Para MULHERES (ou quem realmente se importa com elas)

O hormônio mais importante durante a vida ativa da mulher é o estradiol, mas uma mulher em real equilíbrio é fruto do balanço entre estradiol, progesterona e testosterona. Para você ter uma ideia, até os receptores para estrogênio (são três: estriol, estradiol e estrona) e progesterona são os mesmos, o que mostra como os níveis de um afetam os do outro e suas ações. Por isso, preocupe-se mesmo em manter níveis adequados dos três durante toda a sua vida, ou os mais variados sinais e sintomas podem surgir.

Entretanto, quem produz a progesterona antes da menopausa? Predominantemente o corpo lúteo (“resto” do folículo, após a expulsão do óvulo), na segunda metade do ciclo. Ou seja, o uso de anticoncepcionais inibe a ovulação e com isso inibe a produção normal de progesterona.

Mas quase todos os anticoncepcionais vêm com progesterona, certo? Errado! Eles vêm com substâncias parecidas com a progesterona, chamadas de progestinas, que obviamente não terão a mesma funcionalidade da progesterona produzida pelo seu organismo. Isso acontece porque as moléculas dessas progestinas têm que ser algo diferentes da progesterona, ou não poderiam ser patenteadas pelos laboratórios. E seu organismo reconhece facilmente essa diferença. Por tudo isso, muitas das mulheres que usam anticoncepcionais não demoram a exibir sintomas de falta de progesterona, como inchaços, alterações no humor, perturbações no sono, entre outros.

No climatério (pós-menopausa), continua sendo importante para a maioria das mulheres procurar manter níveis adequados de estradiol e progesterona, mas preferencialmente com hormônios que o organismo reconheça como estruturalmente idênticos aos seus. Isso se deve aos motivos expostos acima, afinal, a indústria farmacêutica também produz os “similares” ao estradiol, que também não trazem todos os benefícios do seu estradiol, por serem diferentes dele para poderem obter patentes.

Resumindo, após toda esta explicação, minha opinião: preocupe-se com manter bons níveis hormonais por toda a sua vida e, se for repor hormônios, prefira bioidênticos.

Um abraço!

Recentemente, lancei meu 9º livro, TOTALMENTE GRATUITO. Neste livro, apresento o mapa que meus melhores pacientes utilizaram para obter sucesso com uma saúde de qualidade. BAIXE AGORA MESMO! É GRATUITO PARA BAIXAR E COMPATILHAR.

Com o objetivo de assegurar sempre o melhor conteúdo para você, leitor ou leitora, nosso site passa por atualizações constantes. Este post foi atualizado em:

Dr. Ícaro Alves Alcântara

CRM: 11639-DF

Contato: 61 99646 - 7775

(marcação de consultas, inclusive online: pacientes de todo o Brasil e exterior)

Email:

recepção.med@gmail.com

Principal material em SAÚDE

www.icaro.med.br/saude

Entre para nosso grupo no Telegram para receber em primeira mão nossos posts

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você procura?

DESTAQUE

Receba atualizações sobre saúde no seu email

Inscreva-se para receber dicas incríveis sobre saúde, bem-estar e hábitos saudáveis de vida, além de outros assuntos relevantes na área da saúde. Mantenha-se atualizado para uma vida mais saudável e feliz.