Concurseiro: bons hábitos de vida podem, SIM, te ajudar a PASSAR

Sejamos francos: se você está lendo este texto, é porque espera dicas realmente úteis e práticas que o ajudem a passar no concurso dos seus sonhos, certo? Objetivamente, portanto, seguem as principais que, acredite, junto a muito estudo, claro, realmente funcionam:

1 – Leia (e coloque em prática) este conteúdo aqui.

2 – Adote e mantenha, sempre, hábitos saudáveis de vida (clique aqui): Caso você não tenha compreendido bem a segunda dica (talvez não tenha acessado o material do link), explicarei:

Para estudar de maneira eficaz e ser aprovado nas provas, é essencial manter o cérebro funcionando da melhor forma possível. Para isso, o cérebro precisa constantemente de um suprimento adequado de sangue, contendo boa quantidade de água, nutrientes e oxigênio. Em outras palavras, se qualquer um desses “combustíveis” faltar, o cérebro percebe que não possui condições mínimas para funcionar adequadamente e, consequentemente, comanda o metabolismo a se tornar mais lento até que a carência seja suprida (para entender melhor sobre metabolismo, busque aqui). O resultado disso é simples: baixo metabolismo = processamento mental lento e insuficiente = baixa produtividade nos estudos e na hora da prova = VOCÊ NÃO PASSA!

De forma simples, espero que você tenha compreendido a importância de manter hábitos saudáveis: beber água corretamente (mínimo de 3 litros distribuídos ao longo do dia), alimentar-se bem (em termos de quantidade, qualidade e regularidade), respirar adequadamente (recomendo aprender técnicas de respiração através de meditação, Tai Chi, Yoga, Lian Gong ou práticas similares, ou simplesmente fazer respirações profundas várias vezes ao dia) e manter uma boa circulação sanguínea (possível apenas com a ingestão adequada de água e exercícios regulares). Sem isso, nunca se alcançará um “funcionamento cerebral premium”. Isso é fisiologia pura e comprovada. Só não aceita quem não quer.

Mas, e quanto aos demais hábitos de vida? Como eles se encaixam nessa história? Vejamos:

✔️ Fibras: As fibras são essenciais para um bom funcionamento intestinal, mantendo-o limpo e saudável. Isso é fundamental para que os intestinos possam absorver os nutrientes dos alimentos e os suplementos que você ingere. Sem uma ingestão diária de 25 a 35g de fibras, existe o risco de não absorver adequadamente nem mesmo os carboidratos da dieta, que são os principais combustíveis do cérebro.

✔️ Sono: A fixação de memórias, a formação de relações entre o conteúdo estudado (de forma a torná-lo mais acessível) e a recomposição para um bom desempenho no dia seguinte (que, até sua aprovação, será sempre repleto de estudos, certo?) dependem de um sono adequado. Isso inclui dormir em um ambiente escuro e silencioso, estando devidamente hidratado e alimentado, além de contar com um bom colchão e travesseiro, entre outros fatores. Se você “exigir demais do seu organismo” (refiro-me especialmente ao seu cérebro) sem proporcionar o descanso necessário para que ele possa se recuperar, pode acabar prejudicando sua saúde e, consequentemente, seus sonhos de uma carreira pública estável. Nunca se esqueça disso.

✔️ Consultas Médicas e Nutricionais Regulares (e Outras Quando Necessárias): Tente estudar ou fazer provas estando doente e perceberá a queda na produtividade. É evidente que não se obtém os resultados esperados nessa condição. Portanto, é crucial entender que o acompanhamento com profissionais de saúde adequados é determinante, não apenas durante o seu período de estudos e provas, mas também antes. Esse suporte é essencial para a prevenção de doenças, para a detecção e tratamento precoce das mesmas (quando necessário) e até mesmo para otimizar sua produtividade e resultados.

✔️ Excessos e Intoxicações: Qualquer coisa que sobrecarregue seu organismo exigirá dele energia extra para lidar com essa sobrecarga e suas consequências, até resolver o problema. E adivinhe de onde virá essa energia? Do precioso estoque que é essencial para seus estudos e para “dar aquele gás” nos estudos e nas provas. Portanto, excessos de estimulantes, álcool, cigarros e similares sempre diminuirão sua performance.

✔️ Pensamento e Postura (Ação) Positivos: Se você está fazendo tudo ao seu alcance para atingir um objetivo, é razoável acreditar que tem as melhores chances de sucesso, certo? Além disso, estudos clínicos já comprovaram que pensamentos negativos recorrentes podem prejudicar significativamente o desempenho neuro-psico-emocional.

✔️ Estresse: O estresse é, de longe, o maior inimigo de todo concurseiro e, possivelmente, o mais mal administrado. Não existem “fórmulas mágicas”, e em muitos casos, a melhor opção é buscar apoio psicológico (geralmente muito efetivo). No entanto, algumas estratégias sempre ajudam: planejamento adequado e disciplina (concurseiros que não seguem uma rotina cuidadosamente planejada e executada raramente são aprovados), evitar fazer “tempestades em copo d’água” (a energia gasta superdimensionando problemas pode faltar para manter um bom processamento mental nos estudos), focar na ação (baseada em um planejamento bem-feito) ao invés de nos problemas, e manter atividades de lazer regulares (ser concurseiro não significa deixar de ser humano, que também precisa de relaxamento periódico).

Abraço e tenho certeza de que estas dicas vão ajudar: faça o teste! Bom proveito e boa sorte.

Para os mais curiosos sobre se “tudo isso realmente funciona”: sou concursado. ** Estas dicas não servem apenas para concurseiros, mas para qualquer pessoa interessada em manter boa produtividade e resultados também na vida profissional, que é cada vez mais competitiva e exige constante desempenho e resultados.

Este texto e/ou vídeo tem caráter puramente informativo e, de modo algum, pretende substituir a consulta ou o diagnóstico de um profissional de saúde capacitado e bem atualizado sobre o assunto. Também não tem a intenção de prescrever hormônios, suplementações, exames, entre outros. Caso tenha apreciado as dicas apresentadas aqui, é recomendável levar para avaliação de um profissional de saúde de sua confiança, para que, juntos, avaliem a sua adequação ao seu caso específico.

Em caso de urgência ou emergência, procure um pronto-socorro ou um médico de confiança.

Recentemente, lancei meu 9º livro TOTALMENTE GRATUITO. Neste livro, apresento o mapa que meus melhores pacientes utilizaram para obter sucesso com saúde de qualidade. BAIXE AGORA MESMO!

Com o objetivo de assegurar sempre o melhor conteúdo para você, leitor ou leitora, nosso site passa por atualizações constantes. Este post foi atualizado em:

Dr. Ícaro Alves Alcântara

CRM: 11639-DF

Contato: 61 99646 - 7775

(marcação de consultas, inclusive online: pacientes de todo o Brasil e exterior)

Email:

recepção.med@gmail.com

Principal material em SAÚDE

www.icaro.med.br/saude

Entre para nosso grupo no telegram para receber em primeira mão nossos posts

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

HÁBITOS SAÚDAVEIS DE VIDA

ASSUSTOS RELACIONADOS