Filtre o que merece a sua atenção, escolha conteúdos que realmente mereça a sua confiança

Posso te dar uma dica? Filtre o que merece a sua atenção, escolha conteúdos que realmente mereça a sua confiança.

Por exemplo, recentemente um profissional de saúde (atenção, muitos já podem estar alinhados com interesses da indústria da doença) escreveu em um post: “Por que os profissionais de saúde X todos desaprovam o procedimento Y”…

1 – Essa postagem parece sensacionalista, não? Uma chamada de impacto para atrair sua atenção, seguida por conteúdo que pode ser inútil ou até prejudicial.

2 – Será que o autor do post conhece todos os “profissionais de saúde X” do mundo para afirmar com tanta certeza que todos “desaprovam o procedimento Y”? Ou será que ele é uma pessoa extremamente viajada, mais popular que figuras conhecidas, ou simplesmente tende a exagerar? Sem mencionar os muitos “profissionais de saúde X” que utilizam o “procedimento Y”, mas que talvez ele desconheça, apesar de parecer “muito viajado”.

3 – Todos têm direito a uma opinião. Sobre tudo. O que não é aconselhável é ter uma opinião sem fundamentação ou ofender quem pensa diferente, apenas para parecer dono da verdade. Lembre-se sempre que existem várias formas de justiça para coibir abusos, tanto divina quanto legal.

Em uma simples analogia, sem intenção de ofender: Fica a dica – em um circo, o que seria de um palhaço sem plateia ou sem picadeiro? Portanto, não dê atenção ou publicidade a quem não ofereça conteúdo realmente útil ou positivo – o prejudicado pode ser você!

Antes de postar algo, considere os 3 Filtros da Sabedoria de Sócrates:

Socrates

Sócrates, o filósofo da Grécia Antiga (469 – 399 a.C.), é protagonista de uma história interessante. Certa vez, um discípulo excitado o procurou dizendo: “Sabe o que eu acabei de ouvir sobre um dos nossos colegas?”

”Espere um momento”, Sócrates respondeu. “Antes de me contar, gostaria de fazer um pequeno teste com você, que chamo de teste de tripla filtragem. Vamos filtrar o que está prestes a me contar. O primeiro filtro é o da Verdade. Você tem certeza absoluta de que o que você vai me contar é Verdade?

“Não”, o discípulo disse, “certamente só escutei outras pessoas falarem Sobre isso e ……

“Muito bem” disse Sócrates. “Então você realmente não sabe se é verdade ou não. Vamos testar o segundo filtro. O que você está prestes a me contar sobre meu estudante é alguma coisa boa?”

“Não, pelo contrário…”

“Então”, continuou Sócrates, “você quer me contar alguma coisa ruim sobre seu colega, mesmo não tendo certeza que seja verdadeiro”

O discípulo gaguejou, mostrando-se bastante embaraçado….. Sócrates continuou.

“Você deve finalizar o teste porque ainda existe o terceiro filtro – o filtro da utilidade. O que você quer me contar sobre ele, tem alguma utilidade para mim”

“Não, certamente não……….”.

“Bem” concluiu Sócrates, “se o que você quer me contar não é verdade, não é Bom, nem me serve para nada, porque você quer me contar ?”

Faça o bem e o bem retornará para você. Simples assim.

Recentemente, lancei meu 9º livro, TOTALMENTE GRATUITO. Neste livro, apresento o mapa que meus melhores pacientes utilizaram para obter sucesso com uma saúde de qualidade. BAIXE AGORA MESMO! É GRATUITO PARA BAIXAR E COMPATILHAR.

Com o objetivo de assegurar sempre o melhor conteúdo para você, leitor ou leitora, nosso site passa por atualizações constantes. Este post foi atualizado em:

Dr. Ícaro Alves Alcântara

CRM: 11639-DF

Contato: 61 99646 - 7775

(marcação de consultas, inclusive online: pacientes de todo o Brasil e exterior)

Email:

recepção.med@gmail.com

Principal material em SAÚDE

www.icaro.med.br/saude

Entre para nosso grupo no Telegram para receber em primeira mão nossos posts

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você procura?

DESTAQUE

Receba atualizações sobre saúde no seu email

Inscreva-se para receber dicas incríveis sobre saúde, bem-estar e hábitos saudáveis de vida, além de outros assuntos relevantes na área da saúde. Mantenha-se atualizado para uma vida mais saudável e feliz.