Consultas regulares

Um dos Hábitos Saudáveis de Vida é: “Consulte regularmente os profissionais de saúde adequados e necessários ao seu quadro clínico, seguindo suas orientações. As consultas regulares permitem identificar e tratar distúrbios em sua fase inicial, bem como receber orientações sobre prevenção e tratamentos. Afinal, mesmo quem se cuida, por vezes ainda assim adoece. Fundamental, também, é seguir os tratamentos exatamente como os profissionais prescreveram, para que tenham maior chance de alcançar os efeitos desejados”.

Mas quais consultas e exatamente por que (detalhando)?

Consultas regulares com:

Médico (minimamente os seguintes):

  • Crianças: Pediatra
  • Mulheres: Ginecologista
  • Homens: Urologista (a partir dos 40)
  • Idosos: Geriatra (se possível) e Proctologista a partir dos 40

✅ Nutricionista

✅ Odontólogo

✅ Demais profissionais necessários (psicólogos, fisioterapeutas, etc)

Se você apresenta sintomas, é claro que deve ser consultado; mas se não apresenta qualquer distúrbio, não parece lógico que ainda assim deva consultar-se periodicamente para manter-se assim, saudável? Afinal, não é a prevenção muito melhor que ter que ser “remediado”? Em outras palavras, uma paciente me relatou que o Pediatra do seu filho disse-lhe que só deveria trazê-lo novamente para avaliação “quando apresentasse algum sintoma”. Só que isto está errado, já que se a criança está realmente BEM, deve ser avaliada e tratada (se necessário) periodicamente para continuar bem! E não sou eu quem afirma isto “do nada”: a própria Organização Mundial de Saúde (em documento oficial) orienta que todas as nações do mundo devam preocupar-se e investir cada vez mais em PREVENÇÃO à medida que os sistemas de saúde de todo o mundo ficam cada vez mais insuficientes ante a grande massa de pessoas vivendo cada vez mais tempo, mas doentes, o que em breve deve impossibilitar atenção curativa suficiente para todos, em âmbito mundial. Nossa alimentação pode adoecer-nos ou fortalecer-nos e mesmo curar distúrbios, o que faz do acompanhamento nutricional periódico peça-chave na atenção à saúde realmente adequada e completa.

A saúde bucal tem sido cada vez mais relacionada à saúde do organismo como um todo, e estudos recentes deixam claro que se não “vai bem”, pode afetar de maneira importante até órgãos nobres como o coração e o cérebro; por isso, as orientações e tratamentos odontológicos periódicos são indispensáveis.

Cada caso é único e, como tal, pode necessitar das avaliações e condutas de vários outros profissionais de saúde, já que o atendimento multidisciplinar é a melhor forma de prover atenção realmente holística e integrativa à saúde, contemplando “o todo” de cada organismo. Afinal, se cada parte do corpo e mente afeta uma à outra, e o conhecimento em saúde é cada vez mais vasto (a ponto de termos cada vez mais especialistas em partes específicas), nada mais lógico que cada profissional atenda à parte que mais estudou e entende quando necessário. Como dizem, “cada macaco no seu galho”: quem entende mais de terapia é o psicólogo, de reabilitação geral o fisioterapeuta, etc.

O que esperar de cada profissional de saúde?

Consultas regulares, com os profissionais corretos, devem possibilitar:

  • Orientações para PREVENÇÃO (incluindo promoção de hábitos saudáveis de vida, fundamentais)

  • Exames complementares (bem indicados)

  • Detecção precoce de doenças

  • Tratamento

  • Acompanhamento

  • Orientações gerais, sobretudo de terapêutica adequada

  • Sanar dúvidas

  • Segurança

Acredito que se cada um de nós tiver em mente esses aspectos sempre que procurar por atendimento, devemos começar a obter cada vez melhores resultados, em benefício próprio e daqueles que amamos. Portanto, COBRE UM BOM ATENDIMENTO, o mais completo possível para suas necessidades, sempre!

Recentemente, lancei meu 9º livro, TOTALMENTE GRATUITO. Neste livro, apresento o mapa que meus melhores pacientes utilizaram para obter sucesso com uma saúde de qualidade. BAIXE AGORA MESMO! É GRATUITO PARA BAIXAR E COMPATILHAR.

Com o objetivo de assegurar sempre o melhor conteúdo para você, leitor ou leitora, nosso site passa por atualizações constantes. Este post foi atualizado em:

Dr. Ícaro Alves Alcântara

CRM: 11639-DF

Contato: 61 99646 - 7775

(marcação de consultas, inclusive online: pacientes de todo o Brasil e exterior)

Email:

recepção.med@gmail.com

Principal material em SAÚDE

www.icaro.med.br/saude

Entre para nosso grupo no Telegram para receber em primeira mão nossos posts

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você procura?

DESTAQUE

Receba atualizações sobre saúde no seu email

Inscreva-se para receber dicas incríveis sobre saúde, bem-estar e hábitos saudáveis de vida, além de outros assuntos relevantes na área da saúde. Mantenha-se atualizado para uma vida mais saudável e feliz.