Ovo é um excelente alimento para a grande maioria das pessoas, bem completo (em termos de perfil de nutrientes), de fácil acesso e barato.
Só entenda que você deve, sempre que possível, preferir o ovo realmente orgânico, se possível até caipira de verdade (melhor). Saibam por que:
✅ O ovo de granja, ampla e comercialmente mais disponível, pode ter quase 10 vezes mais ômega-6 do que deveria, tornando-se assim um potente agente pró-inflamatório (sim, aumenta a inflamação) para o organismo: isso ocorre porque a alimentação não natural das galinhas leva a isso! Mais diferenciais positivos dos ovos orgânicos e caipiras (https://thiagoorganico.com/ovo-organico-e-agricultura-organica)
✅ Galinhas submetidas a menos “processos químicos”, que podem reduzir a disponibilidade de nutrientes dos ovos – a redução do nível de aditivos químicos no próprio ovo (por exemplo, pigmentos colocados na ração das galinhas para que a gema dos ovos adquira coloração mais forte) naturalmente o torna mais rico e saudável.
✅ Bem menos sofrimento dos animais para a produção dos ovos (que “sobram”, em muito, quanto mais livre e natural é a criação dos animais).
✅ Menos (ou nenhum) uso de remédios, incluindo os antibióticos (muito usados na produção dos ovos “convencionais”, já que os animais em confinamento adoecem com bem mais frequência).
*Obviamente, ovo não faz bem “incondicionalmente” para todo mundo, ok? Mas para a maioria, sim!
** Ovos já foram injustamente condenados por aí… Entenda por quê: https://icaro.med.br/ovo-nao-faz-mal-como-falam-por-ai
*** O consumo excessivo de ovos pode levar a intolerâncias e até alergias – tenha uma alimentação variada! Entenda melhor em https://icaro.med.br/?s=Intolerancia+Alimentar.