Toma Cálcio para os Ossos? Algumas dicas!

Toma “CÁLCIO para os ‪#‎ossos‬“?
Então leia:

Toda vez que vejo alguém ingerindo ‪#‎suplementos‬ / ‪#‎remédios‬ à base de‪#‎CALCIO‬ “para melhorar os ossos”, muitas vezes “sob ‪#‎prescrição‬ de‪#‎profissionais‬ de ‪#‎saúde‬” e freqüentemente junto a alendronato, risendronato, ibandronato, pamidronato e ácido zoledrônico (‪#‎bifosfonatos‬)
fico sinceramente PREOCUPADO…

Explico:

1 – Quando você usa só grandes doses de UM macro-mineral, como o cálcio, você tem grandes chances de desequilibrar dezenas dos demais (macro e até micro), sobretudo ‪#‎Sódio‬, ‪#‎Magnésio‬, ‪#‎Potássio‬, ‪#‎Ferro‬ e‪#‎Zinco‬, ao “empurra-los para fora do corpo” (a entrada excessiva de um destes usualmente faz o organismo expulsar os outros, para manter um gradiente minimamente compensado de cargas elétricas dentro dele), gerando inúmeros efeitos adversos com o tempo. Entenda mais sobre estes minerais buscando seus nomes aqui:
http://goo.gl/vJjDm8
http://goo.gl/QOoYOf

2 – Você não tem como garantir que o cálcio que toma vá para os lugares certos e/ou desejados se você não tem bons ‪#‎HábitosDeVida‬ e mínimo equilíbrio hormonal de base – é que estas são 2 condições fundamentais para que o organismo saiba exatamente onde colocar o cálcio (e demais minerais), em que proporções e quanto deve excretar. De outra forma, você corre o risco de calcificar outras áreas no corpo, indesejáveis, como as artérias (assim entupindo-as gradativamente), criação de aumento de “calos ósseos”, enrijecimento de “partes moles” (como cartilagens e tendões), etc. Por exemplo, é o exercício físico regular quem ensina que músculos e ossos mais precisam receber minerais como o cálcio, magnésio, Fósforo, … Minerais chegam às várias parte do corpo via circulação sanguínea e a maior parte do ‪#‎sangue‬ é ‪#‎água‬… Nutrientes dependem de boa ‪#‎alimentação‬ e boa #saúde ‪#‎intestinal‬, minimamente, para que sejam absorvidos e metabolizados, …

3 – Está “na moda” repor cálcio sozinho (o que em geral já é um erro) mas junto a vitamina D (que é um hormônio) só que as doses de vitamina D utilizadas têm sido por demais pequenas, irrisórias.
O ideal é dosar no sangue a vitamina D3-25-OH e, se baixa (deve estar usualmente entre 50 e 100 ng/ml, na maioria dos laboratórios que conheço), orientar o paciente a pegar mais Sol regularmente (com qualidade) e repor, muitas vezes com doses iniciais BEM mais altas que as indicadas por aí. Some-se a isso que, de forma simplista (para melhor entendermos) a ‪#‎vitaminaD‬ ativa ajuda os intestinos a absorverem o cálcio mas aí torna-se fundamental a ‪#‎vitaminaK2‬ para que as células e tecidos “retirem-no” adequadamente da corrente sanguínea.
http://goo.gl/OT1xsB

4 – Seu interesse no cálcio é por questões ligadas a osteoporose e osteopenia ?
Então entenda que o que mais importa para a saúde dos ossos, antes mesmo do cálcio, são Água, Proteínas e equilíbrio de hormônios (incluindo a vitamina D)…

Após corrigido isto, é claro, vejamos o cálcio e demais minerais!

É que a maior parte do ‪#‎osso‬ é água e proteínas e não cálcio;
Entenda:
http://goo.gl/14BcKZ

5 – O uso de bifosfonados está associado a muitos efeitos colaterais e muitas vezes a ossos cheios de cálcio MAS ainda assim quebradiços (pela falta de outros componentes importantes… Osso não é só cálcio, lembram-se?):
http://goo.gl/6ifF47

Entendido?

*** Agora é com VOCÊ: ainda quer se entupir de cálcio para “fortalecer os ossos”? ‪#‎simplesassim‬? Busque informação e… Saúde! ***

Dr. Ícaro Alves Alcântara

CRM: 11639-DF

Contato: 61 99646 - 7775

(marcação de consultas, inclusive online: pacientes de todo o Brasil e exterior)

Email:

recepção.med@gmail.com

Principal material em SAÚDE

www.icaro.med.br/saude

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