Você sabe por que é fundamental ter um acompanhamento com um profissional de saúde competente e que se preocupar com a qualidade dos profissionais que cuidam da sua saúde?
⚠️ Erro médico é a terceira maior causa de morte nos Estados Unidos. Já imaginou a situação no Brasil? Por isso, a escolha do profissional que vai te guiar no cuidado com sua saúde faz toda a diferença!
Por isso, um bom profissional de saúde precisa, realmente, reunir algumas características essenciais (dentro do máximo possível, é claro):
- Ser um líder positivo no processo de cuidado e tratamento.
- Manter-se em constante atualização, com mente aberta para novos aprendizados.
- Saber trabalhar de forma colaborativa, valorizando o trabalho em equipe.
- Demonstrar humildade, empatia e interesse genuíno pelos seus pacientes.
- Ser acessível e aberto para esclarecer dúvidas e acompanhar o progresso.
- Ser um exemplo de saúde, inspirando hábitos positivos nos seus pacientes.
- Ter uma presença digital positiva, compartilhando conhecimento útil e confiável.
Escolher bons profissionais de saúde não é apenas uma decisão importante – é uma necessidade. Profissionais bem preparados e humanos reduzem riscos e aumentam suas chances de um tratamento mais seguro e eficaz.
E você? O profissional de saúde que te atende realmente possui essas características?
Reflita, valorize sua saúde e escolha com sabedoria quem vai cuidar de você!
Em outubro/24, fiz um post no Instagram com o título “Médico decente não engana o paciente”. Neste texto, destaquei pontos essenciais que definem um bom profissional de saúde, como ética, humanidade e compromisso com o paciente. Confira abaixo o conteúdo completo e reflita: você reconhece e valoriza quem realmente cuida da sua saúde?
“Médico decente não engana o paciente”
Esses eram os dizeres nas camisas de vários médicos que comemoraram a proibição dos implantes hormonais na semana passada, postados com aparente orgulho, por eles, nas redes sociais.
Concordo: MÉDICO DECENTE NÃO ENGANA PACIENTE
Só devo pontuar que, se é médico decente mesmo (e não “engana paciente”), na maior parte do seu tempo em prática médica diária:
✅ Evita atuar e agir com arrogância e prepotência por saber e reconhecer que não é Deus, ao mesmo tempo em que realmente serve a Ele como instrumento para orientar, tratar e até curar.
✅ Não atua como servo da Indústria da Doença ao priorizar a prescrição do que controle doenças ao invés de preveni-las e até curá-las, tratando as pessoas menos como pacientes e mais como clientes regulares.
✅ Corre atrás de praticar, indicar e utilizar o que seja o melhor para a saúde e bem-estar do paciente e não o que traga para ele (o médico) mais “vantagens individuais” de qualquer espécie.
✅ Não vive de consultas ultrarrápidas, de menos de 10 minutos de duração, onde mal olha para a cara do paciente (fora situações de urgência/emergência) e mal o ouve em suas queixas.
✅ Trata o paciente como gente, com humanidade e interesse, e não como “só mais um” de quem obter dinheiro e alimento para o ego e a vaidade.
✅ Não fala mal de substâncias, práticas, exames ou tratamentos que possam beneficiar a população só porque “foi pago” para isto.
✅ Está sempre estudando e atualizando-se, sem preconceitos e intenções escusas, inclusive o que seja novo, mas com embasamento prático e científico de que efetivamente possa ajudar seus pacientes a melhorarem.
✅ Não fala mal de algo que desconhece (ou que conhece mal/pouco), por vezes até denegrindo, só para ficar bem com os “coleguinhas/amiguinhos” ou entidades de classe que partilham da mesma ignorância.
✅ Enfim, mais que o Código de Ética Médica, cumpre integralmente o Juramento de Hipócrates (jurado na sua formatura em Medicina) e não só as partes que lhe convêm.
Ficam as dicas.
Você reconhece e valoriza o médico decente?
Postado em novembro/24:
Não podemos nos calar diante de abusos cometidos por profissionais de saúde, seja qual for a área. Embora a maioria exerça seu trabalho com ética, dedicação e humanidade, uma minoria pode manchar a confiança que tanto prezamos nessa profissão.
Por isso, é importante estar atento, valorizar os profissionais de qualidade e denunciar práticas inadequadas.
👉 Assista até o final e reflita: sua saúde merece respeito e compromisso!