Vale assistir:
Saiba que:
1️⃣ Para você entender, pense que hormônios fazem “tanto mal” quanto água: você precisa dela para viver, mas pode passar mal se ingeri-la em excesso, se ela entrar no lugar errado (por exemplo, em caso de afogamento, inundando seus pulmões) ou se estiver envenenada. Hormônios são fundamentais à sobrevivência humana, mas podem fazer mal se mal utilizados, em excesso ou de baixa qualidade. Entenda em icaro.med.br/modulacao.
2️⃣ Todos precisamos de diferentes hormônios, com diferentes funções e atuação complementar, por toda a vida: um afeta/ajuda a função de vários outros. Hormônios sempre são fundamentais à vida de bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos, e o organismo humano produz continuamente dezenas deles.
3️⃣ Muitos sintomas são devidos a (ou piorados por) desequilíbrios nos níveis dos seus hormônios. Por exemplo, cansaço, dor de cabeça, tontura, problema de memória, insônia, dores, unhas fracas, etc. Nestes casos, ficar só usando remédios sintomáticos não tratará as causas (que devem continuar agravando-se) e deve ser algo cada vez menos eficaz com o passar do tempo.
4️⃣ Muitas doenças são causadas (ou agravadas) por desbalanços hormonais. Por exemplo, sobrepeso, obesidade, TPM, ansiedade, depressão, fibromialgia, osteoporose, queda de cabelos, entre outros. Nestes casos, ficar só usando remédios não tratará as causas (que devem continuar agravando-se) e deve ser algo cada vez menos eficaz com o passar do tempo.
5️⃣ Muitas pessoas por aí precisam mais reequilibrar seus hormônios do que de medicamentos.
6️⃣ Os 13 principais hormônios que todos deveriam avaliar periodicamente (mas a maioria não o faz) são: insulina, pregnenolona, DHEA, progesterona, testosterona, estradiol, cortisol, T4, T3, GH, PTH, serotonina, dopamina.
7️⃣ A maioria das pessoas a partir de 30 anos de idade tem deficiências em pelo menos dois destes hormônios (até antes, em pessoas estressadas demais e/ou usuárias de anticoncepcionais), e os sintomas e doenças associados a estas deficiências tendem a piorar cada vez mais se os investimentos/cuidados com bom envelhecimento não são cada vez melhores.
8️⃣ É mito, boato, mentira esta história de que “hormônios causam câncer, infarto, AVC, trombose e cia”. Todas estas são doenças multifatoriais: ou seja, muito raramente serão causadas por um fator, isoladamente.
Problema:
Se você tem sintomas ou doenças associados a níveis hormonais fora dos ideais e hábitos de vida ruins.
Solução:
A mais provável e perfeitamente possível: Corrija seus hábitos e, preferencialmente, tenha um bom acompanhamento feito por bons profissionais. Um acompanhamento sinérgico e multidisciplinar, por exemplo, de médico, nutricionista, professor de educação física, dentista e demais profissionais necessários a cada caso, pode fazer seus distúrbios melhorarem ou até curar-se!
Mas se isso não der certo e seus hormônios continuarem em níveis “não tão bons” associados a sintomas, distúrbios ou doenças, pode ser que você precise de uma boa modulação hormonal, que é bem diferente do doping, ao contrário do que alguns menos informados pensam. Esta modulação deve ser orientada por um bom médico (apenas médicos e dentistas podem prescrever e orientar o uso de hormônios).
E lembre-se: fuja de mitos! Busque informação de qualidade!