. Isso nunca será possível se você não tiver saúde para realizá-las e perseguir seus objetivos. Em outras palavras, não há bem-estar sem saúde, e negligenciar a saúde é prejudicar a si mesmo e seu caminho para o sucesso.

Mas como podemos manter a saúde nos dias de hoje, quando estamos constantemente expostos a fatores estressantes, poluição, patógenos (como vírus e bactérias) e outros desafios? Acredite, o seu organismo tem a capacidade de ajudar no tratamento de diversas doenças, até mesmo de se recuperar por conta própria em algumas situações. No entanto, para isso, ele precisa do seu apoio. Isso significa criar condições para que ele mantenha e restaure seu equilíbrio.

Essas condições só podem ser fornecidas por você, através da adoção e manutenção de hábitos saudáveis de vida. São esses hábitos que permitem ao seu corpo e mente se fortalecerem para combater as doenças, atuando em suas causas e, assim, eliminando ou melhorando os sintomas de maneira natural, porém duradoura e eficaz. Medicamentos e suplementos desempenham um papel importante? Sem dúvida, mas como complementos e não como elementos principais em sua recuperação. Aqueles que confiam exclusivamente em “remédios” e não fazem a sua parte em prol do próprio organismo muitas vezes passam a vida tomando várias substâncias sem nunca realmente experimentar um verdadeiro bem-estar.

Então, quais são esses hábitos saudáveis de vida?

1 – Beba água de 1 em 1 hora

A maior parte do nosso corpo é composta por água, o que significa que sua ausência afeta negativamente todos os nossos sistemas e funções. É crucial ingerir água várias vezes ao longo do dia, pelo menos 3 litros por dia para um adulto. A falta de hidratação está relacionada a uma ampla gama de doenças e sintomas, que vão desde obesidade e dores de cabeça até pressão alta, inflamações e problemas circulatórios em geral.

2 – Alimente-se de 3 em 3 horas

Os alimentos fornecem a energia e os materiais necessários para a reconstrução do nosso organismo. Portanto, é fundamental que ele receba esses nutrientes em intervalos regulares, com uma variedade de alimentos (e sem excessos em cada refeição), preferencialmente a cada três horas. Aqueles que ficam longos períodos sem comer são semelhantes a um carro com problemas no abastecimento de combustível: simplesmente não funcionam adequadamente.

3 – Coma fibras pelo menos 2x por dia

Vegetais de folhas verdes, frutas, cereais integrais, granolas, brotos, cogumelos e alimentos similares são excelentes fontes de fibras, e é recomendado consumir entre 25 e 35 gramas delas diariamente. Essas fibras são essenciais, pois ajudam a “limpar” nosso organismo por dentro, e nenhum intestino funciona corretamente sem elas.

4 – Pratique exercícios pelo menos 3 vezes por semana, por mais de 30 minutos por vez

A prática regular de exercícios físicos (caminhadas, ginástica, e ciclismo) aprimora a circulação sanguínea, auxiliando o coração em seu funcionamento e prevenindo as graves consequências causadas por obstruções nas veias e artérias, como o aumento da pressão arterial, tromboses, embolias, infartos e derrames. Além disso, contribui para uma melhor capacidade respiratória e o desenvolvimento de músculos, o que é essencial para uma “melhor idade” mais saudável. No entanto, é importante ressaltar a importância de buscar avaliação médica antes de iniciar qualquer atividade física, visando garantir a segurança do processo.

5 – Cuide do seu sono

Durante o sono, seu corpo e sua mente se recuperam do dia anterior e se preparam para enfrentar o próximo. Durante esse período, memórias são consolidadas, nutrientes são repostos e ocorre a seleção do que é necessário e do que precisa ser eliminado, entre outros processos essenciais. Aqueles que não conseguem dormir adequadamente, portanto, estão gradualmente prejudicando sua saúde. É aconselhável optar por dormir em um ambiente escuro, tranquilo, com horas suficientes de descanso, em um colchão e travesseiros de qualidade, entre outros cuidados relacionados ao sono.

6 – Respire direito

A vida agitada e estressante dos dias de hoje tem levado muitos de nós a respirar de forma mais superficial, o que prejudica o fornecimento adequado de oxigênio para o nosso organismo. O oxigênio desempenha um papel fundamental no funcionamento saudável do corpo e da mente. É importante lembrar que possuímos três “combustíveis” essenciais para o nosso funcionamento: o ar que respiramos, a comida que ingerimos e a água que bebemos. Problemas com qualquer um desses elementos podem levar ao adoecimento.

7 – Reduza seu estresse

O estresse é uma das principais causas de doenças nos tempos modernos. Para combatê-lo, aqui estão quatro dicas fundamentais:

  • Planeje-se e esteja preparado para imprevistos, minimizando surpresas;
  • Concentre sua energia na ação para resolver problemas, em vez de ficar remoendo as questões em si;
  • Evite ampliar problemas pequenos, pois isso só consome sua energia sem trazer soluções significativas;
  • Mantenha atividades de lazer regulares para desconectar-se periodicamente. Afinal, até mesmo uma máquina precisa ser desligada de vez em quando para esfriar, não é verdade?


