COMO EMAGRECER E TER SAÚDE AO MESMO TEMPO?
Todos os dias, surge uma nova e mirabolante solução para resolver o problema do excesso de peso que tanto aflige as pessoas. Pode parecer fácil: tome um remédio, pare de comer ou faça exercícios exaustivamente e você eliminará peso. No entanto, isso não é saudável, já que será às custas de perder músculos, ossos e demais tecidos que ninguém quer perder!
Emagrecer sem saúde e de maneira não sustentável torna quase impossível manter os resultados alcançados, simplesmente porque um organismo submetido a um “tratamento de choque” tende a recuperar todo o peso perdido, resultando no “efeito sanfona”, o pesadelo de todos que buscam incansavelmente o emagrecimento.
Então, muita gente se queixa, dizendo: “Dr. Ícaro, eu já gastei tanto dinheiro, já tentei de tudo para emagrecer, mas eu não consigo!”
Para quem me diz isso, eu pergunto: “Será mesmo que você fez tudo o que estava ao seu alcance? De verdade? Você buscou uma solução milagrosa ou fez o que é correto?”
Pela minha experiência em consultório, quando as pessoas fazem o que devem, elas emagrecem, é simples assim! Então, a frase “eu não consigo” não faz sentido para mim. O que eu digo aos meus pacientes é: se você quer e tem as ferramentas adequadas, você pode, você consegue.
E como emagrecer perdendo realmente gordura e preservando (ou até aumentando) sua massa magra e saúde?
Aqui estão 10 dicas que vão te ajudar:
1️⃣ Adote e mantenha bons hábitos de vida, sempre – como comer de forma saudável, dormir bem, beber água, gerenciar o estresse, respirar adequadamente, evitar intoxicações e fazer exercícios regularmente. Afinal, se eles são a chave para qualquer sucesso em saúde, o mesmo vale para um emagrecimento eficaz e saudável.
2️⃣ Alimente seu corpo adequadamente – seu metabolismo determina a qualidade e velocidade de funcionamento do seu corpo. Não deixe faltar água, nutrição e oxigênio, que devem ser fornecidos em quantidade e qualidade suficientes. Qualquer coisa que reduza seu metabolismo fará com que você ganhe peso e inche, até como uma forma de economizar e armazenar combustíveis.
3️⃣ Reduza os açúcares na sua vida – especialmente os carboidratos simples, presentes abundantemente em alimentos como arroz, batata inglesa, massas, pães, bolos, biscoitos e similares. O tecido gorduroso forma suas reservas principalmente pela conversão destes açúcares em triglicerídeos, os principais componentes de armazenamento das células de gordura.
4️⃣ Desinflame-se – qualquer inflamação em seu organismo tende a aumentar o armazenamento de gordura pelo seu tecido gorduroso, fazendo com que ele aumente de tamanho. Além disso, toda retenção de líquidos contribui para o inchaço e para o aumento de peso.
5️⃣ Reduza ou elimine, na medida do possível, o glúten, o leite e seus derivados da sua dieta – eles podem causar inflamação por vários mecanismos diferentes, e, como sabemos, a inflamação pode levar ao ganho de peso e ao inchaço.
6️⃣ Desintoxique-se – intoxicações consomem energia e recursos do seu organismo, o que reduz seu metabolismo e causa inflamação. Muitas vezes, a pessoa adota um estilo de vida saudável, mas não vê os resultados esperados devido à intoxicação, gerando frustração. É sempre bom investigar possíveis intoxicações por metais como alumínio, mercúrio e chumbo, por exemplo.
7️⃣ Não tome remédios sem supervisão médica e sem resolver os fatores acima, pois isso pode não trazer resultados, gerar dependência ou causar efeitos colaterais desagradáveis. Quem resolve os fatores acima geralmente nem precisa de medicamentos para emagrecer!
8️⃣ Identifique a causa – maus hábitos, ansiedade, desequilíbrio hormonal, e muitos outros fatores podem interferir na dificuldade para emagrecer. Se o problema de base é ansiedade, isso precisa ser abordado. Em outras situações, desequilíbrios hormonais afetam o metabolismo. Por exemplo, o mau funcionamento da tireoide é algo a ser investigado em casos de dificuldade de emagrecimento, mesmo após a regulação dos hábitos e metabolismo lento. Muitas causas-base são resolvidas com um estilo de vida saudável, mas em outros casos o problema é multifatorial, então a análise de um profissional é muito útil.
9️⃣ Considere o uso orientado de suplementos – prescritos por um profissional qualificado, existem suplementos que podem auxiliar no emagrecimento, como InSea, Cissus Quadrangularis, Adipogen, Morosil, Kaempferol, Citrus Aurantium, Sinetrol, Garcínia, L-carnitina, CLA, Pholia, mas devem ser prescritos considerando a individualidade do paciente e por um profissional habilitado.
🔟 Tenha um excelente acompanhamento profissional no seu processo de emagrecimento, sempre que possível – preferencialmente com profissionais que trabalhem de forma integrativa, atualizados e que atendam de maneira humanizada, para ajudar você a alcançar seus objetivos.