Antibióticos usados pelas mães prejudicam a flora intestinal das crianças

Pesquisadores da New York University Langone Medical Center, nos Estados Unidos, comprovaram que a flora bacteriana da criança pode ficar prejudicada por até 01 ano após o uso de antibióticos pela mãe no pós-parto imediato.

Entenda que sempre que a quantidade de bactérias “ruins” nos seus intestinos superar a de “boas” você tende a sofrer mais com inflamações, infecções, sensibilidades, alergias, intoxicações e muitas outras formas de agressão ao seu organismo. Afinal, intestinos que realmente funcionem BEM necessitam de água + fibras + probióticos.

Além disso, o estudo também comprova que “isto vale também para adultos, na maioria das vezes em que antibióticos, sobretudo orais, forem utilizados”.

Perigos do uso excessivo de antibióticos
medications-342456_1920

O estudo ajuda reforçar os indícios dos prejuízos que o uso abusivo de antibióticos pode causar. Em uma reportagem que aborda os resultados da pesquisa, um médico afirma: “Sabemos que o uso em excesso (de antibióticos) é prejudicial e que realmente ele tem sido receitado de forma exagerada. Muitas vezes, sem necessidade.”

A pesquisadora Maria Gloria Dominguez-Bello, que é uma das autoras do estudo e professora da Escola de Medicina da Universidade de Nova York, alerta que os medicamentos só podem ser utilizados quando são realmente necessários. “Os antibióticos só precisam ser usados quando necessários, quando os benefícios valem os custos. As pessoas têm utilizado esses remédios como se fossem inofensivos, mas eles são prejudiciais ao nosso microbioma”, explicou a professora.

Fica o alerta

Trate bem sua flora bacteriana intestinal que, saudável é uma das maiores aliadas da sua saúde!

Leia a reportagem que fala sobre o estudo aqui.

 

Dr. Ícaro Alves Alcântara

CRM: 11639-DF

Contato: 61 99646 - 7775

(marcação de consultas, inclusive online: pacientes de todo o Brasil e exterior)

Email:

recepção.med@gmail.com

Principal material em SAÚDE

www.icaro.med.br/saude

Entre para nosso grupo no telegram para receber em primeira mão nossos posts

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Assuntos relacionados