Antibióticos usados pelas mães prejudicam a flora intestinal das crianças

Pesquisadores da New York University Langone Medical Center, nos Estados Unidos, comprovaram que a flora bacteriana da criança pode ficar prejudicada por até um ano após o uso de antibióticos pela mãe no pós-parto imediato.

Entenda que sempre que a quantidade de bactérias “ruins” nos seus intestinos superar a de “boas”, você tende a sofrer mais com inflamações, infecções, sensibilidades, alergias, intoxicações e muitas outras formas de agressão ao seu organismo. Afinal, intestinos que realmente funcionem bem necessitam de água, fibras e probióticos.

Além disso, o estudo também comprova que “isto vale também para adultos, na maioria das vezes em que antibióticos, sobretudo orais, forem utilizados”.

Perigos do uso excessivo de antibióticos

O estudo ajuda a reforçar os indícios dos prejuízos que o uso abusivo de antibióticos pode causar. Em uma reportagem que aborda os resultados da pesquisa, um médico afirma: “Sabemos que o uso excessivo de antibióticos é prejudicial e que, de fato, tem sido prescrito de maneira exagerada, muitas vezes sem necessidade.”

A pesquisadora Maria Gloria Dominguez-Bello, uma das autoras do estudo e professora da Escola de Medicina da Universidade de Nova York, alerta que os medicamentos só devem ser utilizados quando realmente necessários. “Os antibióticos só devem ser usados quando os benefícios superam os custos. As pessoas têm utilizado esses remédios como se fossem inofensivos, mas eles são prejudiciais ao nosso microbioma”, explicou a professora.

Fica o alerta: Trate bem sua flora bacteriana intestinal, que, quando saudável, é uma das maiores aliadas da sua saúde!

Leia a reportagem que fala sobre o estudo aqui.

Recentemente, lancei meu 9º livro, TOTALMENTE GRATUITO. Neste livro, apresento o mapa que meus melhores pacientes utilizaram para obter sucesso com uma saúde de qualidade. BAIXE AGORA MESMO! É GRATUITO PARA BAIXAR E COMPATILHAR.

Com o objetivo de assegurar sempre o melhor conteúdo para você, leitor ou leitora, nosso site passa por atualizações constantes. Este post foi atualizado em:

Dr. Ícaro Alves Alcântara

CRM: 11639-DF

Contato: 61 99646 - 7775

(marcação de consultas, inclusive online: pacientes de todo o Brasil e exterior)

Email:

recepção.med@gmail.com

Principal material em SAÚDE

www.icaro.med.br/saude

Entre para nosso grupo no Telegram para receber em primeira mão nossos posts

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você procura?

DESTAQUE

Receba atualizações sobre saúde no seu email

Inscreva-se para receber dicas incríveis sobre saúde, bem-estar e hábitos saudáveis de vida, além de outros assuntos relevantes na área da saúde. Mantenha-se atualizado para uma vida mais saudável e feliz.