8 – Mantenha postura positiva e pró-ativa

O pensamento negativo exerce um impacto prejudicial no funcionamento de diversos sistemas do corpo, afetando não apenas a saúde mental, mas também a física. Em contrapartida, o pensamento positivo desempenha um papel benéfico, contribuindo para o equilíbrio e a harmonia do corpo e da mente. Portanto, cultivar uma mentalidade positiva não apenas melhora o bem-estar emocional, mas também fortalece a saúde em geral, promovendo um funcionamento mais saudável e equilibrado do organismo.

9 – Consulte regularmente os profissionais de saúde adequados e necessários, seguindo suas orientações

Fazer consultas regulares possibilita a detecção e tratamento de distúrbios em sua fase inicial, além de fornecer orientações sobre medidas preventivas e tratamentos. Afinal, mesmo aqueles que mantêm um cuidado constante com a saúde podem, em algumas ocasiões, adoecer. É igualmente crucial seguir as orientações dos profissionais de saúde de maneira rigorosa para aumentar as chances de obter os resultados desejados nos tratamentos.

10 – Evite cometer excessos e intoxicar-se

O excesso de qualquer substância sempre apresenta riscos à saúde e pode até resultar em intoxicação do organismo. Portanto, os excessos devem ser eventuais e são melhor tolerados pelo corpo quando este é bem cuidado em seu cotidiano. Por exemplo, consumir mais de duas xícaras de café expresso por dia pode acarretar diversos sintomas desfavoráveis, como aumento da pressão arterial, gastrite, redução na absorção de cálcio e disfunções intestinais, entre outros. Além disso, exposições frequentes a fumaça (seja do cigarro ou da poluição), agrotóxicos, excesso de exposição solar (ou em horários inadequados), drogas e substâncias similares podem intoxicar o organismo e sobrecarregar os sistemas de desintoxicação, contribuindo para o desenvolvimento, manutenção e agravamento de sinais, sintomas e doenças. É importante lembrar que o organismo já produz toxinas naturalmente simplesmente por estar vivo. Portanto, é realmente necessário permitir a entrada de mais substâncias nocivas em seu corpo e mente?

11 – Exponha-se mais ao “BOM Sol”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais da metade da população mundial enfrenta deficiência de vitamina D, que, na verdade, desempenha o papel de um hormônio e influencia mais de 220 processos no organismo. A principal fonte dessa vitamina é a conversão do nosso colesterol na pele, através da exposição à luz solar. Portanto, é aconselhável, pelo menos três vezes por semana (a menos que haja uma orientação médica contrária), dedicar de 20 a 30 minutos nos horários adequados (antes das 9h30 e após as 16h30) para se expor ao sol. Isso permite que o seu organismo produza a vitamina D, que desempenha um papel crucial no controle da pressão arterial, no fortalecimento do sistema imunológico e na absorção de cálcio nos locais necessários, como nos ossos, além de proporcionar diversos outros benefícios à saúde.

Se você promover o máximo possível destes hábitos em sua vida diária, terá mais saúde e um organismo mais capaz de responder aos tantos fatores de desequilíbrio a que estamos expostos diariamente. Resultado? Menos doenças e bem mais qualidade de vida e bem-estar, fatores que levam a maior produtividade, capacidade, longevidade e, por tudo isso, bem maiores chances de sucesso!

Vale ressaltar que não estamos falando de uma abordagem “tudo ou nada”. Ter todos os 11 hábitos saudáveis de uma só vez não é uma exigência, mas sim um ideal. Quanto mais deles você conseguir adotar e manter, de acordo com seu esforço e suas condições pessoais, maior será o efeito benéfico cumulativo na sua saúde. No entanto, é fundamental colocá-los em prática, mesmo que seja de forma gradual, para alcançar os benefícios desejados.

Procure informar-se melhor sobre o assunto. Afinal, lembre-se de que toda energia e tempo que você deixa de investir para ter e manter saúde tornam você cada vez menos apto para alcançar seus objetivos na vida, quaisquer que sejam eles. E tenho certeza de que, em um mundo onde produtividade é cada vez mais cobrada, ninguém quer isso para si. Pense nisso e saúde para você!

Recentemente, lancei meu 9º livro, TOTALMENTE GRATUITO. Neste livro, apresento o mapa que meus melhores pacientes utilizaram para obter sucesso com uma saúde de qualidade. BAIXE AGORA MESMO! É GRATUITO PARA BAIXAR E COMPATILHAR.

Com o objetivo de assegurar sempre o melhor conteúdo para você, leitor ou leitora, nosso site passa por atualizações constantes. Este post foi atualizado em:

Dr. Ícaro Alves Alcântara

CRM: 11639-DF

Contato: 61 99646 - 7775

(marcação de consultas, inclusive online: pacientes de todo o Brasil e exterior)

Email:

recepção.med@gmail.com

Principal material em SAÚDE

www.icaro.med.br/saude

Entre para nosso grupo no Telegram para receber em primeira mão nossos posts

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você procura?

DESTAQUE

Receba atualizações sobre saúde no seu email

Inscreva-se para receber dicas incríveis sobre saúde, bem-estar e hábitos saudáveis de vida, além de outros assuntos relevantes na área da saúde. Mantenha-se atualizado para uma vida mais saudável e feliz.