Os 4 Pilares da SAÚDE: Bem Estar de Corpo + Mente + Espírito + Relações Sociais

Todo mundo quer sentir-se BEM – “no final das contas”, é este o “objetivo” maior de todos nós na vida. Exemplos:


1️⃣ Alguns querem muito dinheiro para comprar coisas que tragam a sensação de bem
2️⃣ Outros ajudam o próximo porque, ao fazerem isto, sentem-se Bem
3️⃣ Há ainda os que buscam poder e status como meios disto
4️⃣ E há até os que esforçam-se para conquistar e manter um corpo cada vez mais definido e forte para sentirem-se bem consigo mesmos.

Ou seja, este Bem-Estar é a busca máxima de todo ser humano e aqui estão seus 4 componentes básicos: sentir-se BEM com sua composição e funcionamento do seu #Corpo, seus #pensamentos (sua #mente), seu #Espirito(Espiritualidade e relacionamento com #Deus) e suas relações sociais (grupos diferentes de colegas e amigos com quem você mantêm contato frequente); quando você está contente e em paz com estes 4 fatores, todos juntos e ao mesmo tempo, pode vangloriar-se de ter #SAUDE (de acordo com a definição estendida, baseada nos critérios da OMS). E entenda que ninguém aqui está falando em perfeição nestes pontos mas sim em sentir-se bem em cada uma destas áreas mesmo com os pequeno problemas que eventualmente apresentem; por exemplo, alguém pode sentir-se bem fisicamente mas ter um problema de locomoção; outro pode sentir-se bem mentalmente ainda que ninguém esteja livre de lapsos de memória e pensamentos “ruins” eventuais.

O Bem-Estar nestes 4 quesitos (também chamado de SAÚDE) é finalidade mas ao mesmo tempo é “meio”: afinal, todos precisamos de Saúde para podermos lutar pelo que queremos e desfrutar do sucesso, quando conquistado! Vejamos: você pode trabalhar muito para conseguir os recursos para aquela tão sonhada viagem ou comprar aquele carro: precisará de Saúde para conseguir trabalhar duro e também dela para desfrutar do carro e da viagem, quando consegui-los; ou seja, Saúde é fundamental e passa a ser objetivo importante na vida de todos nós!

Quando uma destas 4 áreas “vai mal”, ela acaba prejudicando as demais, comprometendo seu Bem-Estar. Por exemplo, alguém repleto de pensamentos tristes (com poucos amigos/colegas ou um cristão sentindo-se “afastado” de Deus) – Quando uma destas 4 áreas “vai mal”, ela acaba prejudicando as demais, comprometendo seu Bem-Estar. Por exemplo, alguém repleto de pensamentos tristes (com poucos amigos/colegas ou um cristão sentindo-se “afastado” de Deus) dificilmente terá o melhor desempenho físico possível, quem alimente-se mal pode sentir-se ansioso com mais facilidade, etc.

Agora olhe com atenção a figura:

– Saúde, como já explicado, está na interseção dos 4 fatores = Bem-Estar de Corpo, Mente, Espírito e relações sociais

– Se você foca demais em apenas UMA destas áreas, com certeza está negligenciando as demais e dificilmente sentir-se-á Saudável. – Se seus maiores focos “encontram-se” (na figura) em algum ponto marcado com “?”, você ainda tem sua atenção, seus gastos de tempo e energia polarizados demais – pode ter a “ilusão” de Saúde mas esta polarização excessiva não tardará a prejudicar os pontos que você julga fortes em sua vida.

– Se a interseção entre as áreas que mais têm merecido seu empenho é um “!”, parabéns: você está quase lá, em termos de Saúde MAS entenda que “a corda sempre arrebenta no seu ponto mais frágil”, “uma corrente é tão forte quanto seu elo mais fraco” – ou seja, a correção de problemas na área deficiente será fundamental para que você não seja por ela “puxado(a) para baixo”, rumo à doença.

Compreendeu por que SAÚDE, de verdade, é bem mais que só não sentir sintomas incômodos ou doenças? Fica mais fácil obter Saúde quando você sabe o que é isto: para conquistar algo, o primeiro passo é CONHECER aquilo.

Boa semana!

Dr. Ícaro Alves Alcântara | Médico

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

“Remédios” para emagrecer – Minha opinião sobre o assunto

Por que, infelizmente, sou OBRIGADO a ser favorável à proibição da ANVISA de que “remédios para emagrecer” continuem a ser comercializados em nosso país com a atual facilidade com que isto tem sido feito. Ademais, “remédios” podem até ajudar mas NÃO são a solução definitiva para um problema que passa, principalmente, pela negligência com bons Hábitos de Vida

Entre para nosso grupo no telegram para receber em primeira mão nossos posts

Assuntos relacionados

ÁGUA ALCALINA - Por que uso em casa e recomendo para meus pacientes, em geral
Carboidratos - Açúcares - Necessidades, Malefícios, Mitos e Verdades
Viver - O que é necessário?