Este vídeo foi gravado em uma live no instagram.com/dricaroalves em abril de 2019, e nele expliquei o que é Medicina Integrativa, o que não é, o que pode fazer, o que não pode, mitos e verdades, entre outros aspectos. – Obviamente, é a minha opinião sobre o assunto, sempre bem embasada, mas a ideia é que você se informe e forme sua própria opinião, seus próprios conceitos.
Por que este tema? Simples:
1 – Cada vez mais profissionais de saúde estão aprendendo e aplicando em suas práticas diárias noções da Saúde Integrativa, visando atender melhor seus pacientes e obter melhores resultados.
2 – Muitas pessoas ainda não sabem o que é e, por isso, deixam de se beneficiar do que a integrativa pode oferecer. Leia mais e entenda os possíveis benefícios nos links citados.
3 – A Medicina Integrativa NÃO é uma especialidade médica reconhecida pelo CFM, mas há pessoas divulgando por aí como se fossem especialistas nela. Entretanto, é um conhecimento de qualidade, de valor reconhecido e utilizado internacionalmente (fora do Brasil, é mais amplamente aceito e ensinado).
3 – Há pessoas aproveitando que a procura por abordagens integrativas em saúde “está na moda” (e só aumenta) e divulgam falsamente que praticam, apenas para angariar pacientes. Você precisa tomar cuidado com estes profissionais, tanto com os que não praticam (mas dizem que praticam) quanto com os que não sabem fazer e, pior ainda, com os que praticam erroneamente…
4 – Saúde Integrativa não é necessariamente sinônimo de Saúde Natural; e quem não atenta para isto muitas vezes acaba sendo enganado ou em prejuízo.
5 – Medicina Funcional é diferente de Medicina Integrativa, que é diferente de Medicina Holística, que é diferente de Medicina Natural e de outras abordagens como Quântica, Homeopática, Fitoterápica, Hormonal, Anti-aging, etc.