RITALINA – Fique longe dela! (Concerta é o outro nome do metilfenidato = Ritalina)
Pais, pacientes e colegas médicos, por favor, leiam as linhas abaixo e, sobretudo, o texto do link, e reflitam sobre elas, mudando condutas e olhares, se necessário.
1 – Uma criança que dá trabalho pode muito provavelmente ser apenas uma criança brilhante e que, por isso, não merece ser sedada ou dopada, mas sim abordada e desenvolvida de forma adequada!
2 – Está cheio de gente por aí diagnosticada como portadora de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) que na verdade não tem nada disto! Este diagnóstico está erradamente superestimado nos dias atuais.
3 – Muitos casos de TDAH e similares se resolvem (ou pelo menos melhoram muito) sem a necessidade de medicamentos, com melhoria de hábitos de vida (icaro.med.br/12habitos), mudanças comportamentais, bom apoio psicológico, GABA, calmantes naturais (mulungu, passiflora, valeriana, entre outros) e várias medidas bem mais naturais que robotizar (transformar gradativamente em zumbi) uma pessoa com o uso da ritalina (metilfenidato e similares). Sempre deve ser buscada e tratada a causa de um transtorno e não passar uma vida inteira só medicando os sintomas e causando novos, cada vez piores e mais graves!
4 – É muito comum o paciente precisar de doses cada vez maiores de ritalina para manter os efeitos que antes tinha com doses menores. Ou seja, com o tempo e o aumento de doses, a esmagadora maioria dos pacientes começa a apresentar mais vício, efeitos desagradáveis e complicações do que algum benefício.
5 – A ritalina é da família das anfetaminas! Você usaria mesmo uma droga, potencialmente viciante e cheia de efeitos colaterais? Daria para uma criança?
6 – Há profissionais de saúde por aí criminosamente renovando várias vezes receitas de ritalina sem sequer reavaliar direito o paciente, fazer exames, ouvi-lo… Há inclusive muitos obtendo as receitas sem sequer serem vistos pelos médicos que as prescreveram, por vezes anos atrás… Isto está errado e é perigoso (por mais que renda dinheiro fácil para muitos)!
7 – A ritalina (e similares) têm sido indicadas excessivamente, indiscriminadamente, abusivamente e o Brasil é o segundo país do mundo que mais consome ritalina (posto atingido rapidamente nos últimos anos) – alguém aqui acha mesmo que em anos a quantidade de TDAH no Brasil realmente subiu tanto assim? Ou há uma Indústria da Doença lucrando horrores com tudo isto?
8 – Qual é o futuro do nosso país quando estamos calando as crianças e jovens questionadores, que poderiam, sim, mudar o mundo para melhor, drogando-os com ritalina e similares? Pense!
Enfim, leiam isto aqui.
Pais, colegas médicos e usuários adultos: por favor, reflitam, em suas consciências, sobre o que escrevi acima e o conteúdo do link, também este link.