Ser profissional de saúde… Vale a pena?

Recebi, via email, os seguintes questionamentos:

Boa tarde, Dr. Ícaro,

Ao pesquisar sobre a carreira em medicina e a respectiva remuneração, deparei-me com seu site www.icaro.med.br, o qual aumentou ainda mais minha vontade de ser médico ortopedista. Gostaria de parabenizá-lo pela sua atuação como médico e pedir um conselho, talvez uma palavra amiga e encorajadora ou, quem sabe, um alerta sobre a realidade, direcionado a alguém que está se formando em direito (conclusão prevista para este ano) e que, desde a metade do curso, descobriu que seu verdadeiro sonho e vocação é ser médico, especializando-se em ortopedia-traumatologia com foco em fisiologia e biomecânica esportiva. No entanto, diante de inúmeros relatos, inclusive de médicos, tornei-me um pouco desanimado em relação a este sonho, que me parece improvável na minha atual situação. Por isso, gostaria muito de saber sua opinião sobre a medicina e o exercício da profissão na área da saúde.

Agradeço imensamente sua atenção.

Atenciosamente, XXX

RESPOSTA:

Resumindo minha resposta: A Medicina é algo muito belo e ser profissional de saúde, SIM: vale MUITO a pena.

Mas tudo começa por uma questão básica, simples mas fundamental: por que exatamente você quer ser profissional de Saúde? Porque é a resposta a esta pergunta que definirá sua realização com sua escolha. Vou explicar:

Quer ser profissional de saúde para ajudar o próximo como objetivo primário? Conseguir seu sustento e até mesmo dinheiro, fama e “poder” como consequências NATURAIS de auxiliar humanamente, com compromisso e interesse, o ser humano a ter e manter saúde? Então você tem tudo para estar fazendo a escolha certa e ter muito sucesso e realização com ela.

Entretanto, quer ser profissional de saúde para conseguir seu sustento ou mesmo dinheiro, fama e “poder” como objetivo primário? Usar o atendimento ao paciente em situações de agravo à sua saúde como forma de tornar realidade seus ideais? Então você tem tudo para ser um grande frustrado, mais cedo ou mais tarde, ao descobrir da pior forma possível que ninguém consegue passar a vida inteira fingindo que gosta de algo e “mesmo sem querer” descontando toda esta insatisfação em outros seres humanos (que neste contexto, ironicamente, são aqueles que usualmente pagam pelos seus serviços).

Entendeu? Porque acho que está é a questão essencial;

Há dificuldades em toda e qualquer profissão mas com o foco certo, elas são meros obstáculos transitórios e plenamente superáveis, como que apenas a neblina no trajeto de um barco guiado por um comandante cuidadoso rumo a um farol: o barco pode ter que submeter-se a desvios, solavancos e por vezes ser até temporariamente detido mas decerto chegará ao seu objetivo.

Em síntese novamente, portanto: Vale a pena.

Um abraço! Ícaro Alves Alcântara.

Este texto e/ou vídeo tem caráter puramente informativo e, de modo algum, pretende substituir a consulta ou o diagnóstico de um profissional de saúde capacitado e bem atualizado sobre o assunto. Também não tem a intenção de prescrever hormônios, suplementações, exames, entre outros. Caso tenha apreciado as dicas apresentadas aqui, é recomendável levar para avaliação de um profissional de saúde de sua confiança, para que, juntos, avaliem a sua adequação ao seu caso específico.

Em caso de urgência ou emergência, procure um pronto-socorro ou um médico de confiança.

Recentemente, lancei meu 9º livro TOTALMENTE GRATUITO. Neste livro, apresento o mapa que meus melhores pacientes utilizaram para obter sucesso com saúde de qualidade. BAIXE AGORA MESMO!

Com o objetivo de assegurar sempre o melhor conteúdo para você, leitor ou leitora, nosso site passa por atualizações constantes. Este post foi atualizado em:

Dr. Ícaro Alves Alcântara

CRM: 11639-DF

Contato: 61 99646 - 7775

(marcação de consultas, inclusive online: pacientes de todo o Brasil e exterior)

Email:

recepção.med@gmail.com

Principal material em SAÚDE

www.icaro.med.br/saude

Entre para nosso grupo no telegram para receber em primeira mão nossos posts

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

HÁBITOS SAÚDAVEIS DE VIDA

ASSUSTOS RELACIONADOS