Sabem por que os casos de H1N1 estão aumentando? E também de Zika e cia?
Vários fatores, mas, sem dúvida, um dos mais importantes é que o sistema imunológico da maioria das pessoas não funciona direito! E a humanidade nunca foi muito boa para lidar com infecções virais… Ou seja, contra vírus, o ideal mesmo é manter boa imunidade!
Como manter boa imunidade? Também são várias as estratégias, mas a mais importante não é a vacina, mas sim dar para o sistema imunológico as condições básicas mais importantes que ele precisa para atuar direito, na prevenção e combate a infecções:
- Toda célula do corpo precisa de água, nutrientes e oxigênio (chamo estes 3 de “a tríade fundamental”) para funcionar direito e o Sistema Imunológico não é diferente… é repleto de células! Ou seja, se você não ingerir boa quantidade de água regularmente, alimentar-se direito e respirar bem constantemente, será impossível ter boa imunidade.
- Boa parte das suas células imunológicas e anticorpos chega aos locais necessários através da circulação sanguínea e por isso ela precisa ser ótima – para boa circulação, lembre-se que exercício físico regular é fundamental.
- O Sistema Imunológico gasta muita energia para funcionar bem (sobretudo para atuar rápido e efetivamente em situações “de sentinela”, onde ele fica constantemente preparado para combater infecções e degenerações tumorais no seu início) e esta energia vem da tríade fundamental que seu corpo usa, sobretudo durante o sono, para recuperar-se das agressões de cada dia e preparar-se para o novo.
- Quanto maior o estresse (em quantidade ou mal gerenciado) e o nível de intoxicação, pior a competência da sua imunidade, já que ambos reduzem a disponibilidade da tríade fundamental (e aumentam seu consumo) para a maioria das suas células, além de perturbar o equilíbrio de hormônios e neurotransmissores.
- A maioria da população pega pouco Sol (ou se expõe erroneamente) e por isso tem carência de vitamina D, o que desregula a imunidade.
Entenderam a importância de tudo o que falei acima, não só para imunidade mas para a real saúde de todo o corpo?
Resumindo: quem quer realmente prevenir e evitar os problemas maiores relacionados a viroses, incluindo as mais graves como Zika, H1N1, dengue e cia, precisa antes de mais nada melhorar seus hábitos de vida!
Evite sofrimento para você, sua família e entes queridos… Faça a sua parte, pratique este Estilo de Vida mais saudável (detalhes aqui: https://icaro.med.br/12habitos/) e compartilhe conhecimento de qualidade, que possa salvar vidas e trazer real saúde!