Excelentes dicas comentadas do “O Globo” – Saúde para acelerar o metabolismo

Leia primeiro o artigo original antes de conferir meus comentários sobre ele, ok?: Doze dicas para você acelerar o seu metabolismo e emagrecer com mais facilidade – Por O Globo

Minhas considerações “rápidas” (Dr. Ícaro) sobre o artigo, à luz da ortomolecular e áreas afins:

1 – Perfeito. Dietas extremamente radicais, mal orientadas e de aplicação muito súbita, levam o organismo a entrar em hipoglicemias constantes e aumentam o cortisol. Isso resulta em desconforto (constante e crescente) e em um metabolismo cada vez mais lento.

2 – Tenha cuidado com um café da manhã muito “restritivo”, pois cada pessoa tem suas necessidades diárias específicas. O ideal é contar com um acompanhamento nutricional adequado, preferencialmente por um Nutricionista Funcional. De forma geral, nunca negligencie a importância de um bom café da manhã, garantindo que inclua uma boa quantidade de proteínas de qualidade.

3 – OK.

4 – Os carboidratos não são inimigos de nenhuma dieta, pois são as principais fontes de energia para o organismo humano. É essencial consumir carboidratos de melhor qualidade, de maneira adequada e no momento certo. Aqui também se destaca a importância de um bom acompanhamento nutricional. Uma dica valiosa é minimizar o consumo de alimentos doces (por causa do açúcar) e dar preferência aos produtos “integrais”.

5 – Se não for possível evitar, consuma álcool apenas após alimentar-se. Afinal, uma boa taça de vinho tinto, segundo alguns estudos, pode até ser benéfica para a saúde. De qualquer forma, é essencial evitar abusos de qualquer espécie.

6 – O leite não é tão necessário se a dieta ou suplementações adequadas conseguirem fornecer cálcio (e outros minerais importantes) em quantidades satisfatórias. Ainda assim, estudos recentes indicam que seu consumo moderado, por pessoas que não são sensíveis à lactose e às proteínas do leite, pode trazer diversos benefícios, incluindo melhorias no sono e até na perda de peso.

7 – É importante ter cuidado com “estômagos sensíveis”, que certamente podem se ressentir com o consumo de pimenta. Afinal, a capsaicina, presente neste alimento, não atua sozinha.

8 – Levante peso dentro dos seus limites, sob orientação de um professor de educação física competente. O excesso nessa atividade pode causar lesões, além de perda de massa muscular e óssea.

9 – O artigo original não apresenta esse número.

10 – Lembre-se de se alimentar corretamente, tanto antes quanto depois do exercício físico.

11 – Hoje em dia, é amplamente reconhecido que existem 12 principais hábitos saudáveis de vida (http://www.icaro.med.br/12habitos) que todos deveriam adotar e manter. Entre eles, há 5 considerados “mais que fundamentais” (consumo de água, alimentar-se a cada 3 horas, ingestão diária de fibras e exercícios físicos regulares), sendo o sono adequado um desses elementos essenciais. Quem não dorme bem não consegue recuperar adequadamente o corpo e a mente para o dia seguinte, o que pode levar, gradativamente, a desgaste excessivo, exaustão e doenças.

12 – Vamos registrar uma verdade incômoda: o estresse prolongado leva o organismo ao esgotamento e à desaceleração do metabolismo como uma medida de proteção e autopreservação. Por esse motivo, pausas na vida são fundamentais para “desestressar”, mesmo que por alguns minutos, todos os dias. Afinal, até mesmo uma máquina precisa ser desligada quando está superaquecida para que possa esfriar um pouco, caso contrário, ela pode falhar, não é verdade?

Como ficou evidente pelo artigo e pelos comentários, é possível acelerar o metabolismo de maneira natural. Tudo o que é necessário é planejamento, bom senso, determinação e orientação adequada. Os resultados, sem dúvida, compensam: melhoria da saúde, qualidade de vida, bem-estar, aumento da massa muscular e redução da gordura, principalmente nas áreas indesejadas.

Bons hábitos para todos!

Este texto e/ou vídeo tem caráter puramente informativo e, de modo algum, pretende substituir a consulta ou o diagnóstico de um profissional de saúde capacitado e bem atualizado sobre o assunto. Também não tem a intenção de prescrever hormônios, suplementações, exames, entre outros. Caso tenha apreciado as dicas apresentadas aqui, é recomendável levar para avaliação de um profissional de saúde de sua confiança, para que, juntos, avaliem a sua adequação ao seu caso específico.

Em caso de urgência ou emergência, procure um pronto-socorro ou um médico de confiança.

Recentemente, lancei meu 9º livro TOTALMENTE GRATUITO. Neste livro, apresento o mapa que meus melhores pacientes utilizaram para obter sucesso com saúde de qualidade. BAIXE AGORA MESMO!

Com o objetivo de assegurar sempre o melhor conteúdo para você, leitor ou leitora, nosso site passa por atualizações constantes. Este post foi atualizado em:

Dr. Ícaro Alves Alcântara

CRM: 11639-DF

Contato: 61 99646 - 7775

(marcação de consultas, inclusive online: pacientes de todo o Brasil e exterior)

Email:

recepção.med@gmail.com

Principal material em SAÚDE

www.icaro.med.br/saude

Entre para nosso grupo no telegram para receber em primeira mão nossos posts

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

HÁBITOS SAÚDAVEIS DE VIDA

ASSUSTOS RELACIONADOS